Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais

Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.429 seguidores
Pré-visualização50 páginas
e o direito à propriedade dos seus bens. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.00106 (168771)
3 - E assim nos parece este aspecto importantíssimo do \u2018coronelismo\u2019, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os \u2018coronéis\u2019, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui, em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça. É claro, portanto, que os dois aspectos \u2013 o prestígio próprio dos \u2018coronéis\u2019 e o prestígio de empréstimo que o poder público lhes outorga \u2013 são mutuamente dependentes e funcionam ao mesmo tempo como determinantes e determinados. Sem a licença do \u2018coronel\u2019 \u2013 firmada na estrutura agrária do país \u2013, o governo não se sentiria obrigado a um tratamento de reciprocidade, e sem essa reciprocidade a liderança do\u2018coronel\u2019 ficaria sensivelmente diminuída. 
(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. 5. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, p. 43). 
Weber em sua perspectiva teórica estabelece três tipos puros de dominação. 
a) Quais são os três tipos de dominação definidos por Weber? 
b) Qual é o tipo de dominação presente no texto sobre o coronelismo?  Pontos da Questão: 1,5 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
Resposta do Aluno:
a) Dominação legítima, dominação afetiva, dominação autoritária. b) A dominação autoritária.
Gabarito:
a) Dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. b) Dominação tradicional. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0035 (168671)
4 - De acordo com Karl Marx, o \u201cpoder estatal moderno é apenas uma comissão que administra os negócios comuns do conjunto da classe burguesa\u201d. (MARX, Karl. Manifesto do partido comunista, com adaptações). 
Segundo Karl Marx, o Estado:  Pontos da Questão: 0,5 
é a instância que detém o monopólio da coerção física nas sociedades capitalistas. 
é uma instituição que garante o usufruto da liberdade natural dos homens. 
é uma instituição que assegura a reprodução dos interesses da classe dominante. 
é uma instituição que assegura a ordem social, as garantias individuais e o bem comum. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0098 (168740)
5 - O historiador Cornelius de Pauw assim escreveu sobre os índios americanos: 
\u201cA insensibilidade, escreve nosso autor, é neles um vício de constituição alterada; eles são de uma preguiça imperdoável, não inventam nada, não empreendem nada, e não estendem a esfera de sua concepção além do que vêem pusilânimes, covardes, irritados, sem nobreza de espírito, o desânimo e a falta absoluta daquilo que constitui o animal racional os tornam inúteis para si mesmos e para a sociedade. Enfim, os californianos vegetam mais do que vivem, e somos tentados a recusar-lhes uma alma\u201d. 
(LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo, Brasiliense, 2000, p. 43).
Com base na perspectiva antropológica, podemos concluir que os índios americanos narrados no texto eram destituídos de cultura? Justifique a sua resposta, colocando em evidência o conceito de cultura.  Pontos da Questão: 1,5 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
Resposta do Aluno:
Não, os índios têem cultura, porém, ao contrário do texto, a cultura é o modo de vida, os costumes, as crenças, o meio em que vivem e aprendem, a comida típica, a caça, enfim. São conceitos totalmente diferentes da narração. De um olhar antropológico, o autor da narrativa não viveu no meio dos índios, não se absteve de sua própria cultura para vivenciar a dos índios. Então como pode querer descrever como vivem os índios?
Gabarito:
Não, pois a vida social implica na aquisição da cultura, ou seja, não existem grupos humanos destituídos de cultura. Várias definições de cultura são possíveis, mas a definição que serviu de base para as definições modernas é a de Edward Tylor: \u201cé todo conhecimento que inclui crença, arte, lei, costume e quaisquer outras capacidades adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade\u201d.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0017 (168662)
6 - A antropologia é uma ciência que: 
  Pontos da Questão: 0,5 
estuda, analisa e explica as sociedades primitivas e tradicionais. 
busca do estudo do homem por inteiro, a partir de uma abordagem integrativa. 
Estuda as sociedades humanas, exclusivamente, a partir de suas construções materiais. 
procura explicar as sociedades, a partir do comportamento dos indivíduos. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0103 (168700)
7 - Mais da metade das casas brasileiras vive com até um salário mínimo per capita 
Dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 56% dos domicílios brasileiros tem renda per capita menor que um salário mínimo por mês (R$ 510, na época da pesquisa). Entre as capitais, Salvador (BA) é a que apresenta o maior número de lares nessa situação, com 55% deles. Florianópolis, em Santa Catarina, está na liderança do ranking das cidades com renda per capita maior que cinco salários mínimos por domicílio. 
(Fonte: UOL notícias \u2013 cotidiano, 03/06/2011, com adaptações). 
Com base nas informações do texto, assinale a opção INCORRETA.  Pontos da Questão: 1 
As desigualdades sociais no Brasil são marcadas por profundos contrastes entre as regiões e as cidades do país. 
A desigualdade social existente no Brasil pode ser explicada, em parte, por uma grande concentração de renda existente no país. 
Não existe relação entre a renda e a desigualdade social no Brasil, pois as políticas públicas compensam a falta de rendimentos das famílias. 
Uma pequena parcela da população brasileira concentra a maior parte da riqueza que é socialmente produzida no país. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0084 (168762)
8 - "Nas sociedades capitalistas o trabalhador não se reconhece no produto que criou, em condições que escapam a seu arbítrio e às vezes até à sua compreensão". 
Assinale a única opção que apresenta o autor e o conceito correspondente à frase.  Pontos da Questão: 0,5 
Comte e o conceito de ORDEM. 
Weber e o conceito de DOMINAÇÃO. 
Marx e o conceito de ALIENAÇÃO. 
Durkheim e o conceito de ANOMIA. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0108 (168710)
9 - É verdade que o crescente poder econômico da mulher está complicando nossos romances. No nosso passado agrícola, e mesmo no século XIX e XX, o papel da mulher estava claramente definido. Os homens ganhavam o pão e as mulheres cuidavam da casa. Agora esses papéis estão confusos. (FISHER, Helen. Sexo milenar. Caderno Veja \u2013 25 anos). 
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.  Pontos da Questão: 1 
A maior participação da mulher no mercado de trabalho implicou em mudanças nos papéis sociais e está provocando alterações na estrutura familiar. 
A dominação masculina deixou de existir com aumento da participação feminina no mercado de trabalho, pois perdeu o seu fundamento econômico. 
O crescente aumento do contingente feminino no mercado de trabalho não alterou os papéis sociais, pois cuidar da casa é uma obrigação feminina. 
As fronteiras entre os papéis sociais são biologicamente definidas, pois a sensibilidade é uma característica tipicamente feminina e a razão, tipicamente masculina. 
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0062 (168715)
10 - O sistema de sinais que me sirvo, para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas (...) funcionam independentemente do uso que delas faço. (...). Estamos pois diante de maneiras de pensar e agir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. 
(RODRIGUES, J.A.(org.); FERNANDES, F.(coord.). Émile Durkheim: Sociologia.