A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
QUESTÕES DE PROCESSO DE TRABALHO EM S. S I

Pré-visualização | Página 1 de 5

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I
Todo processo de trabalho é constituído por:
Um sujeito que atua sobre uma matéria natural ou matéria-prima, o instrumento que medeia a ação e um produto - valor de uso.
O principal objetivo do processo de trabalho no sistema capitalista é a produção de mercadorias voltadas para a venda, portanto o que interessa fundamentalmente é o seu:
Valor de troca.
Quando o processo de trabalho encontra-se sob o controle do capitalista (é assim no sistema capitalista), o homem trabalhador perde o domínio da:
Totalidade do processo de produção.
Quais elementos constituem o processo de trabalho? 
( ) O trabalho (energia vital empregada pelos homens). 
( ) O objeto de trabalho, ou seja, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho. 
( ) Os meios ou instrumentos necessários para a realização do trabalho (para quebrar o coco, o homem precisou construir um machado - meio/instrumento para atingir a sua finalidade). A sequência CORRETA é:
V, V, V
A lei dos 2/3 criada no Brasil dos anos 1930 tinha como objetivo precípuo:
Diminuir a presença da força de trabalho estrangeira e garantir um efetivo de maioria nacional.
Marque a alternativa correta a respeito do trabalho.
É o momento que marca a desvinculação do homem da natureza.
Com a Revolução de Trinta, e após a crise de 1929, os empresários brasileiros criaram o IDORT - Instituto de Organização Racional do Trabalho. Este instituto foi fundado em junho de 1931 e é inspirado na “Taylor Society”. Formado por lideranças empresariais do estado de São Paulo, a entidade vai se dedicar à difusão do:
Taylorismo no Brasil.
A migração de plantas para regiões onde pudessem ter custos de produção mais baixos via menor valor pago por hora a força de trabalho (salário) é um fenômeno ligado a:
A reestruturação produtiva, que visa diminuir custos de produção para melhorar as condições de competitividade.
Discorra sobre o conceito reprodução social:
O conceito de reprodução social diz respeito à (re)produção da totalidade da vida social, em seus mais distintos aspectos, incluindo a reprodução da vida material, espiritual, do modo de produção, das necessidades sociais. Ou seja, diz respeito à forma como as relações sociais em sua totalidade são constantemente (re)produzidas. É na esfera da reprodução social que, pelo trabalho, são criadas novas necessidades e possibilidades que vão originar novas relações sociais.
Discorra sobre a seguinte afirmação do filósofo Leandro Konder (1988, P. 30): "as condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence a outra pessoa que não o trabalhador":
No modo de produção capitalista, o homem não se realiza através do trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se, acaba enrolado em novas pressões.
Quando o Taylorismo teve início no Brasil?
Nos anos 30.
Os objetos de trabalho que são resultado de uma intervenção anterior do homem, de um trabalho anterior. Esses objetos são denominados de:
Matéria-prima.
No modo de produção capitalista o trabalho se transforma em uma mercadoria vendida ao capitalista em troca de determinada remuneração. Esse tipo de trabalho foi chamado por Marx como de trabalho:
Alienado.
O que seria trabalho?
A atividade por meio da qual o homem transforma a natureza.
O trabalho produtivo é aquele que:
É todo trabalho que gera ou valoriza mais-valia.
A expansão da organização do tipo taylorista/fordista deu-se ao longo da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Sua lógica estava baseada no binômio:
Venda e troca
Qual é a matéria-prima do Serviço Social?
As múltiplas expressões da questão social.
Por mais desenvolvida que seja a sociedade, ela não pode prescindir de sua base:
Natural
Através de uma investigação ontológica Lukács conceitua o trabalho como “a atividade humana que transforma a natureza nos bens necessários à reprodução da vida humana”. A partir do texto acima assinale a alternativa correta:
A partir do trabalho o homem cria sua existência social. Porém, a vida social é composta não só pelo trabalho, mas também por um conjunto de atividades que atendam as necessidades das relações dos homens entre si.
Explique o neoliberalismo e processo de globalização.
O neoliberalismo se consolidou no final da década de 80, após o fim da Guerra Fria e representou uma nova fase do sistema capitalista de produção. Essa doutrina defende a abertura dos mercados ao comércio externo e o recuo do estado no papel regulador do sistema comercial e financeiro. Já o processo de globalização, é considerado um instrumento do neoliberalismo, atua na integração dos países no comércio externo e na consequente interdependência dos mercados, facilitada principalmente pelos meios de comunicação.
[...] Pressupomos o trabalho sob forma exclusivamente humana. Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colmeia. (MARX, 2011, p. 211). Com base nessa reflexão de Marx, pode-se afirmar:
O trabalho não se opera de forma imediata e natural, exige instrumentos, habilidades e conhecimentos e não se restringe a atender necessidades limitadas
O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis?
A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
O taylorismo foi:
Um modo de organizar a produção cujo objetivo era potencializar ao máximo a capacidade produtiva do trabalhador através de um rigoroso controle do ritmo, dos gestos e do tempo do trabalhador.
O keynesianismo constitui-se numa ___________ econômica consolidada por John M. Keynes que consiste numa organização político-econômica onde o ________ é assumido como um agente __________. Indique a alternativa cuja as palavras completam as lacunas:
Teoria - Estado - Indispensável.
Nos anos 90, consolidam-se as propostas neoliberais que legitimam o processo de reestruturação produtiva da instalação do Estado Mix, como uma redefinição das possibilidades do sistema de proteção social, com base na seguinte afirmação assinale a alternativa correta:
O Estado neoliberal se caracteriza pela retirada das coberturas sociais públicas e pelo corte dos direitos sociais, reduzindo as responsabilidades do Estado, configurando-se como Estado Mínimo.
A renovação profissional ocorrida nos anos 80 objetiva viabilizar a construção de um profissional com outro perfil. Que seria:
Capaz de analisar criticamente os processos macrosociais
(QUESTÃO CONCURSO UFPR 2011) Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Questão Social, tendo como referência as discussões de Marilda Iamamoto:
A questão social compreende o conjunto das expressões das desigualdades, que tem uma raiz comum: a produção social cada vez mais coletiva e a apropriação de seus frutos cada vez mais privada.
Por natureza orgânica, se compreende:
Tudo aquilo que tem vida e é dotado da capacidade de se reproduzir.
Conforme Marilda Iamamoto, qual das alternativas a seguir corresponde aos instrumentos que perfazem a ação do profissional do Serviço Social?
O conhecimento como condição indispensável na condução do trabalho profissional.
Para Marx, o homem se afirma como um ser humano genérico e diferencia-se dos outros animais precisamente pela sua capacidade de construir

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.