A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
QUESTÕES DE PROCESSO DE TRABALHO EM S. S I

Pré-visualização | Página 5 de 5

o produto da ação do profissional do Serviço Social?
Um efeito social-objetivo sobre a manutenção da força de trabalho.
Na sociedade capitalista o trabalho torna-se:
Mercadoria
O trabalho assume importância central uma vez que se constitui em atividade necessária a toda:
Práxis
A reprodução dos homens possui essencialmente uma determinação que é:
Biológica
Segundo Marilda Iamamoto, na sua leitura do Serviço Social como processo de trabalho, a matéria-prima desse profissional seria?
As múltiplas expressões da "questão social".
Segundo Marx, o trabalho alienado apresenta quatro aspectos principais de manifestação. De acordo com as alternativas abaixo, qual representa o aspecto da Natureza.
Relação do trabalhador com o produto do seu trabalho;
Interfere no desenvolvimento do trabalho:
O tempo, o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção.
A origem etimológica da palavra trabalho está relacionada à palavra:
Tortura
A origem etimológica da palavra trabalho está relacionada à palavra:
Natural
Complete as lacunas Segundo Marx: O __________ constitui-se como a atividade ou o processo prático, ativo de transformação da __________ para a satisfação de _______.
Trabalho; natureza; finalidades.
No caso dos homens, o trabalho é distinto do trabalho realizado por outras espécies. O que os distingue é que:
No caso dos animais, o que existe é uma operação baseada nos seus impulsos naturais/biológicos;
A proposta de mudança curricular da ABEPSS aprovada em 1996 representa uma ruptura que pode ser identificada:
No entendimento da questão social como base do surgimento da profissão;
O sentido negativo do trabalho é
A obrigação de realizar atividades determinadas para a satisfação de necessidades de outros homens.
Agir teleologicamente é:
Projetar na consciência o resultado final de sua ação e identificar as possibilidades disponíveis para alcançá-lo. 
Padrão fordista (origem), advém da necessidade da organização da produção segundo os moldes capitalistas (acumulação), nesse sentido. Estão corretas as seguintes afirmativas: 
I- Aproveitar ao máximo o rendimento do trabalhador na execução de sua tarefa; 
II- Consumir, da melhor forma, todo o tempo da produção de modo a evitar e preencher possíveis poros (ou lacunas) durante o processo de execução de uma tarefa;
III- Romper com a forma empírica e instaurar um padrão de gerência científica (melhor aproveitamento do tempo/taylorismo.
Todas estão corretas
O sistema capitalista viveu no pós Segunda Guerra Mundial um período marcado pelo crescimento econômico e pelo “pacto” (de certa forma) com a classe trabalhadora. Foi o período que se estendeu de 1945 a 1969. Do ponto de vista econômico, esse período ficou conhecido como:
Anos de ouro
Em relação a crise capitalista, estudada na aula 6, a afirmação: Foi fundamental a intervenção do Estado que, no lastro das políticas keynesianas, atuou na criação de mecanismos estatais para a reprodução ampliada dos trabalhadores, dividindo com a patronal uma parte desses custos, faz referência a que década:
Década de 70
No Brasil, o processo de reestruturação produtiva é posterior, a ofensiva neoliberal, a ação do Estado se retrai, limitando sua ação à segurança pública, à fiscalização e ao atendimento, através da assistência social, àqueles totalmente impossibilitados de vender sua força de trabalho (programas de renda mínima). Esse processo acontece:
Na década de 1990
O período posterior aos anos 80: marcado por um processo de restauração capitalista. Segundo Harvey, se verifica a redefinição das bases da economia-mundo através da reestruturação produtiva e das mudanças no mundo do trabalho.
Aos anos 80
Eventos como o maio francês, a primavera de Praga, ou a luta contra a guerra do Vietnã indicavam:
Uma recusa aos padrões dominantes de organização econômica, social e política.
Em que país o fordismo surgiu?
EUA
Existiram profundas transformações societárias no marco das quais se destacam a reestruturação produtiva e a mundialização do capital, o mundo do trabalho experimentou mudanças substantivas. É um conjunto de características do novo mundo do trabalho o (a)
Precarização e a flexibilização das relações de trabalho , a desconcentração territorial da indústria e a terceirização das atividades
Em relação a reestruturação produtiva, verificamos que em países como o Brasil, embora invistam em inovação tecnológica, indústrias como a de confecção e malharia localizadas em Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG) utilizam o recurso da subcontratação de trabalhadores sem registro, com má remuneração e submetidos a péssimas condições de trabalho, representando:
Precarização do Trabalho
O termo ______________surgiu em contraposição à rigidez do período fordista. Assinale a opção CORRETA:
Flexível.
Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão social do trabalho. Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade
A contradição de classes.
No entendimento do Processo de Financeirização , a partir do estudo da aula 8, observamos que vários grupos estão entre os principais agentes do processo de financeirização, exceto:
Grupo de Trabalhadores
Nas últimas três décadas, a América Latina passou por inúmeras transformações na face do capitalismo, entre elas podemos citar, exceto:
Observa-se a ampliação do exercício dos direitos sociais e a inclusão social
Dentre os desafios profissionais que se apresentam ao Serviço Social na contemporaneidade, podemos destacar o (a)
Cultivo de uma atitude crítica na defesa e garantia dos direitos sociais.
O exercício profissional é necessariamente perpassado pela trama de suas relações e interesses sociais. Ele participa tanto dos mecanismos de exploração e dominação quanto, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, da resposta às necessidades de sobrevivência das:
Classes trabalhadoras.
As alterações ocorridas no trabalho levaram a uma intensificação do estranhamento tanto no processo de produção, como na esfera do consumo não eliminando, portanto, â:
Alienação do trabalho
O taylorismo está articulado com a _______________ da tecnologia em nosso século. Assinale a opção CORRETA:
Evolução.
Sobre a temática, Restruturação Produtiva, elabora as reflexões que se seguem. Assinale a INCORRETA:
Na realidade brasileira, tem havido crescente interesse e engajamento sindical nos estudos sobre a saúde do trabalhador, expressando novos sujeitos e demandas;
No processo de reestruturação produtiva, as mudanças nas relações entre Estado, sociedade e mercado são materializadas em um conjunto de medidas de ajuste econômico e de reformas institucionais. Dentre essas medidas podemos destacar:
Criação de novas empresas, introdução de tecnologia de ponta e redução de empregos.
NÃO está associado ao fenômeno da reestruturação produtiva implementada no contexto do capitalismo contemporâneo:
A ênfase na produção de massa, que demanda trabalhadores com poucas habilidades e que por isso fazem jus a salários baixos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.