Buscar

tga 2014 av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0562_AV » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	DENIZE RACHEL VEIGA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,2        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 16:09:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201308105734)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Abordagem clássica é concebida a partir dos trabalhos dos Engenheiros Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. Podemos destacar, respectivamente, que:
		
	
	o primeiro tem no estudo dos tempos e movimentos um dos elementos fundamentais para a ORT; o segundo, a ideia da vadiagem sistemática por parte dos operários.
	
	No estudo da fadiga humana, o primeiro considera esta um redutor da eficiência; o segundo, que a vadiagem sistemática é algo inerente ao operário.
	
	o primeiro tem como base o estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas; e o segundo define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
	
	o primeiro concebe a organização como estrutura; o segundo tem no estudo dos tempos e movimentos um dos fundamentos para a organização racional do trabalho (ORT).
	 
	o primeiro tem no estudo dos tempos e movimentos um dos fundamentos para a organização racional do trabalho (ORT); o segundo tem como base o estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308124021)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A produção artesanal se diferencia em inúmeros aspectos da produção em escala. Quando se observa o indivíduo trabalhando neste contexto, conclui-se que as características que estão associadas principalmente à produção em escala são:
		
	
	A especialização do trabalho, a máxima produtividade, a visão sistêmica e o padrão de produção.
	
	A especialização do indivíduo, a visão sistêmica, a máxima produtividade e o comprometimento.
	
	O planejamento estratégico, a divisão do trabalho, o tempo-padrão e a visão contingencial.
	 
	A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo.
	
	O padrão de produção, a motivação, a divisão do trabalho e a alienação do processo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308261753)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. As organizações são diferenciadas entre si. Dessa forma, aspectos como Divisão de trabalho, Atribuição de poder e responsabilidades, Substituição do pessoal e Centros de poder podem ser considerados:
		
	
	Princípios de Ford (H. Ford)
	 
	Características das organizações (A.Etzioni)
	 
	Princípios da Administração Clássica (H. Fayol)
	
	Princípios básicos da Administração Científica (F.Taylor)
	
	Tipos de Organizações (A.Etzioni)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308327306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A seleção de estruturas organizacionais novas ou modificadas ocorre como resultado das restrições ambientais. Assinale a opção que corresponde à abordagem que considera esta tese. 
		
	
	Modelo Orgânico
	
	Modelo Mecanicista
	
	Modelo Operacional
	
	Modelo da mudança contínua
	 
	Modelo de ecologia populacional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308324318)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando diversos dos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador, e consolidando assim essa ciência. Assinale a afirmativa que INCORRETA sobre esta Teoria.
		
	 
	Os autores neoclássicos buscam desenvolver os seus conceitos de forma puramente teórica, alheios à aplicabilidade prática, visando principalmente o planejamento administrativo.
	
	A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da administração.
	
	Enquanto a Administração Científica punha ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais de administração, a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza fortemente os fins e resultados, na busca de eficácia.
	
	Os autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na abordagem clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas, dentre elas a Teoria das Relações Humanas, a Teoria da Burocracia, a Teoria Estruturalista, a Teoria Behaviorista, a Teoria matemática e a Teoria de Sistemas.
	 
	Como quase todos os autores da Teoria Clássica, os Neoclássicos também se preocupam em estabelecer os princípios gerais de administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308105759)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns departamentos estão sempre sob a chefia de um outro imediatamente superior. O texto faz referência a:
		
	
	(c) Efeito halo.
	 
	(a) Níveis hierárquicos.
	
	(d) Eficiência segundo Barnard.
	
	(b) Hierarquia das necessidades de Maslow.
	
	(e) Empowerment.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308662227)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	¿O processo decisório envolve uma racionalidade limitada e é, basicamente, satisfatório e não otimizante¿. Logo, o administrador:
		
	
	busca a incerteza e evita regras padronizadas para tomar decisões
	
	evita manter as regras estabelecidas pela empresa para tomada de decisão e somente redefine os procedimentos quando sofre pressões
	 
	procura sempre alternativas ótimas dentro das possibilidades da situação envolvida antes de tomar uma decisão
	 
	toma decisões sem poder procurar e analisar todas as alternativas possíveis, optando, na maioria dos casos, por alternativas satisfatórias.
	
	tem condições de analisar todas as alternativas possíveis e receber todas as informações necessárias para a tomada de decisões
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308150021)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	A importância das teorias da administração é tamanha que suas ações afetam até mesmo as estratégias da organização e sua utilização e foco têm evoluído ao longo dos anos.
Duas Teorias servem de alicerce à denominada Abordagem Clássica: a teoria cientifica e a teoria clássica. Com base no seu conhecimento sobre as diversas fases das teorias ou abordagens administrativas, aborde duas diferenças fundamentais entre as duas teorias mencionadas.  
		
	
Resposta: Na teoria cientifica: Taylor analisava a organização de baixo para cima,divisão do trabalho, especialização do individuo. Na teoria clássica: Fayol analizava a organização de cima para baixo,para que as decisoes facilitar na hora da tomada de decisão.Racionalização do trabalho.
	
Gabarito:
A teoria científica focava os estudos de tempos e movimentos na organização, incluindo a definição de instrumentos, movimentos inúteis, identificação das deficiências nos equipamentos e definiçao do tempo padrão da tarefa. Sua ênfase estava no trabalho.
A teoria clássica focava os estudos na estrutura das organizações, incluindo pesquisas sobre aumento da produtividade a partir do princípio da cadeia escalar, uma linha de comunicação do topo à base da organização.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308123402)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?
		
	
Resposta: Cultura organizacional: É o conjunto de crenças, costumes e valores que os membros da organização compartilham. Clima organizacional: É o ambienteque os membros estabelecem dentro da organização.
	
Gabarito: Cultura Organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização que se dividem em: aspectos formais e abertos e informais e ocultos. Clima organizacional é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das ações da empresa, das reações dos empregados e/ou ambos os casos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308353750)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ludwig Von Bertalanffy teve grande influência na Teoria Geral de Sistemas. Considerando suas afirmações sobre os sistemas, assinale a afirmação INCORRETA.
		
	 
	Os sistemas podem ser estudados pela simples análise isolada de suas partes.
	 
	Os sistemas são tratados não mais de forma reducionista e mecânica.
	
	Os sistemas influenciam-se mutuamente.
	
	Os sistemas são interdependentes.
	
	A relação causa e efeito não é uma relação determinista, mas probabilística.

Outros materiais

Outros materiais