Buscar

AV PPE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0347_AV_201404000194 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201404000194 - CINTIA SOARES GAMA
Professor:
MONICA SILVA FERREIRA MIGUEL
SIMONE BARRETO MAGALHAES
Turma: 9008/AF
Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 19:20:01
 1a Questão (Ref.: 201404031036)
Pontos: 0,5  / 0,5
Marque a única opção INCORRETA. Todo método de ensino é intencional e não se constitui em um simples caminho atrelado a formas de agir determinadas a priori do fato educativo. Este método está fundamentado na ideia de que a ação docente e a ciência:
é limitada por condições subjetivas.
 
é neutra.
é um ato político.
é criação.
não é neutra.
 2a Questão (Ref.: 201404027488)
Pontos: 0,0  / 1,0
O conhecimento positivo deve respeitar integralmente o objeto do qual se trata o estudo; cada um deve reconhecê-lo tal como é. O sujeito conhecedor (o pesquisador) não deve influenciar esse objeto de modo algum, deve intervir o menos possível e dotar-se de procedimentos que eliminem ou reduzam, ao mínimo, os efeitos não controlados dessas intervenções. A partir do exposto, podemos dizer que no positivismo:
 
Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis, ou seja, aquilo que se verifica, se mostra, ocorre.
Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta a experiência, os fatos positivos que se verificam e os dados ocultos que não se verificam.
Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade os motivos inconscientes, os dados ocultos, ou seja, aquilo que não se verifica e não se mostra.
 
Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta os conteúdos não manifestos que estão por trás do fenômeno expresso.
Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, não se deve levar em conta a experiência, os fatos visíveis e os dados ocultos.
 3a Questão (Ref.: 201404188406)
Pontos: 1,0  / 1,0
Quando os modelos teóricos no campo da educação não dão conta de explicar os fatos/acontecimentos educativos, a prática, pode oferecer pistas, porém quando percebemos que a experiência não é suficiente para tomarmos como referência porque os acontecimentos não param de surgir, logo, o professor deve:
dicotomizar teoria e prática
seguir as prescrições normativas
adotar o pragmatismo
 
dialogar com a teoria e a prática
dissociar conteúdo e forma
 4a Questão (Ref.: 201404188393)
Pontos: 0,5  / 0,5
"Dimensão pessoal de reencontro reflexivo em que as questões do presente nos levam a problematizar o passado e a construir projeto sobre o futuro" (CRUZ; BRAGANÇA, 2009). Os autores estão se referindo:
a experimentação
ao empirismo
a contextualização
 
a autoformação
ao pragmatismo
 5a Questão (Ref.: 201404253389)
Pontos: 0,5  / 0,5
Durante a Idade Média, a Igreja Católica exercia o poder hegemônico. Tal poder também estendeu o controle da veiculação e da produção do conhecimento. Desta forma, a visão de mundo que prevaleceu nesta época era:
Científica
Pragmática
Heliocêntrica
Holística
 
Teocêntrica
 6a Questão (Ref.: 201404232632)
Pontos: 0,5  / 0,5
Assinale o fato abaixo que se mostrou importante para a ciência moderna do século XX:
Revolução Francesa ( 1789 )
Independência dos Estados Unidos
Iluminismo
 
Primeira Guerra ( 1914-1918)
Revolução Industrial
 7a Questão (Ref.: 201404188372)
Pontos: 0,5  / 0,5
Segundo Marx, o homem é o produto da natureza, e esta, por sua vez, não oferece gratuitamente as condições materiais que garantam a sobrevivência de nossa espécie. Em outras palavras, o homem necessita produzir tais condições e, para tanto, antecipa em sua mente a ação e através do trabalho faz um movimento de retorno à natureza para produzir a própria existência. Isso nos permite afirmar que o ser humano produz sentidos e significados para o mundo e para si, para a sua relação com o mundo e demais seres humanos, pois, a natureza humana:
todas as alternativas de resposta estão incorretas
não é algo pronto e acabado, mas, psicologicamente produzido
é algo pronto e acabado e psicologicamente produzido
 
não é algo pronto e acabado, mas, historicamente produzido
é algo pronto e acabado e historicamente produzido
 8a Questão (Ref.: 201404567359)
Pontos: 0,5  / 0,5
Considerado o pai da Filosofia,criou seus métodos tendo como base a Maiêutica e a Ironia.Marque a opção correta: :
 
Socrates
Piaget
Plauto
Aristóteles
Platão
 9a Questão (Ref.: 201404242605)
Pontos: 0,0  / 1,5
QUAIS SÃO AS DUAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES QUE LEVARÃO À REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NA IDADE MÉDIA?
Resposta: A Reforma Protestante e o Iluminismo.
Gabarito:
DO PONTO DE VISTA DA COSMOLOGIA, A DEMONSTRAÇÃO DA VALIDADE DO MODELO HELIOCÊNTRICO, EMPREENDIDA POR GALILEU; A FORMULAÇÃO DA NOÇÃO DE UM UNIVERSO INFINITO, QUE SE INICIA COM NICOLAU DE CUSA E GIORDANO BRUNO; E A CONCEPÇÃO DE MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES, PRINCIPALMENTE DA TERRA, EM DECORRÊNCIA DO MODELO HELIOCÊNTRICO. DO PONTO DE VISTA DA IDEIA DE CIÊNCIA, A VALORIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO E DO MÉTODO EXPERIMENTAL, ISTO É, UMA CIÊNCIA ATIVA, QUE SE OPÕES À CIÊNCIA CONTEMPLATIVA DOS ANTIGOS; E A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM DA FÍSICA.
 10a Questão (Ref.: 201404061094)
Pontos: 1,5  / 1,5
Dentro do processo de formação do professor, Contreras (2002) afirma que "[...] a formação dos docentes não surge como um processo e controle interno estabelecido pelo próprio grupo, mas como um controle estabelecido pelo Estado" (p. 63). O autor propõe a recuperação do significado da profissionalização docente a partir de uma reflexão sobre a natureza social do trabalho dos professores, no sentido de "defender valores, qualidades e características profissionais, enquanto expressam seu sentido em função do que requer a prática do ensino" (p. 74). O que se pode concluir com a afirmação do autor quanto ao comprometimento do professor com a sua formação?
Resposta: O professor deve estar comprometido com uma prática pautada na pesquisa, para que , gerando novos conceitos e conhecimentos, possa utiliza-los em uma prática pedagógica libertadora, que leve aos seus discentes à reflexão.
Gabarito: Que o professor precisa se envolver com a sua autoformação e reivindicar uma redefinição do que seja ser professor e de sua relação com os processos de ensino e aprendizagem, a partir de suas narrativas e de suas próprias reflexões sobre os caminhos da prática educativa.

Outros materiais