Buscar

AV TIC 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCT0203_AV_201308357575 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308357575 - CHRISTIANO SERRA CABREIRA
	Professor:
	MAGNA ALBINO BRANDAO
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/11/2014 12:59:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201308635333)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ESTUDO DOS INSTRUMENTOS, PROCESSOS E MÉTODOS EMPREGADOS NOS DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS. BASEIA-SE NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRODUÇÃO OU MELHORIA DE BENS E SERVIÇOS, O TEXTO FALA SOBRE UMA:
		
	
	CIÊNCIA
	
	CIBERCULTURA
	
	NEUTRALIDADE
	 
	TECNOLOGIA
	
	SOCIEDADE
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308629195)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
		
	
	contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
	 
	interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
	
	Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
	
	primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
	
	subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308457785)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa abaixo que reúne somente características da Sociedade do Conhecimento:
		
	 
	Noção de espaço virtual; Geração do conhecimento como atividade principal; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Mercado globalizado
	
	Economia mercantilista; Mercado de trabalho retraído; Fortes questões religiosas; Informação como forma de empobrecimento
	
	Noção de espaço virtual; Imprensa e livros; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Produção em série
	
	Redes de relacionamento; Valorização do capital; Noção de mercado; Desenvolvimento intensivo de hardware e software
	
	Internet e realidade virtual; Redes de relacionamento; Produção em série; Valorização do capital; Noção de mercado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308631763)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com o advento da internet muitos modelos de negócios de empresas foram alterados para que se pudesse manter a competitividade, além de expandir as áreas de atuação e assim aumentar oportunidade de realização de negócio. A Lojas Americana, assim como o Ponto Frio são exemplos deste novo modelo de negócio onde os clientes conseguem com um click comprar o que desejam e recebem em casa a mercadoria. 
Marque a alternativa correta que identifica o novo modelo de negócio citado neste contexto.
		
	 
	C2C
	
	B2B
	
	C2B
	 
	B2C
	
	G2C
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308457790)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
		
	 
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308631958)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A era digital tem proporcionado mudanças significativas em todos os segmentos da nossa sociedade. Aspectos relacionados a privacidade, direitos autorais e ética profissional são temas que fomentam muita discussão. Nesse contexto, os profissionais de TI devem utilizar seus conhecimentos para:
		
	
	Utilizar os recursos de TI de terceiros sem autorização;
	
	Prejudicar ou obter vantagens de terceiros;
	
	Vasculhar arquivos e pastas de terceiros;
	 
	Promover a integração dos recursos digitais, de forma ética, nas empresas;
	
	Utilizar ou copiar software sem direito ou autorização para tal;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308635276)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	HÁ CONCEITOS VARIADOS SOBRE OS TERMOS CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA. APESAR DA ANÁLISE PARTICULARIZADA DOS TERMOS SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO MUNDO REAL É IMPOSSÍVEL ISOLAR ESSES CONCEITOS, POIS ESTÃO INTRINSICAMENTE LIGADOS POR UMA RELAÇÃO DIALÉTICA. COM SUAS PALAVRAS EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA ¿RELAÇÃO DIALÉTICA¿.
		
	
Resposta: A sociedade utiliza os benefícios trazidos pelas descobertas dos bens transformados. Isto quer dizer que para cada descoberta, criação ou aprimoramentos de recursos naturais, gerará benefícios utilizados pela sociedade. Em se tratando dos recursos da TIC, torna-se tão necessário, pois a sociedade hoje se beneficia diretamente da informação e a comunicação se dá por conta dos avanços científicos e tecnológicos - rede de informação, tablets, computadores, dentre outros.
	
Gabarito: DO GREGO ¿DIA¿ (TROCA) E ¿LEKTICÓS¿ (APTO À PALAVRA) O TERMO DIALÉTICA TEM A MESMA RAIZ DE DIÁLOGO. UMA RELAÇÃO DIALÉTICA SIGNIFICA UMA CONTÍNUA RELAÇÃO RECÍPROCA, NA QUAL NADA PODE SER ENTENDIDO ISOLADAMENTE, FORA DA REALIDADE À SUA VOLTA E SEM RELAÇÕES CONSTANTES DE DETERMINAÇÃO MÚTUA. TUDO E TODOS PERTENCEM A UMA "TOTALIDADE DIALÉTICA" E FAZEM PARTE DE UMA ESTRUTURA.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308564643)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Surgidas no contexto da Revolução Digital, desde a metade da década de 1970, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm se desenvolvendo-se rapidamente até os dias atuais, servindo de base para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Em termos de impacto na sociedade, com a popularização da Internet, o uso dessas TIC foi potencializado e seu desenvolvimento torna-se cada vez mais acelerado, com inovações constantes baseadas nas possibilidades da Convergência Tecnológica. Descreva detalhadamente as características dessa Convergência (de base) Tecnológica.
		
	
Resposta: Os benefícios dos avanços no uso das TIC são: minimização dos custos pela informação - internet, por exemplo; redução de custos de equipamentos de TI - computadores, etc; velocidade e maximização na aquisição por informações - banda larga, outros recursos físicos como tablets e smartphones; plataformas dinâmicas e intuitivas - na operação da "divulgação da informação", por exemplo jornais online, plataformas de EAD como o SIA; minimização de mão de obra pela operação de circuitos integrados, robotização e instruções a distância, no caso de indístrias.
	
Gabarito: Essa Convergência Tecnológica consiste na utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. A computação (informática e suas aplicações), as comunicações (transmissão e recepção de dados, voz, imagens, etc.) e os conteúdos (livros, filmes,fotografias, música, etc.) aproximam-se vertiginosamente. Com isso, tudo passa a trafegar em formato digital através da Internet.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308643399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aquecido mercado de TI Entre 2009 e 2012, 16% das cerca de 350 mil vagas abertas eram para profissionais de nível superior da área de tecnologia da informação, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E a demanda deve crescer. Um estudo publicado em 2013 mostra que, até 2015, o país terá um déficit de mais de 117 mil profissionais dessa área. Fonte: Revista Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-686342.shtml) Embora, segundo foi ressaltado no texto, o mercado de TI esteja aquecido ainda encontramos muitos profissionais dessa área que não conseguiram se alocar. Quais os motivos para que isso ocorra?
I - Pouco interesse das empresas pela mão de obra nacional;
II - Falta de uma postura inovadora;
III - Embora tenham a formação, esses profissionais não transformaram em conhecimentos as informações que obtiveram na graduação.
Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Somente a afirmativa II está correta
	 
	Somente a afirmativa II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I e II estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308457645)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Computação Verde caminha como uma área bastante nova, sendo objeto de pesquisa e desenvolvimento pelos centros de pesquisa e pelas organizações. Entretanto, ainda existem algumas barreiras para sua implantação, cabendo citar:
		
	 
	Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Falta de planejamento estratégico para TI e visão sistêmica; Adequação superficial às inovações.
	
	Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Falta de planejamento estratégico para TI e visão sistêmica; Adequação total às inovações.
	
	Aceitação completa de mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação total às inovações.
	
	Resistência a mudanças; Prioridade na solução das causas, evitando problemas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação total às inovações.
	
	Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação superficial às inovações.

Outros materiais