Buscar

Resumo de Echinodermata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filo Echinodermata
Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de endoesqueleto constituído de placas calcárias e muitas vezes providos de espinhos, que justificam o nome do grupo. O sistema vascular aqüífero composto por canais e apêndices com a função de locomoção, alimentação e troca gasosa, é bastante no marcante no filo.
O filo reúne mais de seis mil espécies distribuídas em cinco classes: Asteroidea (estrela-do-mar), Echinoidea (ouriços-do-mar), Holothuroidea (pepinos-do-mar), Crinoidea (lírios-do-mar) e Ophiuroidea (seperpente-so-mar). Apresentam simetria radial pentâmera quando adultos; as larvas, no entanto, têm simetria bilateral e utilizam os cílios para nadar e/ou almentarem-se.
Os eqüinodermos têm sistema digestório completo, com boca e ânus, exceto os Ofiuróides que não possuem ânus. As trocas gasosas ocorrem por difusão entre a água do mar e a que ocupa o sistema ambulacrário. A respiração e excreção variam de grupo para grupo. Apresentam sistema nervoso bastante primitivo, enquanto o sistema circulatório é ausente ou rudimentar. São dióicos, com fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, podendo haver uma ou mais formas larvais. Têm notável capacidade de regeneração, pois regeneram continuamente seus espinhos e pedicelárias.
Quanto ao habitat, todos são marinhos, a estrela-do-mar, desloca-se sobre fundos submersos, onde capturam ostras, mexilhões, etc. Já os ouriços-do-mar, alimentam-se de algas e detritos orgânicos, podendo deslocar-se sobre o fundo mar ou viverem fixados em rochas, onde cavam buracos que servem de moradia. Os lírios-do-mar, na grande maioria vivem fixados às rochas submersas, filtrando sua alimentação. Por sua vez, as serpentes-do-mar, têm braços finos e longos, podem nadar no fundo do mar à procura dos detritos de que se alimenta. Enquanto os pepinos-do-mar alimentam-se de detritos orgânicos acumulados nos fundos lodosos e arenosos.
Asteróide (estrela-do-mar)
Os mais conhecidos são da classe Asteroidea, cujo representante é a estrela-do-mar, normalmente têm cinco braços, que não partem tão visivelmente de um disco central. A superfície corporal pode ser lisa, granulada ou com espinhos. A boca localiza-se no centro da superfície oral, ou seja, na parte de baixo. Nos sulcos ambulacrais radiais, que vão da boca à extremidade dos braços está o canal alimentar. A superfície aboral, também, pode ser lisa, granulada ou com espinhos. Algumas estrelas-do-mar podem apresentar uma estrutura em forma de botão denominada madreporita, localizada num dos lados do disco central (região aboral), aí está o sistema vascular aqüífero. Essa placa é perfurada por finos canais, o qual liga-se para um canal pétreo vertical que estende-se oralmente até um canal anular, embutido nos ossículos ao redor da boca.
Todos os asteróides apresentam espinhos calcários de tamanho variado. Entre os espinhos, existem projeções da parede corporal, semelhantes a dedos, denominadas pápulas, cuja função é a troca gasosa e excreção.
As pedicelárias também fazem parte da estrutura dessa classe, são músculos apêndices em forma de mandíbulas, contendo dois ossinhos que formam as mandíbulas e músculos que abrem e fecham, podendo ter função protetora, matando pequenos animais que queiram fixar-se em seu corpo.
Echinoidea (ouriços-do-mar/bolachas-da-praia)
O nome Echinoidea significa “semelhante a um porco espinho”, tudo porque o corpo desses animais é coberto de espinhos. Os membros regulares da classe são os ouriço-do-mar, cujo corpo tem forma mais ou menos esférica e todo guarnecido de espinhos móveis e relativamente longos. O corpo pode ser dividido em região oral e aboral. Na região oral está a boca, rodeada por uma membrana peristomial espessada ao longo do lado interno, formando um lábio. Externamente, além dos espinhos, que podem ser classificados em primário e secundário, estão presentes os pés ambulacrários e pedicelárias.
Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas e animais incrustados, que são raspados e/ou mastigados por uma “boca” denominada lanterna-de-Aristóteles. O intestino é tubular e enrolado perto da carapaça. As trocas gasosas são executadas pelas brânquias podiais muito ramificadas, coberta de espinhos que impedem que elas sejam obstruídas pela areia. O líquido celomático é bombeado para dentro e para fora das brânquias. Como nos demais equinodermas, os pódios são finas extensões da parede corporal, que contribuem, de alguma forma, para a troca gasosa.
 Tanto os ouriços-do-mar e as bolachas-da-praia em forma de coração enterram-se na areia. Ao movimentarem-se, esses animais sempre mantêm o mesmo meridiano para frente, por isso tem uma extremidade anterior definida. Nas bolachas-da-praia o eixo está comprimido, tornando o corpo do animal achatado. A boca ainda está no centro da superfície oral, mas o ânus deslocou-se para fora do centro aboral e apresenta-se perto do extremo posterior.
Os ouriços-do-mar em forma de coração, às vezes são ovais. O ânus deslocou-se para fora do centro aboral e o centro oral foi para frente, dando-lhes aparência bilateral.
Os animais dessa classe se arrastam lentamente pela areia, através dos movimentos dos espinhos finos que revestem sua superfície. As bolachas-da-praia escavam a camada superficial da areia e os ouriços-do-mar em forma de coração refugiam-se logo abaixo da superfície arenosa. 
Os equinóides de fundo macio alimentam-se do sedimento que selecionam. Os sulcos alimentares são contornados por pódios que levam a massa alimentar coletada à boca. As lúnulas na carapaça de algumas bolachas-da-praia provavelmente facilitam a passagem de partículas do lado aboral para o oral e talvez reduzam a ascensão criada pelas correntes de água sobre a superfície achatada do corpo.
As fendas proeminentes (lúnulas) na carapaça de algumas bolachas-da-praia, provavelmente facilitam a passagem de partículas do lado aboral para o oral e talvez reduzam a ascensão criada pelas correntes marinhas sobre a superfície achatada do corpo.
Quatro ou cinco gônadas estão suspensas radialmente no lado interno da carapaça. Gonodutos curtos abrem-se através de gonóporos nas placas genitais ao redor do periprocto. A fertilização ocorre no exterior.
Holothuroidea (pepinos-do-mar)
Diferem do padrão do filo, são semelhantes aos ouriços-do-mar, mas não possuem braços. Os holoturóides têm a forma de um verme ou pepino O esqueleto está reduzido a ossículos microscópicos e a parede corporal apresenta estrutura coriácea coloração pardacenta.
Muitos pepinos-do-mar são habitantes de substratos duros, vivendo entre pedras ou fendas nos corais escondidos. Movimentam-se através de pés tubulares. Em algumas espécies, três áreas ambulacrais estão voltadas para o substrato.
Os pepinos-do-mar de fundos macios vivem na areia ou enterrados em lodos, àqueles parecidos com vermes enterram-se sob a superfície, através de contrações peristálticas. Os pódios podem desaparecer por completo.
A extremidade oral do corpo está circundada por tentáculos que se estendem para fora e capturam plâncton ou material em suspensão na água do mar e sedimento do fundo. Esses tentáculos retraem-se e entram pela boca um a um. Os que se alimentam de sedimento podem ser seletivos ou não. Alguns não-seletivos que se alimentam de detritos deixam dejetos visíveis sobre o fundo.
O aparelho digestivo dos pepinos-do-mar é tubular e termina antes do ânus numa cloaca muscular, que tem participação na troca gasosa. Essa troca é feita por estruturas tubulares ramificadas, denominadas árvores respiratórias, que resultam de evaginações da parede da cloaca e estendem-se pelo celoma. A ação do bombeamento pela cloaca produz uma corrente de água marinha, para dentro e para fora das árvores respiratórias.
Os pepinos-do-mar têm apenas uma gônada e o gonóporo abre-se entre dois tentáculos. A larva bilateral possui faixas ciliadas locomotoras, mas nunca desenvolvemos longos braços larvais típicos das demais larvas dos equinodermos.
O pepino-do-mar para se defender de predadores injeta-lhes, rapidamente, uma massa de filamentos pegajosos proveniente do seu ânus, assim o predador fica atrapalhado e ele pode fugir.
Crinoidea (lírios-do-mar/plumas-do-mar)
Nos crinóides a superfície oral está direcionada para cima e muitos membros estão fixos ao substrato pela região aboral por um pedúnculo. Os crinóides formam dois grupos: os lírios-do-mar sésseis, com a superfície aboral ligada ao substrato por um pedúnculo e as plumas-do-mar móveis, nas quais o pedúnculo está ausente.
Possuem braços flexíveis e seu corpo lembra um cálice ou uma pena no caso das plumas-do-mar, alguns possuem um pedúnculo longo, que os fixa no fundo mar. A boca e o ânus aparecem na superfície oral. Eles colhem os alimentos em suspensão com os tentáculos e os levam à boca pelos cílios. O ânus dos crinóides situa-se numa pequena elevação de um dos lados da superfície do centro oral, o que faz com as fezes possa ser atirado à distância, evitando assim contaminar os sulcos ambulacrais. Os pódios são os órgãos de trocas gasosas. Os gametas desenvolvem-se nos braços e pínulas e a desova é feita através da ruptura da parede corporal.
As plumas-de-mar são semelhantes aos lírios-do-mar, com os quais estão intimamente relacionadas. Elas são pedunculares e fixas no último estágio de larva de desenvolvimento. Em seguida a este último estágio, o cálice fica livre e nada como uma pequena estrela-pluma. 
Ophiuroidea (serpentes-do-mar)
Os ofiuróides são equinodermos sem ânus, locomovem-se pela ondulação dos braços. A boca está localizada na região voltada para o substrato (região oral). Corpo achatado, com braços finos e flexíveis, separados uns dos outros e ligados a um disco central. Não há um sulco ambulacrário e os pés ambulacrários têm um pequeno papel na locomoção. A superfície aboral varia do liso granulado, podendo apresentar pequenas placas calcáreas chamadas escudos e pequenos tubérculos ou espinhos. São saprófagos comedores de depósitos ou filtradores, mas podem eventualmente utilizar os três métodos.

Outros materiais