Buscar

ANÁLISE TEXTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 10:22:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201408448743)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos.
	
	A língua varia de acordo com o contexto de comunicação.
	
	A informalidade da língua não deve ser confundida com linguagem vulgar ou popular.
	 
	A língua não é um veículo de expressão.
	
	A língua pode ser caracterizada como um código.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408454699)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que discurso seria o mais adequado ao se escrever uma mensagem para a seguinte situação: Houve um imprevisto e você não pode participar da avaliação agendada pelo professor de uma disciplina da faculdade?
		
	
	Profe, rolou um lance e não deu pra fazer a provinha... pô, foi só dessa vez. Alivia aê! Rsrsrsrsrs...
	
	Querido professor, estou :'( porque não consegui fazer sua prova. Preciso muuuuito dessa avaliação para passar. Me ajuda, por favor! :*)
	
	Ilustríssimo senhor professor da disciplina, diante das adversidades sofridas involuntariamente, não pude realizar a avaliação demandada. Solicito humildemente a inserção de uma nova data.
	 
	Prezado professor, diante de um imprevisto sofrido não compareci à avaliação. Solicito agendamento de nova data para a realização da mesma. Desde já agradeço sua compreensão.
	
	Professor, não deu pra fazer sua prova.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408787376)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
Os elementos articuladores fazem parte do que chamamos de articulações sintáticas, função responsável pelo estabelecimento das relações semânticas. No segundo quadrinho, Calvin utiliza PORQUE para unir duas sentenças. Que sentido esse articulador traz ao período?
		
	
	Adversidade.
	
	Proporção.
	
	Conformidade.
	 
	Explicação.
	
	Finalidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408791174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A coerência se estabelece por uma série de fatores que afetam os possíveis sentidos de um texto. Um dos fatores da coerência é o conhecimento de mundo. A respeito deste fator podemos afirmar que
		
	 
	é o conhecimento proveniente de nossas experiências com o mundo, resultante da interação sociocultural. Através dessa interação, armazenamos conhecimento, constituindo os modelos cognitivos.
	
	está relacionado ao grau de previsibilidade da informação que vem no texto, que será menos informativo, se contiver apenas informação previsível ou redundante.
	
	consiste no domínio das regras que norteiam a língua, isso vai possibilitar as várias combinações dos elementos linguísticos.
	
	é o conhecimento de onde a história se situa, com todos os elementos necessários. Fator que atua nas duas direções, tanto da situação para o texto quanto do texto para a situação.
	
	são os elementos que "ancoram" o texto em uma situação comunicativa determinada, como a data, o local, a assinatura, elementos gráficos, timbre, título, autor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408453333)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto:
Mendonça levantou-se justamente quando entrava na sala a sobrinha em questão. Era uma moça que representava vinte e oito anos, no pleno desenvolvimento da sua beleza, uma dessas mulheres que anunciam velhice tardia e imponente. O vestido de seda escura dava singular realce à cor imensamente branca da sua pele. Era roçagante o vestido, o que lhe aumentava a majestade do porte e da estatura. O corpinho do vestido cobria-lhe todo o colo; mas adivinhava-se por baixo da seda um belo tronco de mármore modelado por escultor divino. Os cabelos castanhos e naturalmente ondeados estavam penteados com essa simplicidade caseira, que é a melhor de todas as modas conhecidas; ornavam-lhe graciosamente a fronte como uma coroa doada pela natureza. A extrema brancura da pele não tinha o menor tom cor-de-rosa que lhe fizesse harmonia e contraste. A boca era pequena, e tinha uma certa expressão imperiosa. Mas a grande distinção daquele rosto, aquilo que mais prendia os olhos, eram os olhos; imaginem duas esmeraldas nadando em leite. ( Machado de Assis, Miss Dollar, capítulo 2)
As sequências discursivas que formam o fragmento em questão são, predominantemente, ... .
		
	
	expositivas
	
	narrativas
	
	injuntivas
	 
	descritivas
	
	argumentativas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408451036)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos admitir que diferentes formas de textos fazem parte de nosso cotidiano, levando em conta que a comunicação atende a vários propósitos. Sendo assim, escolha entre as opções, o item que exemplifica mais especificamente gêneros textuais narrativos.
		
	 
	Fábula
	
	Bula de remédio
	
	Equação matemática
	
	Notícia de jornal
	
	Manual de instrução
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408455325)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diferencie texto de hipertexto.
		
	
Resposta: O texto é o que está escrito e ponto final, já o hipertexto vai além do texto, é a continuação com links onde possibilita o leitor decidir que rumo a leitura vai tomar ele " decide" o final.
	
Gabarito: O texto é uma unidade de comunicação que transmite uma ideia completa através de coesão e coerência, enquanto que o hipertexto conecta informações de figuras, desenhos, links, além de palavras.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408392260)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Muitas vezes os sentidos de uma comunicação não estão necessariamente presentes no texto, pois podem exigir um acionamento do conhecimento de mundo para que possam ser interpretados. Analisando a frase "O cadáver foi encontrado perto do banco" responda aos questionamentos a seguir:
a)      Qual é o nome do fenômeno semântico que ocorreu pelo uso da palavra 'banco'?
b)      Que sentidos podem ser encontrados?
c)      Reescreva a frase de modo a deixar claro o sentido que você deseje expressar.
		
	
Resposta: A) Banco pode ser por exemplo uma agencia bancária ou um banco de uma praça por exemplo. - ocorreu uma homonímia. B)Duplo sentido em relação a palavra " banco" . C) " Tinha um corpo perto da agencia bancária".
	
Gabarito:
a)      Podemos considerar que temos ambiguidade motivada pela polissemia da palavra banco¿.
b)      Ao dizemos "O cadáver foi encontrado perto do banco" poderemos pensar em 'banco' como lugar para sentar ou como instituição financeira. Isso porque 'banco' é uma palavra com mais de um significado - ou seja, é uma palavra polissêmica - e isso gerou a ambiguidade que chamamos de lexical, ou seja, a ambiguidade causada pelo uso de uma palavra que confunde a compreensão.
c)      Livre.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Podemos considerar que temos ambiguidade motivada pela polissemia da palavra banco¿.b) Ao dizemos "O cadáver foi encontrado perto do banco" poderemos pensar em 'banco' como lugar para sentar ou como instituição financeira. Isso porque 'banco' é uma palavra com mais de um significado - ou seja, é uma palavra polissêmica - e isso gerou a ambiguidade que chamamos de lexical, ou seja, a ambiguidade causada pelo uso de uma palavra que confunde a compreensão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408790361)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um argumento de autoridade está indicado na opção:
		
	 
	Nem adianta programar praia para o início de novembro.  Sempre chove na época de finados.
 
	
	Nunca houve um acidente como este, na história política deste pais.
 
	
	Dez anos após o tissuname, menina de quinze anos reencontra a família.
	
	Minha avó sempre dizia:  "O  que não mata, engorda".
	 
	Segundo Gabriela Mistral (1889 a 1957) "A beleza é a sombra de Deus sobre o Universo".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408448877)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o que você estudou na aula 9, responda ao quese pede: Na oração - O senhor trabalha a semana inteira para ter um teto próprio para morar - é flagrante a seguinte figura de linguagem:
		
	
	ironia
	
	homonímia
	
	comparação
	 
	metonímia
	 
	metáfora

Outros materiais