Buscar

AV_Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0546_AV_201301015644 » SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301015644 - JESSICA DA SILVA GOMES
	Professor:
	CARLOS ALBERTO DOS SANTOS BEZERRA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: -        Data: 12/11/2014 16:09:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201301285249)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por Sociologia pode-se afirmar:
		
	 
	É uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
	
	É a ciência que estuda a mente e os processos mentais, no que se relaciona ao comportamento do homem e de outros animais
	
	É o estudo restrito da política - dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.
	
	É a ciência preocupada em estudar o Homem e a Humanidade de maneira totalizante, isto é, abrangendo todas as suas dimensões.
	
	É a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspetos da superficíe da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301072658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(SEE/SP, 2009). A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?
		
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
	 
	A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301101017)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com Durkheim, a anomia refere-se à ausência ou inadequação das regras que regulam as situações de interação social. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
		
	
	O individualismo é natural nos seres humanos e sofre repressão na sociedade industrial.
	
	O individualismo das sociedades modernas configura um caso de anomia, pois desenvolveu-se graças à inadequação das regras familiares de convivência.
	
	Os casamentos grupais encontrados em algumas sociedades primitivas são anômicos, pois exprimem ausência de regras morais de conduta.
	 
	Nas sociedades industriais a vida econômica sofre de anomia por falta de regras morais que limitem a ambição humana.
	 
	A liberdade de expressão artística caracteriza uma situação tipicamente anômica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301062696)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qual alternativa abaixo podemos encontrar o uso do senso comum sobre conceito de burocracia?
		
	
	O tipo ideal de burocracia trata-se de uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico.
	
	Burocracia é um conceito weberiano. As consequências imprevistas ou indesejadas do modelo burocrático são chamadas de disfunções da burocracia;
	
	Entre as disfunções da organização burocrática encontramos a personalização do relacionamento, resistência a mudanças e exibição de sinais de autoridade.
	
	O tipo ideal de burocracia não é um modelo perfeito nem mesmo uma realidade observável. É um instrumento de análise científica, numa construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais e identificar na realidade observada suas manifestações
	 
	Burocracia é excesso de formalismo e de papelório. É um exemplo da organização ideal e um problema que existe em todas as organizações.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301177692)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sua Carta aos professores, Paulo Freire nos ensina o significado do ato de ensinar. Para ele não existe ensinar sem aprender. O aprendizado do professor se dá ao ensinar, assim como aquele que aprende muda a sua condição de vida. O professor aprende a humildade, sem a qual não é possível a troca de experiências. O professor não pode se colocar como dono do saber. Deve ser humilde e aberto a rever suas posições. Analise as proposições abaixo, considerando a visão de Paulo Freire sobre o fenômeno educativo. I - Não é possível separar o ato de ensinar e o ato de aprender, a ação pedagógica é dialógica, professores e estudantes aprendem nesta relação. II - A educação é neutra, pois estamos diante de saberes que são universais e que precisam ser assimilados por todos os seres humanos. III - O engajamento crítico é uma das consequências possíveis da educação, pois o aprendizado muda o nosso modo de ser e agir no mundo. Marque a opção que NÃO corresponde ao pensamento do autor:
		
	
	somente a III.
	
	todas.
	
	somente a I.
	 
	somente a II.
	
	I e III.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301262388)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições sobre o pensamento de Émile Durkheim.
I - Boa parte da sua obra consistiu em buscar definir o objeto e o método de estudo da sociologia de uma forma bastante precisa.
II - Fez do fato social o objeto de estudo da sociologia, pois enfatizava a dimensão social e coletiva do comportamento humano.
III - Definiu a educação como socialização, ou seja, um sistemático processo de internalização dos padrões sociais de comportamento.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	todas.
	 
	I e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301261228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por um lado, fazendo uma análise empírica da situação educacional dos filhos dos operários do nascente sistema fabril, Marx e Engels identificaram na educação uma das mais importantes formas de perpetuação da exploração de uma classe sobre a outra, utilizada pelo capitalista para disseminar a ideologia dominante, para inculcar no trabalhador o modo burguês de ver o mundo. Por outro lado, pensando a educação como parte de sua utopia revolucionária, identificaram nela uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital. Deste trecho podemos concluir que:
		
	 
	Não existe uma educação em geral, conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta, ela pode ser uma educação para a alienação ou uma educação para a emancipação.
	
	A educação não contribui para as desigualdades entre os homens; o lugar que cada um ocupa na sociedade depende, exclusivamente, do esforço de cada um.
	
	A educação tem a função de direcionar cada um para o lugar que deve ocupar na vida social e nada pode mudar isto.
	
	A educação é a mesma para todos, aqueles mais talentosos se destacam e conseguem subir na hierarquia social.
	
	A função da educação é formar dois tipos de pessoas: uma para fazer e outra para pensar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301071350)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Faça uma breve caracterização do pensamento sociológico de Émile Durkheim, definindo algumas de suas construções teóricas como o conceito de fato social, de consciência coletiva e as formas de solidariedade social. Em sua resposta determine quais as características do método de pesquisa em Sociologia, elaborado pelo autor. Descreva também a relação estabelecida, por Durkheim, entre educação e socialização.
		
	
Resposta: Para Durkheim educação e socialização estavam ligadas, pois a educação se dá atraves da relação com os outros. Enfatizava no fato social a dimenção social e a consciencia coletiva.
	
Gabarito: Durkheim concebiaa sociedade a partir de uma forte influência do coletivo sobre o individual. Para a ele a sociedade era formada por estruturas, os fatos sociais, que exerciam sobre os indivíduos uma forte coerção externa. Para este autor o pesquisador deveria se despojar de suas ¿pré-noções¿ no momento da pesquisa, para conseguir se distanciar devidamente do objeto a ser pesquisado. Ele afirmava que os fatos sociais deveriam ser percebidos como ¿coisas¿, ou seja situações distintas que requerem olhar adequado. Ele percebia a educação também como ¿educação moral¿, o que fazia dela um instrumento de socialização.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301262775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antonio Gramsci, Paulo Freire e Pedro Demo são representantes do pensamento educacional crítico e convergiam em algumas formulações que fizeram sobre a educação.
Assinale um ponto de concordância entre os autores mencionados acima:
 
		
	
	inspirados em Max Weber, tinham uma visão pessimista da educação, pois ela reforçaria o racionalização do mundo ocidental.
	
	defendiam uma sociedade sem escolas, pois o ensino escolar reproduz, exclusivamente, a visão de mundo da classe dominante.
	
	acreditavam em uma educação neutra, pois alguns saberes são universais e precisam ser assimilados por todos os seres humanos.
	 
	percebiam a educação como um importante instrumento de libertação e de construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
	
	inspirados em Émile Durkheim, teorizaram a educação como um processo de socialização, ou seja, internalização da ordem social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301078559)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Antonio Gramsci, intelectual italiano, apresenta um modelo educacional em que aparecem dois tipos de escola: a escola humanista e a escola especializada. Qual o conceito de escola especializada para esse teórico?
	
Resposta: A escola especializada era voltada pra uma educação para alienação, para formar mão de obra.
	
Gabarito: É aquela que fornece uma formação específica nos diferentes ramos profissionais, baseadas na necessidade de operacionalizar os conteúdos específicos.

Outros materiais