Buscar

Aula 02 - Etapas da Produção Gráfica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Etapas da Produção Gráfica
 
*
*
Arte-final
A arte-final é como um roteiro, que indica para o impressor (para os profissionais da gráfica), como deverá ser executado o trabalho:
o formato final;
a posição do texto e das ilustrações;
a distribuição das cores;
marcas de corte;
marcas de dobra;
registros de cor, etc.
*
*
Birô de pré-impressão
Como o próprio nome sugere, tratam-se das etapas de preparação para o processo de impressão. 
Em geral, as etapas dessa fase ficam a cargo de um birô de pré-impressão, encarregado de produzir o fotolito e provas de layout e de fotolito para o designer. Essas empresas também podem oferecer outros serviços, como a digitalização de imagens em alta resolução e mesmo impressão digital.
*
Fotolito
Espécie de filme plástico, feito de acetato, que é usado para produzir a chapa metálica de impressão
*
Até o início dos anos 1990, os fotolitos eram produzidos pelos sistemas fotográficos, por fotogravura mecânica. Hoje, eles são gerados eletronicamente, diretamente do arquivo digital.
O fotolito eletrônico é gerado por um equipamento chamado Imagesetter, dispositivo a laser capaz de sensibilizar o filme em alta resolução. Ao final do processo, o filme passa por um processo de revelação antes de ficar pronto.
*
Prova de prelo – tipo de prova de fotolito que permite conferir a qualidade deste antes que ele seja enviado para a gráfica. Neste tipo de procedimento, considerado bastante confiável – embora caro – é produzida uma matriz de baixo custo e feita uma impressão com tinta semelhante a que será utilizada na impressão.
Outros tipos de prova de fotolito são o Cromalin, o Machtprint, o Pressmatch e o Signature.
*
Matriz
Matriz é o material que será responsável em receber a tinta de impressão transportando-a (diretamente ou indiretamente) para o suporte
*
Impressão
 
*
Acabamento
 Depois de impresso, o material gráfico passa pelos processos de corte, dobragem, encadernamento (se for o caso) e outros procedimentos que podem agregar valor, como a estampagem e a aplicação de vernizes.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais