A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 10 de 10

cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (Art. nº 4 do estatuto da Criança e do Adolescente ECA Lei nº 8.069 de 1990). Assinale a alternativa que contém concepções e práticas a respeito da criança e do adolescente coerentes com o paradigma norteador do ECA. 
a) As famílias que não tenham condições de criar seus filhos, devido à pobreza, devem contar com abrigos e lares, capazes de promover o desenvolvimento social e pessoal dos mesmos até a maioridade. 
b) As famílias, locus de produção de identidade da criança, devem ser entendidas como grupos cada vez menos hierarquizados, fundados na afeição mútua, sendo respeitadas suas diferenças étnicoculturais. 
c) A delinqüência juvenil é uma patologia resultante da conjunção de inúmeros fatores, tais como a carga genética, a disfunção familiar e o ambiente sociocultural, e deve ser alvo de intervenções psicológicas e/ou psiquiátricas correcionais. 
d) O trabalho infantil, ainda que possa trazer, em muitos casos, prejuízos a integridade, física, moral e psicológica da criança, deve ser uma prática tolerada sempre que contribuir para o sustento da família. 
e) Os índices de aprendizagem no ensino público brasileiro são significativamente baixos. As principais causas dessa situação são a desnutrição, a falta de estimulação das crianças e a desestruturação familiar.
99) (UNEPET, FUNASE, 2013) Um psicólogo, solicitado a avaliar se determinado adolescente foi violentado sexualmente e se o violentador é o pai, após criar uma boa interação (rapport) com o adolescente, formulou, inadequadamente, a seguinte locução: Quando seu pai abusou de você, pegando nos seus genitais, você tinha 5 anos. Como se sentiu nessa situação? Dizemos que a locução é inadequada, porque 
a) estimula um estado de despersonalização. 
b) desconsidera o papel da linguagem não verbal. 
c) favorece um estado dissociativo de identidade.
d) configura a estrutura afirmação/pergunta quando deveria ser, apenas, pergunta.
e) sugestiona a existência de uma lembrança.
100) (UNEPET, 2010) De acordo com o texto “Equipes de referência: arranjos institucionais para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões”, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO: 
a) A multidisciplinaridade é caracterizada pela justaposição de várias disciplinas em torno de um mesmo tema ou problema, sem o estabelecimento de relações entre os profissionais representantes de cada área no plano técnico ou científico.
b) Um bom exemplo de interdisciplinaridade pode ser encontrado na chamada “saúde mental”, entendida como resultado da convergência da psiquiatria, psicologia, psicanálise, sociologia e saúde coletiva e operada pelas iniciativas desenvolvidas nos serviços comunitários de atenção aos doentes mentais graves.
c) A lógica interdisciplinar tenta continuamente garantir um mercado profissional definido e aumentar a autonomia das profissões.
d) O conceito de Campo de competência e responsabilidade no trabalho interdisciplinar refere-se às ações necessárias que extrapolam fronteiras profissionais.
e) O conceito de Núcleo de competência e responsabilidade no trabalho interdisciplinar refere-se às atribuições específicas de uma dada categoria profissional.
101) (FGV, 2013) A elaboração de diferentes tipos de documentos é uma das tarefas do psicólogo  em seu cotidiano de trabalho. Considerando sua importância, o CFP, estabeleceu normas que orientam a confecção destes documentos. 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. 
I. A linguagem dos documentos deve ser clara e precisa, evitando-se informações não relacionadas
à finalidade  do  documento a ser elaborado.
II. O atestado é um documento que  serve para  informar  sobre  fatos  ou  situações  objetivas,  não  devendo  constar  desse  documento  sintomas,  situações  ou  estados  psicológicos  do  solicitante
III. O  parecer  psicológico  deve  incluir  a  identificação  do  solicitante, a exposição de motivos e a análise  
Assinale: 
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.