A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 3 de 10

I.Dentre os métodos mais comumente utilizados na avaliação neuropsicológica ressalta-se o método de processo específico que se baseia em um conjunto de testes para avaliação das diversas funções cognitivas. II.Testes psicométricos são instrumentos padronizados que podem ser utilizados para a comparação dos resultados de pacientes com os de uma amostra representativa da população normal. III.Os testes padronizados são considerados os melhores instrumentos para qualificar o grau de comprometimento cognitivo, e é importante considerar somente os resultados obtidos nesta avaliação. IV.A avaliação qualitativa só é importante em casos de planejamento de programas de reabilitação neuropsicológica.
a) V, V, V, V.
b) f, V, f, f.
c)  V, f, V, V.
d) V, V, f, f.
24) (CESPE, STM, 2011) Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.
( ) Certo
( ) Errado
25) (FUNDATEC, TJ-SC, 2010) Relacione as funções cognitivas que são investigadas durante a avaliação neuropsicológica.
1. Atenção
2. Funções motoras
3. Memória
( ) Implica na análise das praxias, isto é, das formas complexas da construção dos movimentos voluntários (tônus muscular, sistema ótico-espacial, regulação verbal do ato motor).
( ) função mental complexa que corresponde à capacidade do indivíduo de focalizar a mente e algum aspecto do ambiente ou de algum conteúdo da própria mente.
( ) Sistema integrado que permite tanto processamento ativo quanto armazenamento transitório de informações. Inclui as habilidades de armazenar, recordar e reconhecer conscientemente fatos e acontecimentos envolvidos em tarefas cognitivas, tais como: compreensão, aprendizado e raciocínio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1 
c) 2 – 1 – 3 
d) 1 – 3 – 2 
e) 2 – 3 – 1
26) (FUNDATEC, TJ-SC, 2010) A avaliação neuropsicológica pode ser utilizada, para a realização de um diagnóstico ou então para documentação, acompanhamento ou fins legais, em casos de diagnósticos conhecidos. A avaliação neuropsicológica completa envolve várias áreas, dentre as quais, exceto: 
a) inteligência global. 
b) memória explícita. 
c) capacidade de aprendizado novo. 
d) atenção (amplitude, rastreamento, seletividade, alternância e sustentação).
e) linguagem expressiva e receptiva.
27) (CESPE,TER-RS, 2015) No que tange às modalidades de documentos escritos, decorrentes de processo de avaliação psicológica, assinale a opção que apresenta a designação correta do documento definido como uma apresentação descritiva acerca de situações e(ou) condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
a) relatório/laudo psicológico
b) parecer psicológico
c) prontuário psicológico
d) atestado psicológico
e) declaração emitida pelo psicólogo
28) (UFMT, DETRAN, 2015) A produção qualificada de informes técnicos científicos decorrentes de avaliação psicológica é uma das produções técnicas e ações institucionais do CFP na área de avaliação denominada:
a) Manual de Elaboração de Documentos, decorrente de avaliação psicológica.
b) Normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do Trânsito.
c) Relatório Final da Ação Conjunta de Fiscalização Pesquisa Exploratória sobre o Processo de Avaliação Psicológica para a Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
d) Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.
29) (UFMT, DETRAN, 2015) No processo de Avaliação Psicológica, a entrevista é uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais. Sua principal finalidade é:
a) Validar a anamnese do desenvolvimento humano.
b) Obter informações do comportamento do cliente.
c) Possibilitar o diagnóstico da doença.
d) Orientar a devolução dos resultados.
30) (FGV, TJ-RO, 2015) A avaliação psicológica consiste em um estudo que requer planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais se destina. Considerando a avaliação psicológica no contexto judiciário, é correto afirmar que: 
a) de acordo com a especialização das competências na equipe técnica judicial, as visitas domiciliares e institucionais são recursos privativos do assistente social; 
b) a aplicação de testes psicológicos objetivos e/ou projetivos é reservada ao psicodiagnóstico no contexto clínico, não cabendo seu uso pericial; 
c) o juiz deverá requerer a autorização formal dos responsáveis legais para a avaliação psicológica quando se tratar de periciando menor de idade; 
d) o psicólogo judicial está diretamente subordinado técnica e administrativamente à autoridade judiciária que demandou a avaliação;
 e) na atuação em equipe multiprofissional, o psicólogo compartilhará somente informações relevantes para qualificar os serviços prestados.
31) (IADES, EBSERH, 2014) A respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a) Avaliação psicológica é um produto do exercício profissional dos psicólogos, que envolve, necessariamente, a elaboração de um informe psicológico (documento escrito).
b) O crime, a reincidência e a periculosidade são considerados fenômenos psicológicos.
c) O trabalho do psicólogo, ao realizar processos de investigação psicológica para finalidades científicas e profissionais, é concebido em um plano descritivo não-interpretativo.
d) Compete ao paciente analisar criticamente os resultados obtidos no processo de avaliação psicológica, com o intuito de verificar se realmente foram fornecidos elementos seguros e suficientes para a tomada de decisão nos vários contextos de atuação do psicólogo.
e) Os resultados das avaliações psicológicas têm pequeno impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.
32) (IADES, 2014) Considerando o tema acerca da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação psicológica é um processo técnico, porém não científico devido à subjetividade dos aspectos avaliados.
b) Trata-se de um estudo que, apesar de não requerer um planejamento prévio, requer uma análise cuidadosa.
c) As avaliações são ilimitadas em relação ao que é possível entender e prever; e avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas bastante confiáveis.
d) Existem muitas restrições quanto ao uso de testes psicológicos para fins de pesquisa.
e) Dependendo dos objetivos da avaliação psicológica, a compreensão poderá abranger aspectos psicológicos de natureza diversa.
33) (CESGRANRIO, Banco da Amazônia, 2014) Um funcionário procurou o Serviço de Medicina Ocupacional da empresa em que trabalha, queixando–se de múltiplos problemas de natureza física e psicológica, que o vinham atormentando há cerca de dois meses. Mencionou episódios aleatórios de palpitações, taquicardia, falta de ar, tremores, dormência no corpo, sudorese, tontura e medo de morrer por parada cardíaca. Contou que, além disso, passou a apresentar fragilidade emocional, medo de ficar sozinho e desagradáveis sensações de vazio e de desamparo. O exame físico geral e cardiológico a que ele foi submetido não evidenciou anormalidades indicativas de patologia cardiovascular nem de natureza mental, razão pela qual ele foi orientado a agendar uma avaliação psicológica. Diante dos dados apresentados, uma possível hipótese diagnóstica para esse funcionário é a de
a) psicose
b) esquizofrenia
c) síndrome do pânico
d) neurose hipocondríaca
e) neurose histérica
34) (FUNCAP, PC-ES, 2013) Nas ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de violências, uma das dimensões mais importantes do cuidado é o acolhimento. Também pode ser entendido como o momento singular, como um passo dado para a continuidade desse atendimento nas dimensões seguintes. Nessa etapa, é especialmente importante que: 
a) o profissional reserve um espaço específico de convívio nas instituições.
b) as atividades (lúdicas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.