A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 5 de 10

e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
A sequência está correta em
a) 1, 4, 3, 2, 5
b) 1, 4, 2, 3, 5
c) 2, 3, 1, 5, 4
d) 4, 5, 3, 2, 1
e) 3, 2, 1, 5, 4
50) (FCC, TCE-PI, 2014) Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:
I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.
II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente. 
III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. 
IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I e IV. 
b) II e III. 
c) I, II e III. 
d) I, II e IV. 
e) II, III e IV.
51) (FUNCAB, 2013) Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes. A que conceito essa definição se refere? 
a) Zona de desenvolvimento real. 
b) Zona de aprendizagem proximal. 
c) Espaço transicional. 
d) Zona de desenvolvimento proximal. 
e) Espaço de desenvolvimento relacional.
52) (FCC, TRT, 2012) O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período 
a) pré-operacional. 
b) das operações formais. 
c) das operações concretas. 
d) sensório-motor. 
e) epistemofílico.
53) (FGV, TJ-PI, 2015) Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes: 
a) o exercício dos reflexos, a reação circular primária e as reações circulares secundárias; 
b) o pensamento hipotético, o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato; 
c) a zona de desenvolvimento proximal, o discurso privado e o discurso interno; 
d) o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade; 
e) a flexibilidade sociocognitiva, a inteligência hierárquica e o processamento contextual da informação.
54) (FGV, TRE-RO, 2015) Em 1932, o psicólogo suíço Jean Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos que traziam a preocupação com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do seu estágio atual de desenvolvimento cognitivo. A etapa de submissão e obediência da criança à autoridade e às normas adultas é conhecida como:
a) estágio da cooperação voluntária;
b) fase da moral heterônoma;
c) estágio de anomia egocêntrica;
d) fase da subjetividade operatória;
e) realismo autônomo moral.
55) (FGV, TER-RJ, 2014) A teoria psicossocial de Erik Erikson (1902-1994) reside no amplo quadro das teorias psicodinâmicas da personalidade. Erikson identificou oito estágios psicossociais no ciclo da vida humana, que compreendem fases desde o nascimento até a velhice, caracterizadas por “crises de identidade". De acordo com a teoria de Erikson, no último estágio dessa evolução, correspondente à velhice, pode-se identificar
a) a crise entre a produtividade ou generatividade e a estagnação.
b) a sensação de tranquilidade consequente da inexistência de polaridades.
c) a sensação de isolamento, de estar só, sem ninguém com quem partilhar ou de quem cuidar.
d) a vergonha decorrente da consciência da perda da autonomia e da dependência dos cuidados de terceiros.
e) a dimensão psicossocial que polariza integridade em um extremo e desesperança em outro.
56) (IDECAN, UFPB, 2016) A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993) define que a União apoiará financeiramente o aprimoramento à gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Sistema Único de Assistência Social (Suas), para a utilização no âmbito dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Assinale a alternativa que trata de forma INCORRETA um dos objetivos aos quais são destinados o apoio e o aprimoramento supracitados. 
a) Incentivar a obtenção de resultados qualitativos na gestão estadual, municipal e do Distrito Federal do SUS (Sistema Único de Saúde). 
b) Incentivar a obtenção de resultados qualitativos na gestão estadual, municipal e do Distrito Federal do Suas (Sistema Único de Assistência Social). 
c) Calcular o montante de recursos a serem repassados aos entes federados a título de apoio financeiro à gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social). 
d) Medir os resultados da gestão descentralizada do Suas (Sistema Único de Assistência Social), com base na atuação do gestor estadual, municipal e do Distrito Federal na implementação, execução e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, bem como na articulação intersetorial.
57) (IDECAN, UFPB, 2016) Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993), os recursos do cofinanciamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social), destinados à execução das ações continuadas de Assistência Social, poderão ser aplicados no pagamento dos profissionais que integrarem as equipes de referência responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e aprovado pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos elementos que devem ser considerados, segundo deliberações do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), para a formação das equipes de referência supracitadas.
( ) O número de famílias e indivíduos referenciados.
( ) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio dos usuários.
( ) Os tipos e modalidades de atendimento.
( ) As aquisições que devem ser garantidas aos usuários.
A sequência está correta em
a) V, F, F, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) V, F, V, V.
58) (FGV, TCE-SC, 2015) Considerando os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir:
I – Um dos objetivos do SUS diz respeito à identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II – O SUS tem como objetivo principal a execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica e de saúde do trabalhador.
III – Não está incluída nos objetivos do SUS a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. 
Está correto somente o que se afirma em:
a) I;
b) II;
c) III;
d) I e II;
e) II e III.
59) (FRAMINAS, Pref. Belo Horizonte, 2015) Sobre os

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.