A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
UNINTER   Rel. Internacionais   Empresas Transacionais e Sistema Internacional Financeiro   APOL 1 (2)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Empresas Transnacionais
No começo do século XX, Henry Ford substituiu o método de produção artesanal da indústria automobilística pela produção em massa, inserindo novas formas de organização da produção nas fábricas. Com o objetivo de subordinar os trabalhadores ao ritmo intenso da produção, Ford sistematizou a produção com base no pagamento de salários elevados. Fonte: Texto da rota da aula 2.
Tendo como base a contextualização acima, e a discussão sobre o Regime Fordista-Taylorista, assinale a alternativa que contém uma característica do regime fordista de produção.
A
Organização científica do trabalho.
A alternativa correta é “Organização científica do trabalho”. Como podemos ler no texto da rota da aula 2, “O regime fordista aplicou a abordagem da organização científica do trabalho, criada por Taylor, baseada na exclusão dos tempos mortos no processo com o objetivo de expandir a produção a custos reduzidos. Esse método incorpora o princípio taylorista da separação entre trabalho intelectual e trabalho manual, sendo que o primeiro fica a cargo de diretores e gerentes e o segundo é reservado a operários no chão de fábrica.” As demais alternativas apresentam características que não possuem nenhuma relação com o que foi solicitado no enunciado, e por isso estão incorretas. Fonte: Texto da rota da aula 2, p. 3.
B
Organização pré-capitalista do trabalho.
C
Organização escravista do trabalho.
D
Organização colonial do trabalho mecânico.
E
Organização feudalista do trabalho.
Questão 2/5 - Empresas Transnacionais
O termo globalização é recente e passou a ser adotado nos anos 1990, contudo a origem do processo é bastante remota. No século XIX, foi empregado por alguns teóricos para caracterizar a integração do mundo baseado no progresso tecnológico. CULPI, Ludmila A. Empresas transnacionais: uma visão internacionalista Curitiba: Intersaberes, 2016, p.28.
Tendo como base a contextualização acima, e a discussão sobre as fases da globalização, discutidas no curso de Empresas Transnacionais, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. A primeira fase da globalização se deu na segunda metade do século XIX, quando a hegemonia militar e financeira britânica permitiu a consolidação de mercados protecionistas em suas colônias.
II. Na primeira fase da globalização, as colônias possuíam relações comerciais de exclusividade com a metrópole (Pacto Colonial), que propiciava a comercialização de produtos manufaturados com suas metrópoles.
III. A segunda fase da globalização ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, com o estabelecimento do Acordo de Bretton Woods e a imposição de um regime de comércio internacional livre.
A
Somente as assertivas I e III estão corretas.
B
Somente as assertivas II e III estão corretas.
C
Todas as assertivas estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas. Como lemos na rota de aprendizagem da aula 1, “Pode-se identificar duas fases principais no processo de expansão do comércio global: 1. a primeira fase se deu na segunda metade do século XIX, quando a hegemonia militar e financeira britânica permitiu a consolidação de mercados protecionistas em suas colônias, as quais possuíam relações comerciais de exclusividade com a metrópole (Pacto Colonial) e a comercialização de produtos manufaturados até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914; 2. a segunda fase, após a Segunda Guerra Mundial, com o estabelecimento do Acordo de Bretton Woods e a imposição de um regime de comércio internacional livre, com a redução das barreiras alfandegárias, isto é, as tarifas de importação.” Fonte: Texto da rota da aula 1, p. 5.
D
Todas as assertivas estão incorretas.
E
Apenas a I está correta.
Questão 3/5 - Sistema Financeiro Internacional
A política monetária pode ser definida como o “controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo”. Alternativamente, ela pode ser definida, também, como a “atuação das autoridades monetárias para definir a liquidez da economia”. Atualmente, é uma das formas mais utilizadas pelas autoridades para intervir na esfera econômica. Fonte: Texto da rota da aula 1, adaptado.
Tendo como base o conteúdo da disciplina “Sistema Financeiro Internacional”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. A moeda tem três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta.
     E
 II. A função mais importante é servir como meio de troca, ou seja, meio de pagamento amplamente aceito. Além dessa função, a moeda serve como unidade de conta, pois serve como um instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas, de acordo com os autores acima referenciados.
A
Apenas a segunda assertiva está correta.
B
A duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam e especificam a primeira
A duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam e especificam a primeira. Como se lê no texto da rota de aprendizagem da aula 1, “A moeda tem três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. A função mais importante é servir como meio de troca, ou seja, meio de pagamento amplamente aceito. Além dessa função, a moeda serve como unidade de conta, pois serve como um instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas, de acordo com os autores acima referenciados. A moeda também transfere valor do presente para o futuro, pois é considerada uma reserva de valor”. Fonte: Texto da rota da aula 1, p.2.
C
Apenas a primeira assertiva está correta.
D
As duas assertivas estão corretas, mas ambas tratam de assuntos completamente diferentes.
E
As duas assertivas estão incorretas.
Questão 4/5 - Sistema Financeiro Internacional
“Uma valorização cambial estimula as importações, uma vez que os importadores precisarão de menos moeda nacional por moeda estrangeira. Porém, uma desvalorização cambial estimulará as exportações, pois os exportadores passarão a receber mais moeda nacional por moeda estrangeira. Fonte: Texto da rota de aprendizagem da aula 1.
Tendo como base os conteúdos discutidos em Sistema Financeiro Internacional, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta:

I. A política cambial envolve a determinação do regime cambial que nada mais é do que uma regra adotada pela autoridade monetária de um país para determinar a sua taxa de câmbio.
II. Existem dois tipos de regimes cambiais: fixo e flutuante.
III. Em um regime de câmbio fixo, o Banco Central fixa o preço de uma moeda estrangeira em moeda nacional.
IV. No regime de câmbio flutuante, o Banco Central permite que o mercado estabeleça o preço da moeda estrangeira.
A
Todas as assertivas estão corretas.
Como podemos ler na rota de aprendizagem da aula 1, a “política cambial envolve a determinação do regime cambial que nada mais é do que uma regra adotada pela autoridade monetária de um país para determinar a sua taxa de câmbio”. Existem dois tipos de regimes cambiais: fixo e flutuante. Em um regime de câmbio fixo, o Banco Central fixa o preço de uma moeda estrangeira em moeda nacional. No regime de câmbio flutuante, o Banco Central permite que o mercado estabeleça o preço da moeda estrangeira”. Fonte: Rota da aula 1, p.4.
B
Apenas a assertiva I está correta.
C
A assertiva I está correta porque a assertiva III está incorreta.
D
A assertiva IV está incorreta, o que torna a assertiva I correta.
E
Todas as assertivas estão incorretas.
Questão 5/5 - Empresas Transnacionais
A internacionalização é um processo que engloba um conjunto de fatores, como aprendizado, experiência e conhecimento, A internacionalização é compreendida como o resultado do processo de globalização. Desse modo, a internacionalização é um impacto da crescente interdependência entre os Estados. Assim, as empresas para preservarem sua competitividade precisam se inserir no mercado externo. Fonte: Texto