Buscar

Estrutura e Abordagens Teóricas da Contabilidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
O Patrimônio das organizações é considerado o objeto de estudos principal da ciência contábil. Seus componentes são classificados como: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. A respeito do Ativo, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Referem-se a bens e direitos que a empresa possui ou usufrui que existem agora e têm a capacidade de render serviços ou benefícios no período corrente e no futuro.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o material para impressão da aula 04, página 06, que diz que "Um ativo é algo que existe agora e tem a capacidade de render serviços ou benefícios no período corrente e no futuro. Os benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em consequência de transações ou eventos passados, são considerados como ativos. Ele representa os bens e os direitos da empresa."
	
	B
	É composto somente por bens e direitos que podem ser realizados, ou seja, transformados em dinheiro no curto prazo.
	
	C
	Referem-se aos bens que a empresa adquiriu para fazer parte do estoque e do ativo imobilizado. As demais contas não podem ser vinculadas ao Ativo.
	
	D
	Para que possamos considerar um bem como Ativo é essencial que ele tenha forma física.
	
	E
	Para ser reconhecido como Ativo, um bem ou direito não precisa necessariamente satisfazer a definição de materialidade, probabilidade de ocorrência e confiabilidade da medida.
Questão 2/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
A construção da informação contábil abrange diferentes visões e objetivos, nesse sentido a Teoria da Contabilidade tem a função de estabelecer a maneira e requisitos que deverão ser considerados para que se consiga alcançar esse propósito. Nesse sentido avalie as afirmativas abaixo e classifique as mesmas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(    ) O conceito Normativo tem relação com a forma como os dados/informações contábeis devem ser comunicados e como devem ser apresentados, ou seja, o que deve ser feito.
(    ) A análise prescritiva ajuda a criar uma estratégia mais efetiva baseada em dados
(    ) Somente a análise preditiva auxilia as empresas a obterem recomendações para otimizar os próximos passos de sua estratégia
(    ) A forma indutiva e dedutiva do raciocínio lógico formam a base da compreensão da teoria prescritiva.
Nota: 20.0
	
	A
	V - V - F - V
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o material para impressão da aula 04, que diz que:
V - Normativo: estabelece qual a melhor maneira de registrar contabilmente uma transação.
V - A análise prescritiva ajuda a criar uma estratégia mais efetiva baseada em dados.
F - Juntamente da análise preditiva a análise prescritiva auxilia as empresas a obterem recomendações para otimizar os próximos passos de sua estratégia.
V - A forma indutiva e dedutiva do raciocínio lógico, que formam a base da compreensão da teoria prescritiva que será o nosso próximo tema.
	
	B
	F - V - F - V
	
	C
	V - V - V - F
	
	D
	F - V - V - V
	
	E
	V - V - F - F
Questão 3/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
O Princípio Prescritivo pode ser definido como:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquele em que os usuários verificando a situação atual da empresa e analisando os resultados anteriores constantes das demonstrações contábeis, procuram criar cenários futuros, considerando apenas essas informações existentes no presente, como o instrumento que melhor irá orientar suas decisões para o futuro, independente de qualquer resultado que se deseje de forma pessoal.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A" de acordo com o material para impressão da aula 04, página 03, que diz que a partir dos conceitos apresentados "princípio prescritivo é aquele em que os usuários verificando a situação atual da empresa e analisando os resultados anteriores constantes das demonstrações contábeis, procuram criar cenários futuros, considerando apenas essas informações existentes no presente, como o instrumento que melhor irá orientar suas decisões para o futuro, independentemente de qualquer resultado que se deseje de forma pessoal. "
 
	
	B
	É a operação que estabelece que todas as atuais ações contábeis, serão direcionadas a um processo de mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta esta circunstância.
	
	C
	Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
	
	D
	Preocupação em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados como receituário em todas as circunstâncias para que o administrador possa ser bem sucedido.
	
	E
	O princípio prescritivo tem relação com o tempo transcorrido para que os principais normativos e orientações se tornam obsoletos ou perdem a efetividade em relação ao uso da informação contábil para tomada de decisão.
Questão 4/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
A teoria normativa ou prescritiva tem como intuito:
Nota: 0.0
	
	A
	Estabelecer conexões entre fatos reais e situações hipotética, habilitando possíveis soluções para as práticas empresariais.
	
	B
	Recomendar quais dados devem ser comunicados e como devem ser apresentados, ou seja, o que deve ser feito.
ALTERNATIVA CORRETA "B", de acordo com o material para impressão da aula 04, página 07, que diz que "Normativo: estabelece qual a melhor maneira de registrar contabilmente uma transação. Recomenda quais dados/informações contábeis devem ser comunicados e como devem ser apresentados, ou seja, o que deve ser feito." 
	
	C
	Avaliar proposições administrativas que estabelecem normas direcionadas para ações financeiras da empresa, visando o lucro operacional.
	
	D
	Comparar normas administrativas com ações operacionais, construindo assim, parâmetros avaliativos para um sistema gerencial.
	
	E
	Estabelece os normativos tributários e a forma como os registros contábeis deverão ocorrer levando em consideração a legislação tributária vigente.
Questão 5/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Quando estudamos a representação das contas contábeis, fica evidenciado graficamente a “conta T ”, a qual representa os débitos e créditos das operações contábeis. Por um velho chavão utilizado no meio contábil, dizemos que para cada débito a um crédito e vice-versa. Com isso, podemos concluir que o método das partidas dobradas, significa:
Nota: 20.0
	
	A
	Para cada ação contábil, teremos duas outras ações contábeis iguais.
	
	B
	Para cada conta devedora, temos uma ou mais contas credoras e vice-versa.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   B     Capítulo 2 – pág: 41 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que define o método de partidas dobradas como aquele em que para cada conta devedora, temos uma ou mais contas credoras e vice-versa.
	
	C
	Para cada ação financeira, teremos uma ação credora e outra devedora.
	
	D
	Para cada conta credora, temos sempre uma conta devedora igual.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes