Buscar

Caso Concreto 1

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
a)     É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta. Sim, pois pode-se observar o Direito obrigacional até nas mais simples relações cotidianas. Como, por exemplo, nas relações consumeristas, de compra e venda, em utilizar o transporte público etc.
b)     Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios. Os princípios da eticidade e da socialidade são totalmente aplicáveis no direito das obrigações. Pois, tanto o princípio da eticidade, que consiste na afirmação da justiça, como o princípio da socialidade, que é a cooperação entre os sujeitos da relação obrigacional, contribuem para o respeito aos princípios constitucionais de humanização das relações obrigacionais.
c)     Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação. Há diferença. Obrigação pode-se dizer, é um dever individualizado. Ex.: A compra carro de B, A deve pagar e B deve entregar a coisa. Já um dever é um encargo que recai sobre todos. Ex: Não matar. Responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação. Ex: Maria não pagou a João o valor acordado para a venda da casa e, por isso, deve indenizá-lo. Estado de sujeição caracteriza-se pela submissão a algo. Ex.: Um pai que esta sujeito a cuidar do filho. E, por fim, ônus é a adoção de uma determinada conduta para a defesa de um interesse próprio. Ex: IPTU.
 
Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
Obrigação alimentar decorrente de parentesco. LEI
Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. ATO ÍLICITO 
Pagar uma recompensa. ATO UNILATERAL DE VONTADE
Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. NEGÓCIO JURÍDICO
Pagar uma  nota promissória. CONTRATO
 Questão Objetiva
Assinale a alternativa correta:
a)     A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
b)     A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
c)     A servidão é uma espécie de obrigação ?Propter rem? Uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade.
d)     A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
e)     O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes