Buscar

AV EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV_ » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR Data: 14/11/2014
	1a Questão (Ref.: 201402193000)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Após a Ditadura Vargas, ampliou-se a discussão sobre a EJA e em nosso país o analfabetismo de adulto foi visto como causa do escasso desenvolvimento do Brasil. Atualmente, vemos que nosso país ainda precisa avançar em muitos pontos, seja na política, na economia e no social. Poderíamos dizer que um dos fatores que limitam nosso crescimento continua a ser o mesmo que foi apresentado nos anos de 1940? Explique.
		
	
Resposta: Apesar de ainda haver grande necessidade do cumprimento das políticas públicas que contemplam EJA, serem aplicadas de forma mais prática, outras questões econômicas, sociais e políticas, de ordem histórica, colaboram para o escasso desenvolvimento do Brasil , hoje. A alfabetização hoje, não é vista apenas como forma de suprimento ou simples letramento, mas também como instrumento de trasformação do aluno. O analfabetismo não é simplesmente um problema educacional, mas social e político. Tanto a questão do analfabetismo, quanto toda a conscientização acerca da educação , que seria a responsável para a formação plena de cidadãos, ainda precisa avançar substancialmente em nosso país, e portanto se traduz como um fator importante que pode, SIM, limitar o crescimento.
	
Gabarito: Ao longo da história da EJA, percebemos que as iniciativas para erradicação do analfabetismo de jovens e adultos foram mediante campanhas e movimentos, em sua maioria isolados, que não duraram muitos anos, devido a falta de política específica para atender a essa demanda. Atualmente, as turmas de EJA estão cada vez mais escassas, professores e estudantes desmotivados, uma vez que esta modalidade, desde seus primórdios, sofre preconceito. A diminuição do índice de analfabetismo na faixa etária adulta só será diminuída quando a EJA for olhada com cuidado e respeito e sendo reconhecida como elemento que pode contribuir para a ascensão social brasileira.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): correto
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402205141)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir dos anos 2000 a incorporação de novos marcos conceituais e normativos da EJA, dava destaque a aprovação do Parecer CEB/CNE,de 11/200,considerado um novo marco na mudança de concepção de adultos passando-se de uma paradigma de educação compensatória para uma concepção continuada ao longo da vida. Nessa nova perspectiva são reconhecidos e validados os conhecimentos que se cristalizam nos ambientes não escolares.
		
	
	C) pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA
	
	D) pela escola na organização do curricuo escolar
	
	A) pelos docentes a partir de seus planejamentos
	
	E) pelos alunos a partir dos conteúdos dados em sala de aula
	 
	B) pelos alunos nos seus espaos cotidianos de vida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402196591)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expansão da educação pós-64 esteve pautada pela transferência de verbas públicas para o empresariado da educação e seguiram orientação que assegurou a adequação do sistema escolar brasileiro aos preceitos da teoria do capital humano. Identifique nas colocações abaixo a UNICA ALTERNATIVA que NÃO contempla a Teoria do capital humano.
		
	
	Educação voltada para o aumento da produtividade.
	 
	Educação voltada para a cidadania plena, autônoma e transformadora.
	
	Educação apropriado para o trabalhador ascender na escala da escolarização formal.
	
	Educação segundo essa concepção ajudaria na diminuição das desigualdades sociais.
	
	Educação encarada como investimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402278470)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na modalidade EJA  destacamos a importância do reconhecimento da diversidade e da alteridade na pratica educativa, tendo como perspectiva a aproximação da realidade dos educandos e a construção coletiva e horizontal de saberes e conhecimentos.
 
Sinalize a UNICA porposição que NÃO corresponde a estratégia didática que corrobora para essa concepção politico-pedagógica:
 
		
	
	D. A ação educativa precisa reconhecer e aproximar-se do rico, plural e singular universo de culturas e experiências dos alunos;
	
	E. A organização do currículo, a prática educativa e a visão positiva do professor em relação ao aluno de EJA são fundamentais para a construção da autonomia e do fortalecimento da identidade e autoestima;
	
	C. A prática educativa, quando denuncia a exclusão social vivenciada pelos alunos de EJA, pode promover uma ação intercultural e transformadora;
	 
	B. Ignorar as singularidades e nuances da condição de nenhuma ou de baixa escolaridade, como sendo um grande desafio para as escolas;
	
	AO    A. O cotidiano escolar deve reconhecer e valorizar a condição de trabalhador do aluno de EJA, potencializando o mesmo em sua inserção no mundo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402278257)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Mobral oferecia à população a alfabetização e as quatro primeiras séries do ensino fundamental: "Buscava-se instituir um movimento permanente de alfabetização e semiprofissionalização de adolescentes e adultos, durável enquanto persistissem as elevadas taxas de analfabetismo observadas no país" (BEISIEGEL, 1982: 174).
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
		
	 
	5.  A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
	4. Teve grande êxito nos centros urbanos principalmente pelo seu compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
	
	3. Suas concepções alfabetizadoras e suas intencionalidades políticas eram baseadas na proposta teórico-metodológica de Paulo Freire. 
	
	2. Vinculado ao MEC, estabeleceu sua estrutura dentro dos sistemas de ensino existentes. 
	
	1. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1967 pelo governo federal, era vinculado às diretrizes dos movimentos sociais populares. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402196952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao refletir as tensões e os desafios presentes na relação da juventude com a escola nos dias atuais, podemos chegar à seguinte constatação:
		
	
	O jovem não se adapta a escola porque tem um comportamento rebelde, típico dessa faixa etária de desenvolvimento.
	
	O currículo escolar tem ajudado o aluno jovem a permanecer na escola, o que o afasta da escola são as más influências, que o aproxima da violência e das drogas.
	 
	A necessidade social que impõe a antecipação ao mundo do trabalho, geralmente induz o jovem ao subemprego e o afasta da escola.
	
	Somente a expansão do acesso do jovem a escola já garante a sua permanência.
	
	Nessa faixa etária todos os jovens se adaptam a escola.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402197027)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Freire (1994) relatou que "o educador precisa partir do seu conhecimento de vida e do conhecimento de vida do educando, caso contrário o educador falha". Desta epígrafe de Paulo Freire, depreende-se que:
I- Paulo Freire sugere que o educador valorize o universo cultural do educando.
II- Os conteúdos devem ser selecionados mediante análise da cultura do alunado.
III- O educador falha quando, não obstante, despreza o universo cultural do educando.
IV- Não existe contradição entre material didático e conteúdos selecionados na EJA.
Estão corretos os itens
		
	
	I, III e IV apenas
	 
	I,II e III, apenas
	
	I,II,III e IV
	
	I e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402192996)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por que, especialmente na EJA, é fundamental que o professor construa grupos de reflexão e contribua para o fortalecimento de redes de cooperaçãono ambiente de sala de aula?
		
	
Resposta: Porque através dos grupos de reflexão e do fortalecimento de redes de cooperação no ambiente de sala de aula, é que pode-se compreender o universo socio-cultural de cada aluno, sua realidade social e suas especificidades, estabelecendo-se uma relação dialógica e crítica desse contexto, e integrando-os ao conteúdos formais. O compartilhar saberes diversos enriquece a aula e promove maior estímulo quando os conteúdos vislumbram os interesses desses alunos, suas realidades e através dos grupos de reflexão , vários assuntos podem ser incorporados, provocando a problematização, a análise crítica do mundo e desenvolvendo transformações pertinentes em suas vidas, enquanto que a cooperação aproxima esses alunos e ajuda na quebra de preconceitos e também no incentivo ao respeito das diversidades socio-culturais. O professor tem um importante papel , porque se coloca como mediador desses processos de reflexão e cooperação, onde todos ensinam e aprendem ao mesmo tempo.
	
Gabarito: a formação de grupos de estudos é fundamental para que o estudante da EJA sinta-se apoiado, tendo um grupo que se preocupa e que aprende com ele. Um grupo que ouve, fala, se identifica com ele e que interage.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): correto
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402277508)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O sistema fordista/taylorista, ao implantar a linha de produção, e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer." Este trecho, extraído de uma de nossas aulas, nos ajuda a entender as razões que levaram a criação de uma determinada: modalidade de ensino, chamada de:
		
	
	2. Ensino Médio.
	
	6. Ensino Regular
	
	1. Educação de Jovens e Adultos.
	 
	5. Ensino Técnico/Profissionalizante.
	
	3. Ensino Supletivo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402284576)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar do esforço de vários segmentos da sociedade civil, no sentido de transformar as bases em que são definidas as políticas no campo da EJA, esta modalidade de ensino ainda mantém muitas características das iniciativas do passado. Dentre estas características, merece destaque:
		
	
	B. A perspectiva tecnicista, cujos objetivos de ensino e aprendizagem são previamente definidos.
	
	A. A perspectiva libertadora, que visa à emancipação.
	
	D. A perspectiva construtivista, que visa transformar os alunos em construtores de conhecimento.
	
	E. A perspectiva tradicional, que visa a instrumentalização como manutenção do sistema.
	 
	C. A perspectiva compensatória, que visa repor o tempo de estudos perdido e qualificar para o mercado de trabalho.

Outros materiais