Buscar

AV SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0487_AV_ » SUSTENTABILIDADE Data: 18/11/2014
	1a Questão (Ref.: 201402322309)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O rastro deixado pela humanidade sobre a Terra está por toda parte. É particularmente visível e não deixa dúvidas quando observado desde o céu com o efeito smoog nas grandes cidades e chaminés de indústrias esfumaçadas, até a terra firme, com 40% das florestas naturais da superfície do planeta convertidas em áreas de criação de gado e cultivo de agricultura. As estatísticas de conversão e desmatamento são frequentemente contestadas, pois o falso orgulho nacional quase sempre distorce esses dados para que as coisas pareçam melhores do que na realidade estão, tanto para o público interno como para o externo (Dourojeanni e Pádua, 2007). Será que através de mudanças nas políticas públicas unidas e a prática do desenvolvimento sustentável poderemos reverter este cenário para melhor um dia e precisaremos tomar algumas atitudes agora?
		
	
Resposta: As políticas públicas quando regulamentam e fiscalizam ações que trabalham a favor da proteção ambiental, em conjunto com as ações sociais e econômicas no sentido de se formar uma consciência ambiental, de investir na ecoeficiêcia, de trabalhar o consumo consciente e também a prática de uma educação ambiental, de propagandas e mobilizações, do uso da P + L(produção mais limpa), são atitudes que podem sim, reverter e melhorar o cenário ambiental, e reduzir o impacto sobre o meio ambiente. É claro que se colocar no cenário nacional e mundial, como um sistema ecologicamente sustentável é prática comum, inclusive do Brasil, também podemos perceber claramente os efeitos da poluição do ar e do desmatamento, mas se faz urgente a ação do governo, das corporações e da sociedade , no sentido de minimizar os impactos sobre o meio ambiente.
	
Gabarito:
Essas atitudes têm de estar ligadas a um uso do meio natural sem excessos e com responsabilidade ambiental, para que tenhamos a sustentabilidade dos recursos e a sobrevivência humana, ou seja, o desenvolvimento sustentável.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402175894)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual texto legal abaixo, não diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares;
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano;
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial;
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402313461)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar que o desenvolvimento socialmente sustentável está centrado nas:
		
	
	cidades
	
	produções
	 
	pessoas
	
	industrias
	
	lideranças
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402176254)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A P+L envolve produtos e processos e estabelece uma hierarquia de prioridades de acordo com uma determinada sequência. Qual alternativa abaixo não corresponde a uma prioridade da P+L?
		
	
	Reuso
	
	Redução
	 
	Coleta Seletiva
	
	Reciclagem
	
	Prevenção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402174451)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo de _____________deve ser capaz não só de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	desenvolvimento econômico
	 
	desenvolvimento sustentável
	
	direito ambiental
	
	consumo consciente
	
	meio ambiente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402310656)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aumento da população e o conseqüente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais. Qual alternativa abaixo NÃO representa um desses estresses AMBIENTAIS?
		
	
	poluição dos mares
	
	desmatamento de florestas tropicais
	
	doenças infecciosas
	 
	Melhoria do desenvolvimento social
	
	danos na biodiversidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402168097)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A sustentabilidade pode ter sua aplicação em diversos níveis, como na adoção de fonte de energias limpas, que está entre as preocupações centrais. Pensando nisso, cite alguns projetos alternativos que empresas criam com essa finalidade.
		
	
Resposta: A produção e utilização da energia solar e da energia heólica, a produção do etanol que gera menos impactos ao meio ambiente, o tratamento e reutilização da água através das estações de tratamento, a redução e a reciclagem dos resíduos sólidos e líquidos.
	
Gabarito: Algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402176243)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete as lacunas da frase com a alternativa que tenha as palavras corretas, respectivamente. Os recursos ________________que compõem parte do capital ____________da Terra, podem nos fornecer uma renda biológica_____________________, desde que não usemos esses recursos mais rápido do que a natureza o renova.
		
	
	Não Renováveis; cultural; sustentável
	
	Renováveis, econômico; pobre
	
	De intervenção indireta, progressivo; enorme
	
	Renováveis; social, pobre
	 
	Renováveis; natural; indefinidamente renovável
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402175488)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
		
	
	Estocolmo, 1972
	 
	Rio Oil& Gás, 1996
	
	Moscou, 1987
	
	Rio-92
	
	Tbilisi, 1987
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402312971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns indicadores são muito úteis nos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços naturais em diversas escalas de gestão territorial. Podemos AFIRMAR que:
		
	
	Programas de acompanhamento religioso buscam identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças.
	
	Os programas de acompanhamento sócioeconomico têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural.
	
	Programas de controle de monitoramento de planos buscam como objetivo destacar mudanças de parâmetros biológicos e ambientais.
	
	Programas de acompanhamento biológico visa o monitoramento das características apresentadas pela população humana na área natural, ou em suas proximidades.
	 
	O programa de monitoramento de planos de ação específicos permitem o acompanhamento de um plano de proteção, de recuperação e de introdução de espécies da flora e fauna.

Outros materiais