Apol UNINTER
11 pág.

Apol UNINTER

Pré-visualização3 páginas
Apol de Historicidade e Políticas Públicas
Questão 1/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cOs espaços ou ambientes educativos das instituições da educação infantil constituem-se em cenários para a produção e reprodução das culturas infantis por serem espaços onde as crianças criam redes de socialização e interagem com seus pares e com os adultos\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p.154.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a preocupação com o ambiente do trabalho pedagógico dever ter seu foco em quatro dimensões distintas. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que elenca essas dimensões de forma correta:
	
	A
	Física, funcional, temporal e relacional.
	
	B
	Relacional, física, funcional e estética.
	
	C
	Temporal, funcional, física e confortável.
	
	D
	Funcional, física, relacional e equilibrada.
	
	E
	Física, funcional, temporal e harmônica.
Questão 2/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o seguinte trecho de texto:
\u201cAfinal, ao educar e cuidar de crianças pequenas, o professor não oferece apenas aquilo que sabe, mas também aquilo que é através das interações. Há uma especificidade clara no trabalho do professor de educação infantil que é a de ter a sensibilidade para as linguagens da criança, para o estímulo à autonomia [...]\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 10 out.2016.
O livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem apresenta a perspectiva de Junqueira Filho, a respeito do educar na educação infantil. Tomando como referência esse autor, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na educação infantil, educar significa conceituar crianças e professores como sujeitos-leitores uns dos outros.
II. (   ) Na educação infantil, não há interação intencional entre professor e aluno.
III. (  ) O ato de educar na educação infantil não depende de uma multiplicidade de linguagens.
IV. (  )O educar na educação infantil se realiza quando professor e aluno como interlocutores produzem um diálogo finito e ilimitado em busca do conhecimento e da intervenção sobre si e o mundo.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta. (verificar a e c)
	
	A
	V - V - F \u2013 V
	
	B
	V - F - V - V
	
	C
	V - F - F - V
	
	D
	V - F - V - F
	
	E
	V - V - V - V
Questão 3/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a seguinte afirmação:
\u201cNo primeiro ano, os bebês interagem com outros bebês, com as crianças maiores e com a professora, movimentam-se em espaços planejados para atender seus interesses e necessidades, exploram brinquedos e materiais [...]\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.p.62.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, sobre as brincadeiras e os brinquedos para bebês na educação infantil, analise as seguintes assertivas:
I. Devem utilizar os diversos órgãos do sentido.
II. Devem incluir jogos e fantoches.
III.  Devem ser utilizados objetos grandes e miniaturas.
IV. Devem estimular momentos de escuta.
São verdadeiras as assertivas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas
Questão 4/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o trecho de texto a seguir:
\u201cA música já estava presente no contexto das várias turmas, atendia vários propósitos, como a formação de hábitos e atitudes e a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo, às vezes acompanhadas por gestos corporais imitados pelas crianças, com poucas construções individuais ou coletivas ou oportunidades de expressar-se através desta linguagem\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, Jacqueline Elise. Berçário: um lugar para o início da musicalidade. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.).Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.292.
Tomando como referência os conteúdos abordados no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, relacione os eixos sobre a música na educação infantil às suas características:
1. Produção musical.
2. Interpretação.
3. Improvisação. 
4. Composição.
(   ) É a criação musical caracterizada por sua condição de permanência, seja pelo registro de memória, gravação.
(   ) Contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais.
(   ) Contempla a criação e reprodução.
(   )  É a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2 \u2013 4 \u2013 3 - 1
	
	B
	3 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 4
	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 4
	
	D
	4 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 2
	
	E
	2 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 4
Questão 5/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cChamamos esta organização do espaço pedagógico de rotina, e consideramos que, dentre inúmeras possibilidades, a rotina deve oferecer às crianças momentos onde elas possam desenvolver diferentes atividades e adquiram habilidades que fazem parte de seu cotidiano\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/JISLAINE%20CRISTINA%20DE%20OLIVEIRA%20SANTOS.pdf . Acesso em 10 out.2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, sobre as propostas dos espaços físicos das instituições, analise as assertivas a seguir:
I. Devem ser coerentes com a proposta pedagógica da escola.
II. Devem estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
III. Seguir a legislação pertinente com relação aos espaços físicos é optativo, pois nem toda instituição tem recursos para implementar as diretrizes legais.
IV. Devem ser coerentes com a diversidade climática regional.
São corretas a assertivas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, II e III, apenas.
Apol de Metodologia do Ensino de Educação Física
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere a seguinte passagem de texto:
\u201cA importância da Educação Física no contexto escolar deve-se ao fato de a escola ser a maior agência educativa, depois da família, com capacidade para influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuem para um harmonioso desenvolvimento pessoal e social\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF - Conselho Federal de Educação Física.  Capítulo I: Educação Física Escolar: Definições, procedimentos e desafios. OLIVEIRA, Antonio Ricardo Catunda de; SARTORI, Sergio Kudsi; LAURINDO, Elisabete (Org.). Recomendações para a Educação Física Escolar, 2014. p.17.   <http://www.listasconfef.org.br/arquivos/RECOMENDACOES_PARA_A_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR2.pdf>. Acesso em 08 jun. 2016.
Conforme apresentado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, referente ao ensino da educação física, analise as afirmativas a seguir:
I.   A educação física proporciona