Buscar

AVALIAÇÃO CONSULTORIA INTERNA DE RH...2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

valiação: GST0341_AV_ » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: lana
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 4,9        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 10:34:50
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201201688161)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Peter Drucker(200), a Era do conhecimento está emergindo e, diferentemente da Era industrial, nesta nova sociedade a criação e gerenciamento do conhecimento serão fatores decisivos no ambiente competitivo. Conforme o texto citado sobre a ¿Era de conhecimento¿ o foco é no ambiente, apresente uma característica da antiga gestão da " Era industrial."
	
	
Resposta: o conhecimento da antiga gestão na era industrial o foco no ambiente interno.
	
Gabarito: A característica da antiga gestão da" Era industrial." o foco era interno.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201201720935)
	Pontos: 0,4  / 1,5
	O mundo tecnológico em que vivemos tem proporcionado muitas facilidades para a sociedade. Por outro lado, a tecnologia também criou uma certa urgência para tudo, pois ela facilitou a comunicação. Então, de repente, tudo é "para ontem". Essa velocidade pressiona as organizações que são, em boa parte, agentes dessa urgência, em contrapartida, elas são obrigadas cada vez mais a se aperfeiçoar e a mudar para continuar no negócio. Curiosamente, estamos percebendo que não são os computadores, , nem mesmo a tecnologia, os principais recursos, mas as pessoas. É o capital humano, e não o capital patrimonial que faz a diferença nas organizações. De forma clara e objetiva: a) defina o que significa a expressão capital humano; b) qual a importância do capital humano para as organizações; e, c) quais os meios para se valorizar ainda mais o capital humano nas organizações?
	
	
Resposta: O capital humano nas organizações reperesenta a pessoa qualificada,treinada,com conhecimentos básicos para trabalhar em setores,habilidades para llidar como dia dia da empresa,atitude para novos desafios, quere fazer parte de um grupo crescente dentro da organização para um futuro promissor.
	
Gabarito: a) O conjunto de pessoas que cada organização possui, seus empregados, b) são as pessoas que formam o caráter da organização, diferencial que não pode ser copiado por outra. c) programas de benefícios, treinamento e desenvolvimento, premiação por desempenho e afins.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201201551847)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como Consultor responsável pela elaboração de um projeto de Revisão de Estrutura na rede de farmácias - Pharmus você adotaria quais etapas para desenvolver a sua proposta?
	
	
	a) Levantamento, Diagnóstico e Desenvolvimento
	
	b)Diagnóstico, Aplicação e Revisão
	
	c) Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	
	d) Diagnóstico, Desenvolvimento e Aplicação
	 
	e) Levantamento, Diagnóstico, Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201201719475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de:
	
	
	identificar as necessidades dos Analistas de Sistemas; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades dos fornecedores; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades dos Assessores; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades dos concorrentes; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	 
	identificar as necessidades do cliente; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201201578450)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Atuar de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais, usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Caracteriza a consultoria:
	
	
	Autônoma
	
	Exclusiva
	 
	Organizacional
	
	Interna
	 
	Associada
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201201578404)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Definição do Papel do Consultor Interno se caracteriza por proporcionar:
	
	
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
	
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	 
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno de forma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
	 
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201201717111)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os processos de consultorias internas visam à promoção de mudanças, o que pode ocasionar um comportamento resistente em muitos empregados. Como a área de Recursos Humanos deve trabalhar para evitar esta situação?
	
	 
	Conscientizando de forma transparente os diversos níveis de colaboradores para o processo.
	
	Designando apenas consultores internos, que já possuem um vínculo com os demais colaboradores.
	
	Envolvendo no processo unicamente colaboradores que estejam profundamente motivados com a organização.
	
	Utilizando somente consultores externos, que serão mais respeitados pelos colaboradores.
	
	Esta é uma questão muito complexa, de forma que não há como atuar preventivamente.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201201578550)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As combinações dos recursos tangíveis e intangíveis resultam nas capacidades, que são as habilidades que a empresa tem de organizar os recursos para se chegar a uma proposição desejada. Sabendo utilizar as capacidades, a empresa pode conseguir uma vantagem competitiva sustentável. Porém, nem sempre os recursos e capacidades de uma empresa são bens estratégicos. Alguns recursos, quando faltosos, podem ser o ponto fraco de uma empresa,dentre esses:
	
	
	Capacidade de integração de seus recursos
	 
	Recursos financeiros para investir em capital humano capacitado ou em equipamentos
	
	Capacidades substituíveis difíceis de imitar
	
	Conjunto de recursos não estratégicos
	
	Combinações dos recursos tangíveis e intangíveis
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201201578359)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A utilização de um consultor externo gera inúmeras vantagens exclusivas para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor interno. Dentre as quais, podemos citar como principais vantagens do consultor externo:
	
	
	Participaçãoefetiva no processo como um todo, pois faz parte da organização e participa e acompanha o planejamento e implantação do processo.
	
	Alto grau de conhecimento dos aspectos e fatores informais existentes na organização, que são alavancadas ou retardantes das ações e resultados precisos e reais.
	 
	Maior experiência e conhecimento diversificado, porque ele pode realizar o mesmo tipo ou natureza de trabalho em diferentes ramos de atividade em várias organizações.
	
	Facilidade para corrigir eventuais desvios ou avaliar o desempenho e os resultados haja vista sua presença constante na organização.
	 
	Maior acesso as pessoas e grupos da organização, facilitando a comunicação e o processo de implantação por trabalhar na organização.

Outros materiais