Buscar

AV2014-3Legislacaotributaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0278_AV_ » LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	
	 1a Questão (Ref.: 201301861137)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta. A lei que institui um tributo e atribui a uma pessoa a obrigação de realizar o pagamento deste tributo será considerado de acordo com o Código Tributário Nacional:
		
	
	o contribuinte do tributo, independentemente de ter relação pessoal e direta com a situação vinculada ao fato gerador.
	
	o responsável pelo pagamento do tributo.
	
	o sujeito ativo responsável pelo pagamento do tributo.
	
	o responsável pelo pagamento em função de ter uma relação direta e pessoal com a situação vinculada ao fato gerador.
	 
	o sujeito passivo, independentemente de ter relação pessoal e direta com a situação vinculada ao fato gerador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301306717)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código Tributário Nacional é considerado:
		
	
	Lei ordinária.
	 
	Lei complementar.
	
	Decreto-lei.
	
	Instrução normativa.
	
	Tratado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301855405)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acerca do que estudamos sobre as Obrigações Tributárias, analise as asservativas abaixo e marque a que for INCORRETA.
		
	 
	Obrigação Principal em Direito Tributário significa a obrigação de dar. A obrigação Principal sempre será uma quantia em dinheiro. Obrigação de dar dinheiro, onde o dar obviamente não tem significado de doar, mas de adimplir o dever jurídico.
	
	O objeto da obrigação tributária principal, vale dizer, a prestação à qual se obriga o sujeito passivo, é de natureza patrimonial.
	
	Obrigação Acessória no Direito Tributário significa a obrigação de fazer, não fazer e tolerar, portanto, o seu objeto nunca se caracteriza como obrigação patrimonial.
	 
	São exemplos de obrigação principal: Exemplo ¿ Emitir Nota Fiscal, fazer escrituração nos livros contábeis, fazer inscrição no cadastro de contribuintes (FAZER), não receber mercadoria sem nota fiscal (NÃO FAZER), se submeter a fiscalização (TOLERAR).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301332788)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção correta.
		
	
	As contribuições para a seguridade podem ser exigidas imediatamente, por não se lhe aplicar a anterioridade da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado em relação ao exercício financeiro da cobrança.
	
	Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão reter a contribuição federal, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício desses, de sistemas de previdência e assistência social.
	
	Compete supletivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.
	 
	A instituição das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas depende de lei complementar de caráter geral que defina o fato gerador e a base de cálculo.
	
	Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, a pessoa física que preste serviços à empresa não podem ser objeto da contribuição para a seguridade social por constituírem base de cálculo de outra exação, o imposto de renda.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301525691)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou ação fiscal na empresa XYZ, em 20 de junho de 2002, para verificar o cumprimento de obrigações tributárias, inclusive o recolhimento de contribuições devidas à seguridade social, ocasião em que foi lavrado o respectivo termo de início de fiscalização. No referido termo, o agente fiscal do INSS intimou a empresa a apresentar os documentos comprobatórios de escrituração em seus livros, bem assim os comprovantes de recolhimento das contribuições devidas. Em 15 de julho de 2002, percebendo que poderia ser apenado por haver cometido infração à legislação pertinente, consistente no fato de ter deixado de recolher aos cofres públicos contribuição descontada de seus empregados, o representante legal da empresa, antes mesmo de apresentar à fiscalização os documentos solicitados no termo inicial de fiscalização, denunciou espontaneamente a infração, incluindo em tal denúncia a prova de recolhimento aos cofres do INSS do valor integral da contribuição, acrescido dos juros de mora exigidos por lei. É sabido que a referida contribuição, recolhida pelo sujeito passivo, submete-se à modalidade de lançamento por homologação. Com base nos elementos ora apresentados e tendo em vista a legislação pertinente à matéria, é correto afirmar que a responsabilidade pela infração cometida:
		
	
	possibilitará que haja condenação do agente pela prática de crime de sonegação fiscal, considerando-se que deveria ter sido pago, inclusive, o valor da multa de mora incidente sobre a contribuição recolhida fora do prazo fixado em lei.
	
	não pode remanescer na esfera administrativa do INSS, considerando-se que o pagamento integral da contribuição e dos juros de mora devidos extingue a punibilidade criminal do agente.
	
	não ficou excluída, porquanto a autoridade administrativa competente do INSS deveria, previamente ao pagamento, arbitrar o montante do valor da contribuição devida, em consonância com as normas legais reguladoras do lançamento por homologação.
	 
	ficou excluída, considerando-se que houve denúncia espontânea da infração, acompanhada do pagamento integral da contribuição e dos juros de mora.
	 
	não ficou excluída, pois não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início do procedimento de fiscalização, ainda que tenha sido pago o valor integral da contribuição e dos juros de mora devidos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301518752)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As imunidades devem estar expressas:
		
	 
	d) na Constituição Federal
	 
	b) em Lei Complementar Federal
	
	e) em Resoluções do Senado Federal
	
	a) em Convênios Interestaduais
	
	c) em Lei Complementar Estadual
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301527634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo:
		
	
	pela legislação
	
	pela criação do tributo
	 
	pelo lançamento
	
	pela arrecadação
	
	pelo pagamento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301464180)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre competência constitucional em matéria tributária, é correto afirmar, EXCETO:
		
	 
	a isenção equivale a incompetência tributária para instituir tributos sobre determinados fatos geradores, estando regulada na Constituição Federal.
	 
	a competência para instituição do ITR é da União, mas a capacidade poderá ser transferida aos Municípios que optarem pela arrecadação e fiscalização deste tributo, nos termos da lei.
	
	as competências para instituição de impostos são classificadas como legislativas exclusivas e não podem ter seu rol ampliado.
	
	a competência para instituição do ISS é municipal e do ICMS é estadual.
	
	a competência tributária é indelegável, inalienável, imprescritível, irrenunciável e inalterável.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301537045)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	De acordo com o estudado na Aula 03 quem são as pessoas da Obrigação Tributária?
		
	
	Gabarito: Sujeito Ativo: pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento (Artigo 119 do CTN). É aquele que, por exemplo, pode promover execução fiscal, arrecadar ou fiscalizar tributos, executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária (artigo 7º do CTN). São Pessoas de Direito Privado. As pessoas naturais não podem ser qualificadas como sujeitos ativos de obrigação tributária. Sujeito Passivo: pessoa natural ou jurídica que tem o deverde cumprir a obrigação principal, que é pagar, contribuir (Artigo 121 do CTN). Pode ser: ¿ Contribuinte: quando tem relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; ¿ Responsável: quando, sem revestir condição de contribuinte, sua obrigação decorra de Lei.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301336047)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Diga o que é lançamento e explique as suas modalidades.
	
Gabarito: É o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível ¿ art. 142 CTN. O lançamento é ato privativo da Fazenda Pública credora da obrigação e obrigatório para a autoridade tributária, sob pena de responsabilidade funcional. No procedimento de lançamento é identificado o sujeito passivo e apontado o montante do tributo devido, aplicando-se a alíquota sobre a base de cálculo, surgindo assim o valor do crédito tributário. O lançamento deve ser notificado ao sujeito passivo, e só poderá ser alterado se este o impugnar, ou por meio de recurso de ofício, ou ainda por iniciativa da autoridade administrativa, nos casos autorizados pelo art. 149 CTN. São três as espécies de lançamento: - Direto; - Por declaração; - Por homologação No lançamento direto, também denominado ex officio, a Fazenda Pública já dispõe de todas as informações necessárias, e procede ao lançamento diretamente, como ocorre no IPTU, a Fazenda sabe o valor venal do imóvel, é só aplicar a alíquota. No lançamento por declaração o sujeito passivo tem a obrigação legal de prestar informações para a Fazenda Pública que depois efetuará o lançamento. No lançamento por homologação o sujeito passivo deve prestar as informações e deve também pagar antecipadamente o tributo, sem o prévio exame da autoridade administrativa. Posteriormente a Fazenda faz o lançamento homologatório, concordando ou não, como ocorre no IPI, ICMS e no próprio IR. Não havendo outro prazo em lei especial, a homologação deverá ocorrer em cinco dias a contar da data do fato gerador.

Outros materiais