Buscar

Esgoto tratado abastecerá SP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esgoto tratado abastecerá SP
O Governo de São Paulo, a partir de 2016, vai colocar em represas água reciclada, reaproveitando a já utilizada e descartada pela população, para tentar depender menos das chuvas, que nos anos recentes estiveram bem escassas no Estado. O primeiro reservatório contemplado será o de Guarapiranga, que abastece a Zona Sul da capital paulista. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem a construção de um estação de tratamento de água de reúso. 
 
O empreendimento, que deve ser implantado na marginal Pinheiros, perto da ponte João Dias, deve ficar pronto em dezembro de 2015. Nesse projeto, as tubulações vão levar o esgoto até a estação. Depois de os efluentes serem tratados por métodos considerados modernos pelos especialistas, serão lançados em um córrego, que vai desaguar na represa.
Toda a água represada, nesse caso, tanto a da chuva quanto a de reúso, serão purificadas nas estações de tratamento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S.A. (Sabesp). E, depois, encaminhada para o abastecimento público. Existe o projeto de mais uma estação hídrico de reúso, que previsto para o rio Cotia, na Grande São Paulo.
 
Nível em queda
As represas do Sistema Cantareira, de Guarapiranga e do Alto Tietê voltaram a registrar mais uma queda ontem no nível hídrico. De acordo com a Sabesp, o Cantareira opera com 11,8% de sua capacidade.
 
Por conta das chuvas, o reservatório perdeu 0,1 ponto percentual. Normalmente, cai 0,2 ponto percentual por dia. No Alto Tietê e no de Guarapiranga também foram registradas reduções nos níveis dos reservatórios. O Alto Tietê opera com 8,6% enquanto na terça-feira, o índice era de 8,7%. Na Guarapiranga, caiu de 37,9% para 37,5%, respectivamente.
O efeito esponja é um dos problemas que devem retardar a recuperação do Cantareira, constituído de seis barragens abastecedoras da Região Metropolitana paulistana Com as represas esvaziadas, parte do solo argiloso que antes ficava submersa está agora exposta e seca.
Na prática, as chuvas precisam encharcá-lo antes que ele consiga armazenar a água. Por isso, o regime de chuvas é um fator primordial no ritmo de recuperação dos reservatórios. Elas precisam ser contínuas. A chegada de uma frente fria no Leste e Sul do Estado deve trazer nesta semana pancadas de chuvas. (das agências de notícias)

Outros materiais