Buscar

Avaliação de ARHII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0556_AV_200902075121 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 200902075121 - LUCINADE MARQUES DA SILVA OLIVEIRA 
	Professor:
	ANDREA GOMES BITTENCOURT
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 10:28:03 
	
	 1a Questão (Ref.: 200902215524)
	5a sem.: Administração de Cargos e Salários
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As empresas estão começando a compreender que o salário não deve mais ser considerado apenas em termos de cargos específicos e resultados financeiros correntes. A remuneração deve estar ligada às pessoas, ao desempenho individual e em equipe e à visão e aos valores organizacionais mantidos por esse desempenho. Uma estratégia de remuneração eficientemente projetada e cuidadosamente alinhada com certeza não tornará todos os funcionários felizes e satisfeitos, nem eliminará todos os problemas comportamentais de uma empresa. Essa estratégia, no entanto, auxiliará muito na melhora do desempenho e dos resultados. Nesse sentido, enumeramos três opções abaixo que podem ou não expressar os principais objetivos da Administração de Cargos e Salários: I. manter os equilíbrios internos (assegurado pela avaliação e classificação de cargos) e externos (assegurados pelas pesquisas salariais) da organização. II. determinar estruturas salariais capazes de atrair o tipo de mão de obra que a empresa precisa. III. a manutenção de equilíbrio entre os interesses financeiros da empresa, suas obrigações econômico-sociais e sua política de relações com os empregados e a satisfação dos empregados. Marque a afirmativa correta: 
		
	
	todas estão corretas. 
	
	I e II. 
	
	I e III. 
	
	Somente a I. 
	
	II e III. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902657589)
	sem. N/A: PROCESSO DE COACHING
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As empresas requerem trabalho de equipe: o coaching favorece a manutenção de sólidos relacionamentos, pois envolve também a valorização das competências individuais de cada membro da equipe. Para atender às expectativas e resultados da organização é preciso considerar alguns aspectos relacionados às pessoas. Somente um item não está dentro do contexto. Identifique essa alternativa.
		
	
	Apesar das diferenças individuais, as pessoas que trabalham em organizações pensam e agem em função do que a organização orienta.
	
	As pessoas são diferentes, em função de seus valores, crenças, costumes, portanto não apresentam o mesmo resultado aos mesmos resultados.
	
	As pessoas precisam ser acompanhadas em seus períodos de transição na organização.
	
	Há pessoas que têm automotivação, enquanto outras, precisam de muitos estímulos externos para saírem do estágio de acomodação.
	
	Pessoas bem orientadas têm condições de "caminhar sozinhas", ou seja, se autodesenvolver.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902334191)
	sem. N/A: Avaliação de Desempenho e Potencial.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Bergamini (1986, p.59), cita as causas das diferenças individuais de desempenho no trabalho como sendo: 
I - porque já nasceram diferentes umas das outras; são as chamadas variáveis inatas. 
II - porque os gestores têm suas referências individuais entre seus empregados; são chamadas variáveis gerenciais. 
III - porque passaram por experiências de vida diferentes; são as chamadas variáveis adquiridas. 
IV - porque os salários não sendo os mesmos propiciam que as pessoas se revoltem e produzam segundo aquilo que lhes é pago; São chamadas variáveis financeiras. 
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas: 
		
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	I e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902222862)
	4a sem.: Salário e Remuneração
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em reunião com um microempresário, o contador tenta lhe explicar a diferença entre Salário e Remuneração e argumenta da seguinte forma: 
		
	
	Salário é o valor base pago diretamente pelo trabalhador, não envolvendo terceiros. Enquanto Remuneração, segundo o Art. 457 da CLT, é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, que envolve o salário adicionado das horas extras pagos pelo empregador. 
	
	Salário é o valor estipulado para pagamento pelo trabalho prestado e é pago diretamente pelo trabalhador, podendo envolver terceiros. Já a Remuneração, segundo o Art. 457 da CLT, é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, que envolve o salário adicionado de comissões sem computar as horas extras e as gorjetas e abonos que por acaso o trabalhador faça juz. 
	
	Salário é o valor base que o trabalhador recebe e que recolhe o FGTS. Enquanto Remuneração, segundo o Art. 457 da CLT, é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, que envolve as comissões, porcentagens, horas extras, gratificações, gorjetas e abonos pagos pelo empregador. 
	
	Salário é o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado e é pago diretamente pelo trabalhador, não envolvendo terceiros. Enquanto Remuneração, segundo o Art. 457 da CLT, é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, que envolve o salário adicionado de comissões, porcentagens, horas extras, gratificações, gorjetas e abonos pagos pelo empregador. 
	
	Salário é o valor referência que a empresa paga ao seu empregado. Já a Remuneração, segundo o Art. 457 da CLT, é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, que envolve o salário adicionado de das gorjetas recebidos pelo empregado dos clientes. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902215302)
	1a sem.: Cargos e Salários
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O trabalhador no exercício de ofício nas empresas ou organizações que trabalha, necessita de habilidades e competências que irá depender das características da função. Qual das opções abaixo define melhor o que é cargo?
		
	
	É o conjunto de atributos que a pessoa tem no exercício de sua função. 
	
	É a forma que o trabalhador tem para se inserir no processo de produção. 
	
	É a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, o ocupante, que podem ser englobadas num todo unificado e que figura uma posição definida no organograma da empresa. 
	
	É a estrutura que se insere o empregado quando no exercício de sua atividade dentro da empresa. 
	
	É a composição de todos os requisitos que uma pessoa possui quando vai desempenhar uma atividade dentro da empresa. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902334200)
	sem. N/A: Benefícios como incentivos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os principais benefícios financeiros obrigatórios por lei são os descritos nas alternativas abaixo, exceto:
		
	
	13º salário
	
	Complementação do salário nos afastamentos prolongados por doenças, etc.
	
	Reembolso da Assistência médico-hospitalar
	
	1/3 proporcional ao salário referente a férias
	
	Férias remuneradas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902333845)
	sem. N/A: Integração
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o Processo de Integração das pessoas nas organizações, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito.
		
	
	Podem ser apresentados no momento da Integração os aspectos disciplinares da empresa e o regulamento de pessoal, além dos benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários.
	
	Neste momento, o chefe deve mencionar o que espera do novo colaborador em relação às suas funções: o que ele deve fazer, como deve fazer, quando e por que fazer.
	
	Entre os principais temas abordados na ambientação estão os cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador na preservação de sua integridade física no trabalho, já que as organizações não têm o dever de se preocupar com essas questões.
	
	O superior imediato deve ser acolhedor, deve dar as boas-vindas ao recém-admitido, mostrando-se interessado por ele, ressaltando a sua importância paraa empresa e apresentando-o à sua equipe.
	
	O chefe deve conversar sobre as responsabilidades que o novo funcionário terá sobre materiais, máquinas, valores e sobre a sua própria segurança.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902333978)
	sem. N/A: MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"Promover a compreensão da organização como um sistema integrado, onde as partes interagem para se fazer cumprir os objetivos organizacionais." Explique o significado e importância desta frase dentro do contexto organizacional.
		
	
Resposta: Sistema integrado quer dizer que dentro da organização tem que haver um relacionamento entre os funcionários de interagir sempre uns com os outros de forma que um sistema ligue com o outro, tendo como objetivo principal o melhor resultado possível para a organização. Quando dentro de um empresa ou organização se interagem uns com os outros, unindo com os mesmosm objetivos, se relacionando bem dá a organização sempre resultados positivos. Pois um sistema tem que estar interagido.
	
Gabarito: 
A organização é um sistema integrado que para ter sucesso precisa que todos os seus subsistemas tenham relação de interdependência para ficarem alinhados com as estratégias de negócio e caminhem todos na mesma direção. Sem a integração das partes com certeza haverá comprometimento do sistema todo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902333296)
	sem. N/A: SAÚDE OCUPACIONAL
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	O que vem a constituir um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)?
		
	
Resposta: Visa o comportamento físico e mental, atitudes, relacionamento e convivencia uns com os outros dentro de organização. A maneira com o indivíduo se comporta diante de problemas complicados, o dia dia com o estresse. POis o psicológico muitas vezes pode acabar com a vida de um funcionário dedicado.
	
Gabarito: Trata-se de um programa que visa estabelecer condições para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da eventual existência de casos de doenças ocupacionais. A norma estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte dos empregadores, de ações de preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional. Em resumo, o PCMSO visa garantir a integridade física dos seus colaboradores e manter um ambiente de trabalho sadio, prevenindo a ocorrência de doenças ocupacionais. A tendência é que as empresas adotem de forma intensiva as determinações desta legislação, motivadas - por um lado - pela obrigação legal e, por outro lado, pela crescente ofensiva dos órgãos reguladores no sentido de punir com pesadas multas os empregadores que insistem em não adotar estas determinações legais. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902222899)
	sem. N/A: Benefícios concedido aos empregados
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um pequeno empresário estava fazendo uma reunião com o seu contador, para se orientar quanto aos planos de expansão de seus negócios. Suas atividades estavam prosperando e ele estava para passar de pequeno para empresário de médio porte. Diante desse novo quadro, ele precisava atrair mão de obra mais qualificada e para tanto, precisava saber mais detalhes sobre que a empresa pode oferecer para o trabalhador e não ser considerado benefício para não ter que ser incorporado ao salário como custo fixo. Segundo a CLT, art. 458, parágrafo 2 (na redação dada pela Lei 10.243/2001), não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: I ¿ vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço; II ¿ educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático; III ¿ transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público; IV ¿ assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; V ¿ seguros de vida e de acidentes pessoais; VI ¿ previdência privada. 
		
	
	I, III, IV, VI
	
	todos os itens.
	
	II, III, V, VI
	
	III, IV, V, VI
	
	I, II, III, IV

Outros materiais