Buscar

Psicologia da Aprendizagem e do desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201401253351 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401253351 - MÔNICA PEREIRA DA SILVA FARIAS
	Professor:
	DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 9018/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 18:06:31
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201401869826)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmações abaixo comparando os dois grandes teóricos do desenvolvimento humano Piaget (desenvolvimento cognitivo) e Vygotsky (desenvolvimento psicossocial), e marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	Piaget e Vigotsky consideram o SER ativo e que constantemente criam hipóteses sobre seu ambiente
	
	Piaget privilegia a maturação biológica enquanto Vigotsky privilegia o ambiente social
	
	Para Piaget os conhecimentos são elaborados pela criança conforme seu estágio de desenvolvimento enquanto que para Vigotsky o conhecimento parte do social para o individual através da interação da criança com os adultos
	
	Enquanto que para Piaget a aprendizagem tem pouco impacto sobre o desenvolvimento pois é subordinada a este, para Vigotsky quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento
	 
	Piaget enfatiza o processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem enquanto Vigotsky apresenta uma tendência hiperconstrutivista com ênfase no papel estruturante do sujeito
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201401519804)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A superação do egocentrismo é uma importante característica do estágio de desenvolvimento cognitivo Operatório Concreto discutido por Jean Piaget. Assinale outro importante esquema de conhecimento desenvolvido nesta fase.
	
	
	criação de imagens mentais
	 
	criação de hipóteses sobre temas nunca experimentados.
	 
	conservação da massa, volume e substância.
	
	conservação do objeto permanente
	
	desenvolvimento da percepção e da memória pela aquisição da linguagem.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201401449992)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	David Ausubel estudou acerca da aprendizagem significativa. Em sua concepção são necessárias três condições para que ocorra a aprendizagem significativa. Analise as afirmativas abaixo considerando essas condições e marque a resposta correta.
	
	
	O material instrucional não precisa conter, necessariamente, subsunçores, pois a relação entre eles e o novo conhecimento é totalmente arbitrária .
	
	O novo conteúdo deve ser apreendido de forma isolada para que não seja influenciado por aprendizagens realizadas anteriormente.
	
	O conteúdo deve possuir conceitos e não precisa ser estruturado de forma lógica.
	 
	Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário que haja a vontade do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já existente.
	
	O material de estudo deve ser apresentado ao aluno de forma lenta para que ele possa organizar os processos de auto-aprendizagem.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201401518075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A genética sempre foi considerada um importante elemento na compreensão sobre a capacidade de aprendizagem e do desenvolvimento da inteligência. Como essa relação pode ser explicada pela concepção sócio-interacionista do desenvolvimento?
	
	
	a genética não é tão importante para essa concepção, pois trabalham com a modelização dos comportamentos aprendidos através da ação de reforços.
	
	a genética é mais importante que as experiências sócio-culturais.
	
	a genética é muito importante porque os mecanismos de herança genéticas permitem transmitir apenas as características mais evoluídas dos seres humanos.
	
	os fatores ambientais são mais importantes que os genéticos porque o homem não apresenta instintos nem qualquer característica comportamental prevista geneticamente.
	 
	a genética é tão importante quanto os fatores relacionados ao meio ambiente já que eles se inter-relacionam o tempo todo.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201401309012)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As crianças precisam de uma família e todas as famílias devem oferecer suporte. Os pais são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mesmo as famílias diferindo quanto à estrutura, ela ocupa uma função fundamental. Pensando na importância da família no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 11 anos, está INCORRETO afirmar que:
	
	 
	as crianças em idade escolar são afetadas pela estrutura familiar que é a única estrutura que apresenta possibilidades de sucesso ou fracasso do aluno.
	
	as famílias de estilo aberto valorizam as contribuições de todos os membros, inclusive das crianças.
	
	satisfação das necessidades básicas, encorajamento da aprendizagem, desenvolvimento da autoestima, estímulo à amizade com os colegas e proporcionar harmonia e estabilidade são aspectos fundamentais proporcionados pela família.
	
	a estrutura familiar é definida como o relacionamento legal e genético entre adultos e seus filhos.
	
	fatores interno e externo são elementos determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201401849054)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana Carolina fez dois anos de idade e já tem pleno domínio da linguagem oral, desenha de forma celular e mostra uma riqueza em suas interações lúdicas. Sua professora está fazendo o seu relatório de avaliação semestral e deseja colocar a fase do desenvolvimento cognitivo que Ana Carolina está, bem como uma característica principal desta fase de acordo com a teoria de Jean Piaget. Qual das alternativas abaixo responde corretamente às questões da professora?
	
	
	Lógico-simbólico e superação do egocentrismo
	 
	Pré-operatório e desenvolvimento linguístico
	
	Pré-operatório e pensamento abstrato
	
	Sensório-motor e egocentrismo
	
	Operatório-concreto e desenvolvimento linguístico
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201401351366)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carla explicou aos familiares que vieram à reunião pedagógica que a avaliação, numa concepção construtivista de estruturar o cotidiano educativo, não está centrada apenas naquilo que o aluno aprendeu, mas também na avaliação, da participação do aluno, de todo o processo de construção do conhecimento. Das questões abaixo qual complementa essa explicação da professora de forma correta?
	
	
	A avaliação mistura tanto aspectos objetivos quanto subjetivos, pois prepara o aluno para resolver problemas cotidianos, como também, para se preparar para os exames nacionais que avaliam o colégio.
	
	A construção do conhecimento é um processo que depende do mérito dos alunos. A nota é indicativa do grau de competitividade interna que esse aluno tem e usa para construir conhecimento no grupo.
	 
	A avaliação é feita diariamente, pois o foco é o processo de construção de conhecimento e a participação do aluno nele. A nota é um indicador quantitativo de uma observação qualitativa, feita diariamente.
	
	A avaliação foca seu objetivo na criação de um ranking dos alunos mais bem adaptados ao colégio, sua proposta é ajudar o aluno a perceber o quanto o seu esforço individual é recompensado quantativamente.
	
	O mais importante não é a nota que o aluno tira, é o fato de ele participar das atividades que são construídas em grupo e poder se tornar um líder, competitivo e que procure superar as suas dificuldades ao longo dos dias.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201401309177)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora fez a mediação pedagógica, incentivando os alunos a trabalhar em dupla, "para que pudessem aprender mais". Ao fazer esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo:
	
	
	inato
	
	empírico
	 
	social
	
	condicionantereativo
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201401328414)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Duas professoras ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, ao ensinar Ciências, adotam procedimentos metodológicos bastante diferenciados, conforme descrito a seguir. A professora A realiza as atividades experimentais sugeridas pelo livro didático e só aceita como resultados dos exercícios as respostas que o Livro do Professor apresenta, sob o argumento de que experimentos científicos só admitem uma resposta correta. A professora B realiza os mesmos experimentos propostos pelo livro, porém enfatiza a provocação de conflitos e a contraposição de ideias; os resultados são discutidos e comparados com os de outros experimentos realizados em sala de aula e com resultados de pesquisas recentes divulgadas pelos meios acadêmicos e pela mídia. Procura, ainda, aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. Na sua concepção,  qual professora obterá maior êxito no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista alcançar objetivos educacionais mais amplos, críticos e democráticos? Partindo dos estudos de Vygotsky, justifique sua resposta.
	
	
Resposta: A professora B terá mais chances de alcançar exito, pois os alunos estão sendo mediados por ela para que eles próprios construam o conhecimento com base na experimentação, partindo de conhecimentos prévios dos próprios alunos.
	
Gabarito:
A professora B. Cabe ao professor promover a articulação dos conceitos espontâneos da criança com os científicos veiculados na escola, de tal forma que, de um lado, os conceitos espontâneos possam inserir-se em uma visão mais abrangente do real, própria do conceito científico, e, de outro lado, os conceitos científicos tornem-se mais concretos, apoiando-se nos conceitos espontâneos gerados na própria vivência da criança.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201401328046)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Carla é uma professora da rede municipal de Macaé, município da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um importante polo petroquímico. Ao trabalhar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como um dos conteúdos curriculares, Carla preferiu levar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental para conhecerem a proposta de uma empresa que ganhou vários prêmios pela qualidade da exploração dos seus recursos naturais sem prejudicar a natureza ou trazer impactos negativos ao meio ambiente. Para que a aprendizagem dos alunos de Carla seja realmente significativa, qual elemento precisa ser resgatado com os alunos durante o processo de aprendizagem?
	
	
Resposta: É Necessário que haja uma preocupação com os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, pois só há aprendizagem significativa quando o novo conhecimento é ancorado em conhecimentos prévios.
	
Gabarito: Toda aprendizagem significativa deve ser iniciada com os conhecimentos prévios que os alunos já têm sobre o tema e a partir dele, trazer novos conhecimentos científicos

Outros materiais