Buscar

Fundamentos das Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: CCJ0100_AV_201401253351 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401253351 - MÔNICA PEREIRA DA SILVA FARIAS
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 6,7        Nota de Partic.: 1,7        Data: 21/11/2014 17:07:08
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201401546154)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Na terceira década do século XIX houve uma intensificação das crises econômicas e das divergências entre as classes sociais. Os trabalhadores franceses passaram a contestar o sistema capitalista, mas foram violentamente reprimidos pela burguesia, a qual acreditava que seria muito difícil criar uma ordem social estável e organizada. Nesse sentido, o contexto socioeconômico influenciou a emergência da Sociologia? Justifique sua resposta.
	
	
Resposta: Sim, as ciências sociais nasceram da necessidade de se entender a dinâmica social, as relações humanas e apontar soluções possíveis para o contexto social.
	
Gabarito: Percebe-se, portanto, que a Sociologia se formou a partir de um contexto histórico-social complexo e bipolarizado. Primeiramente, ela assumiu o papel intelectual de repensar o problema da ordem social, enfatizando a necessidade da existência de instituição como a autoridade, a família, a hierarquia a destacando a importância teórica delas para o estudo da sociedade.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201401851459)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
	
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si, ou seja, não são passíveis de articulação teórica.
	
	a socialização é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois os humanos transmitem a herança cultural recebida através dos genes.
	
	de forma similar aos demais animais, o processo de vida dos seres humanos é guiado por instintos hereditários rígidos.
	 
	existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
	
	os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são pouco variáveis e não suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201401862159)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é:
	
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica e não representa a superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado após superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201401862361)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na segunda metade do século XIX a "antropologia de gabinete" é questionada. Afinal, como falar sobre uma cultura que nunca se viu? Como descrever eventos que nunca se vivenciou? Com esses questionamentos nasce uma nova prática na antropologia que tem características próprias das Ciências Sociais e é chamada de
	
	
	Relativista
	 
	Estudo de caso
	
	Antropologia de Gabinete
	 
	Etnografia
	
	Etnocêntrica
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201401869564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Weber, cada indivíduo age socialmente levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos interesses racionais ou da emotividade. Ou seja, cada indivíduo orienta suas ações (motivado e dá um sentido para suas ações) de acordo os valores presente na sociedade onde está inserido. Analisando na perspectiva dos Tipos de ação social de Weber, o fragmento abaixo refere-se:
"Na aquisição de um aparelho de televisão, o comprador dará importância à marca; os outros fatores que determinam a escolha serão secundários. A namorada será escolhida tendo em conta os valores que predominam na sociedade da qual faz parte, que terão papel preponderante na escolha (...) Se a beleza feminina é o valor fundamental, este será o critério predominante na ação; se há uma valorização do papel da mulher como dona-de-casa, a beleza ficará num plano secundário". (Reinaldo Dias,2003, p.15).
	
	
	Afetivo, especialmente emocional
	
	Racional, referente a fins
	
	Tradicional
	 
	Racional, referente a valores
	
	Nenhuma das opções.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201401523791)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos teóricos modernos do pensamento político, examine as afirmações abaixo.
I - Thomas Hobbes sustentou que, no estado de natureza, os homens vivem isolados e em luta permanente no estado de natureza, imperando a guerra de todos contra todos.
II - John Locke é um dos teóricos do socialismo, pois era contra a propriedade privada e criticava o caráter classista do Estado burguês.
III - Karl Marx é o principal teórico do liberalismo político e defendeu os direitos naturais, como o direito à propriedade e à liberdade.
É correto o que se afirma em:  
	
	
	I e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	todas.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201401321451)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Como eram vistas as sociedades não européias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo? E qual forma de pensamento embasava essa visão, indicando o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
	
	
Resposta: Os Europeus tinham uma visão etnocentrica, acreditando que os povos não europeus eram incivilizados e por isso podiam subjulga-los, catequiza-los e até mesmo escraviza-los.
	
Gabarito: Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201401849989)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O século XX foi marcado pela Revolução Industrial e pelo Neocolonialismo, cujas consequências se projetaram para os séculos XX e XXI. No plano político e econômico o termo Revolução é usado para: Assinale a alternativa correta.
	
	
	Expressar o capitalismo
	 
	Expressar um movimento de transformação
	
	A transição do feudalismo ao capitalismo
	
	Expressar a Revolução Industrial
	
	Mostrar a transformação ocorrida entre os séculos XX e XXI
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201401865233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recentemente presenciamos multidões tomarem as ruas das grandes cidades brasileiras reivindicando melhores condições de vida, em especial nas áreas de saúde, educação e transportes. Essas manifestações tiveram repercussão em toda a sociedade, influenciando não apenas os que dela participaram, constituindo-se, assim, em um fenômeno que Durkheim denominou de:
	
	
	Relação social
	
	Alienação
	
	Anomia
	 
	Fato social
	
	Ideologia
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201401548312)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos grandes centros urbanos brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, a má distribuição de renda se expressa principalmente:
	
	 
	( ) No grande número de favelas;
	
	( ) Na constatação de boas políticas públicas;
	
	( ) Em manifestações públicas.
	
	( ) Na diminuição da criminalidade;( ) Na verticalização de moradias;

Outros materiais