Apol 3
4 pág.

Apol 3

Disciplina:Adm Estrategica e Analise Economica24 materiais15 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Análise Econômica
Para atingir os objetivos da política macroeconômica, são utilizadas diversas políticas voltadas para diferentes finalidades a partir da participação do governo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
Com base nos conhecimentos destas políticas, julgue as afirmativas a seguir.
I.   (  ) A política fiscal envolve o orçamento público;
II.  (  ) A política monetária visa controlar os gastos em moeda do governo.
III. (  ) A política cambial diz respeito à taxa de câmbio e a entrada e a saída de moeda estrangeira.
IV.  (  ) A política comercial define o relacionamento comercial com os demais países.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas
Você acertou!
As definições de política estão corretas, com exceção da política monetária em “II” em que visa controlar a quantidade de moeda em circulação na economia, assim como o controle do crédito e a definição da taxa de juros.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. p 85

	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas

	
	D
	Afirmativas II e III, apenas

	
	E
	todas são corretas

Questão 2/5 - Administração Estratégica
A construção da estratégia busca criar na organização uma vantagem competitiva que seja rara, de difícil imitação e duradoura para a empresa, que permita sua competição no mercado. Os princípios e valores organizacionais regram a construção da estratégia, e determinam sua validade, os rumos da estratégia e sua constância de propósitos.
O processo de construção do modelo estratégico, passa inicialmente pela etapa de diagnóstico estratégico, que corresponde a:
Nota: 20.0
	
	A
	decisão estratégica

	
	B
	avaliação da estratégia

	
	C
	análise interna e externa 
Você acertou!
Alternativa “c”. A etapa de diagnóstico estratégico corresponde à análise interna da organização e análise externa dos elementos que envolvem sua atuação (Aula 4, pg. 8).

	
	D
	controle estratégico

	
	E
	modelagem estratégica

Questão 3/5 - Administração Estratégica
“Este tipo de estratégia de fabricação atende a mercados que exigem personalização, como é o caso de produtos fabricados sob encomenda (móveis e roupas por exemplo). O início do processo de fabricação se dá a partir do fechamento do pedido e o estoque mantido pela organização é o de matérias-primas básicas utilizáveis em todos os produtos. A grande desvantagem desta estratégia está na demora de entrega do produto ou serviço ao cliente”.
Selecione a alternativa que corresponde à estratégia de fabricação descrita acima:
Nota: 20.0
	
	A
	fazer contra pedido (Make to order – MTO) 
Você acertou!
Alternativa “a”. A opção correta é fazer contra pedido (Make to order – MTO), pois o início da produção depende do pedido do cliente. A alternativa “e” é uma opção inválida, não apresentada nos argumentos teóricos, e as alternativas “b”, “c” e “d” correspondem às demais estratégias de fabricação possíveis (Aula 4, pg 28-29).

	
	B
	fazer contra projeto (Engine to order – ETO)

	
	C
	montar contra pedido (Assemble to order – ATO)

	
	D
	fazer para estoque (Make to stock – MTS)

	
	E
	montar para estoque (Assemble to stock – ATS)

Questão 4/5 - Análise Econômica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
Nota: 20.0
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
Você acertou!
A opção correta é a letra “a”. São objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
As letras “b”, “c”, “d” e “e” são incorretas. A maximização do lucro das empresas e a minimização de custo das empresas, contidas nestas assertivas, estão incorretas porque este é um objetivo das empresas e, portanto, mais voltado para o estudo da microeconomia. Além disso, as preferências do consumidor citadas em “b”, “c” e “d”, também não é um objetivo da política macroeconômica e, portanto, todas as demais opções estão incorretas.
livro base pg. 84

	
	B
	alto nível de emprego, maximização do lucro das empresas, crescimento da produção e preferências do consumidor.

	
	C
	estabilidade dos preços, distribuição equitativa da renda, preferências do consumidor e minimização de custo das empresas.

	
	D
	crescimento da produção, distribuição equitativa da renda, maximização do lucro das empresas e preferências do consumidor.

	
	E
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, maximização do lucro das empresas e minimização de custo das empresas.

Questão 5/5 - Análise Econômica
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá uma forte retração de 3,88% neste ano, segundo a previsão dos economistas do mercado financeiro. Se a expectativa dos analistas se confirmar, a situação da economia brasileira terá piora frente à retração registrada no ano passado, que foi de 3,8%, e o PIB terá o maior "tombo" desde 1990 - quando recuou 4,35% - ou seja, em 26 anos. Para o comportamento da inflação, houve nova melhora na expectativa do mercado financeiro. Para este ano, a estimativa dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 7,08% para 6,98%. Apesar da queda, a previsão de inflação do mercado para este ano ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para este ano.
Fonte:<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/04/mercado-ja-preve-que-pib-tera-tombo-maior-do-que-no-ano-passado.html> Acesso em 25 abr. 2016
 
Com base nas informações do texto sobre a expectativa do PIB e do índice de preços para 2016, pode-se dizer que:
Nota: 20.0
	
	A
	O PIB em 2016 será menor que o PIB de 2015 devido à melhora da situação econômica do país.

	
	B
	O PIB e a taxa de inflação de 2016 serão iguais ao PIB do ano anterior e, portanto, o PIB real também será o mesmo.

	
	C
	A taxa de inflação não influencia a economia e, portanto, o decréscimo dela é apenas simbólico, o que pode ser definido como PIB real e nominal sendo iguais.

	
	D
	O PIB real de 2016 será calculado a partir do PIB nominal, descontada a inflação deste ano.
Você acertou!
O PIB real é o PIB nominal, descontado a inflação. Portanto apenas a opção “d” está correta. Na letra “a”, o PIB poderá ser menor, mas porque a situação econômica piorou, portanto, a opção está incorreta. Na opção “b”, nem o PIB nem a inflação serão iguais, apenas o PIB pode ter uma taxa de crescimento próxima.
Em “c” a taxa de inflação influencia a economia e, o PIB real e nominal não são iguais em função da inflação. E, por fim, a opção “e” também está incorreta uma vez que o PIB de 2016 pode ter o maior decréscimo desde 1990, e, portanto, ao invés de crescimento, o país pode entrar em recessão. Além disso, o PIB real nesta última opção diz que não é calculado descontado a inflação, o que é completamente errado uma vez que é desta forma como é calculado a partir do PIB nominal.
(aula 6)

	
	E
	O PIB terá, em 2016, o maior crescimento registrado nos últimos anos, desde 1990 uma vez que para o cálculo do PIB real não é descontada a inflação.