Buscar

Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0502_AV_201202086764 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,8 Nota de Partic.: 2 Data: 06/11/2014 20:09:43
	
	1a Questão (Ref.: 201202666001)
	1a sem.: Meio Ambiente e educacao
	Pontos:0,5 / 0,5
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
		
	
	Paulo Brito
	
	Marina Silva
	
	Vinicius de Moraes
	
	Paulo Freire
	
	Cora Coralina
	
	
	2a Questão (Ref.: 201202329851)
	8a sem.: Aula 08
	Pontos:1,0 / 1,0
	Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	A educação é uma ação social, pois se educa em contato com o outro nas relações com os demais indivíduos da sociedade. 
	
	A abordagem sociocultural de Paulo Freire é interacionista e situa o ser humano no tempo e no espaço, inserido num contexto socioeconômico, político e cultural que o influencia.
	
	A educação conservacionista, ideia que antecedeu à educação ambiental, tem como foco o manejo dos recursos naturais.
	
	A Teoria Tradicional ou Clássica é centrada na transmissão, na passagem de conhecimento do educador para os educandos, historicamente acumulado por meio da memorização, e a relação entre professor é vertical.
	
	A educação é também uma ação política, intencional e neutra.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201202666031)
	3a sem.: Movimentos Ambientais
	Pontos:0,0 / 0,5
	Dez anos depois da Conferência de Tbilisi, trezentos especialistas de cem países e observadores da IUCN, reuniram-se (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como:
		
	
	Congresso de Moscou
	
	Clube de Roma
	
	Congresso da Biosfera
	
	Conferencia de Estocolmo
	
	Conferencia da Terra
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202127884)
	4a sem.: Política Nacional de EDucação Ambiental
	Pontos:0,5 / 0,5
	O processo de gestão da educação ambiental requer o estabelecimento de políticas, assim como a realização de planejamentos e de programas. Por quê?
		
	
	Por ser necessária sua inserção nas realidades locais, nacionais e regionais.
	
	Em decorrência da importância do trabalho ser de tipo disciplinar
	
	Devido ao fato de o trabalho a ser efetuado ser eminentemente político
	
	Para que o desenvolvimento sustentável seja orientado para garantir respostas às necessidades básicas da população.
	
	Para que possa se adequar aos diferentes governos locais
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202365836)
	sem. N/A: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LEGISLAÇÃO
	Pontos:0,5 / 0,5
	Segundo Miller, 2007, democracia é o governo das pessoas por meio de delegados ou políticos e representantes eleitos. Em uma democracia constitucional, a constituição fornece a base de autoridade governamental, limita o poder do governo ordenando eleições livres e garantias de liberdade de expressão. Neste sentido podemos afirmar que a Educação Ambiental tem um papel relevante na democracia. Indique a opção que corresponde a importância da EA na democracia.
		
	
	A EA define a democracia, fornecendo base de autoridade governamental, limitando o poder do governo.
	
	Para o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente, a partir dessas decisões políticas, as pessoas que compõem estes grupos políticos precisam de garantia de liberdade de expressão.
	
	Para o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente, a partir dessas decisões políticas, as pessoas que compõem estes grupos políticos precisam de educação ambiental.
	
	Para o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente, a partir dessas decisões políticas, as pessoas que compõem estes grupos políticos precisam de democracia.
	
	A EA contribui para formação de opinião dos grupos políticos que poderão melhor direcionar as verbas para programas assistencialistas.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201202136833)
	2a sem.: Desenvolvimento Sustentável
	Pontos:0,0 / 0,5
	O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
		
	
	Consumo sustentável 
	
	Rotulagem ambiental 
	
	Equilíbrio ecológico 
	
	Consumo consciente 
	
	Ciclo de vida de um produto
	
	
	7a Questão (Ref.: 201202331787)
	sem. N/A: INDICADORES AMBIENTAIS
	Pontos:0,5 / 0,5
	Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
		
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201202170237)
	3a sem.: EVENTOS PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Pontos:1,5 / 1,5
	Cite dois programas e duas importantes conferências mundiais da década de 70, que generalizaram as preocupações com a questão ambiental e com a educação a ela relacionada (PANOCCHESCHI, 2003, p.103). 
Fonte: PAGNOCCHESCHI, B. (Coord.). SORRENTINO, M.; POMPÉIA, S. M.; REIGOTA, M.; PORTUGAL, S. Educação ambiental: Experiências e Perspectivas. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - MEC; INEP, V.1, 2 ed., 2003. (Série documental Relatos de pesquisa, n. 2c) 
		
	
Resposta: Eco-92 ,Rio 97. A primeira conferência Ambiental aconteceu na cidade de Estocolmo em 1972,por isso que é conhecida como conferência de Estocolmo.
	
Gabarito: Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, 1972, Estocolmo, Suécia. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 1973. Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) em Belgrado, 1975. Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilissi, Geórgia, URSS, 1977.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201202297286)
	6a sem.: Indicadores Ambientais
	Pontos:1,3 / 1,5
	Os EIAs, além de atender à legislação e aos objetivos da PNMA, destinam-se a quê?
		
	
Resposta: A educação ambiental tem objetivo de consientizar para o consumo ensinando as gerações atuais à preservar para que as gerações futuras não sejam prejudicadas. E do primeiros anos de escolaridades que devem ser passados as noções de educação ambiental e o que pode acontecer se não tivermos a consciênica dos nosso atos.
	
Gabarito: Deverão conter as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade, e definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, entre outros. 
	
	
	10a Questão (Ref.: 201202152763)
	10a sem.: Projetos em Educação Ambiental
	Pontos:1,0 / 1,0
	Os principais instrumentosutilizados na avaliação de projetos de educação ambiental são: 
		
	
	ex post facto; antes e depois; impactos econômicos
	
	ex post facto; antes e depois; estudo de caso
	
	atualismo; verificação imediata; estudo de caso 
	
	atualismo; estudo de caso; impactos econômicos 
	
	ex post facto; atualismo; avaliação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes