Buscar

» LINGUÍSTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0582_AV_201308111801 » LINGUÍSTICA II
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201308111801 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	LANA MARA RODRIGUES REGO VARIZO TAVARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0 Nota de Partic.: 2 Data: 17/11/2014 21:06:48
	
	1a Questão (Ref.: 201308166439)
	5a sem.: O Gerativismo - Competência e desempenho
	Pontos:0,0 / 1,5
	Leia as frases a seguir e responda à questão que se segue: 1 ¿ a. A Silvinha não se pinta. b. * a se Silvinha não pinta. c. * se a Silvinha não pinta. Considerando os exemplos acima descritos, explique em que consiste a gramaticalidade e a agramaticalidade de uma sentença para os usuários da língua, conforme proposto pela Teoria Gerativa.
		
	
Resposta: Grámatica: norma que estuda a maneira correta de compor a escrita,em sua norma padrão.(culta). Sem gramatica sem norma culta.
	
Gabarito: Todo falante nativo do português sabe que uma frase como (1a ) é perfeitamente normal e pode ser falada por qualquer um de nós sem causar estranhamento. Trata-se, portanto, de uma frase gramatical, normal da língua. Esse mesmo falante do português também sabe, pela sua intuição, que frases como (1 b-c) não é normal, é estranha, é uma frase agramatical da língua (e, por isso, aparece antecedida do asterisco, que indica a agramaticalidade). 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Todo falante nativo do português sabe que uma frase como (1a ) é perfeitamente normal e pode ser falada por qualquer um de nós sem causar estranhamento. Trata-se, portanto, de uma frase gramatical, normal da língua. Esse mesmo falante do português também sabe, pela sua intuição, que frases como (1 b-c) não é normal, é estranha, é uma frase agramatical da língua (e, por isso, aparece antecedida do asterisco, que indica a agramaticalidade).
	
	
	2a Questão (Ref.: 201308374108)
	sem. N/A: Funcionalismo
	Pontos:0,0 / 1,5
	O modo como a linguagem é concebida para os funcionalistas é diferente do modo como os gerativistas a concebem. Para os seguidores de Noam Chomsky, a linguagem é a forma de expressão do pensamento. A partir disso, explique o conceito de linguagem segundo os funcionalistas. 
		
	
Resposta: O funcionalistas estudam a língua em seu contexto de processamento.
	
Gabarito: 
Deixa-se de lado a ideia de que a linguagem é a forma de expressão do pensamento, já que os funcionalistas a concebem como instrumento de interação social. Segundo eles, é preciso investigar a motivação para os fatos da língua, ou seja, explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua, uma vez que ela é concebida como uma estrutura maleável, adaptativa. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Deixa-se de lado a ideia de que a linguagem é a forma de expressão do pensamento, já que os funcionalistas a concebem como instrumento de interação social. Segundo eles, é preciso investigar a motivação para os fatos da língua, ou seja, explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua, uma vez que ela é concebida como uma estrutura maleável, adaptativa.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201308354530)
	sem. N/A: LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA
	Pontos:0,5 / 0,5
	Como ciência, a Linguística analisa os fatos da linguagem sem demonstrar, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos. Assim, a Linguística observa a língua em uso e descreve e explica os fatos da língua: os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados. A partir desse ponto de vista, analise as afirmativas a seguir: 
I. A GENTE VAMOS SAIR é uma forma adequada do ponto de vista linguístico, já que pertence a uma variedade da Língua Portuguesa. 
II. Dizer OS PESSOAL TUDO SAIU seria correto pela visão tradicional dos estudos linguísticos, já que muitas pessoas utilizam essa variedade. 
III. A sentença NÓS VAMOS À FESTA seria desprezada pela Linguística por estar correta do ponto de vista da Gramática Normativa. 
A partir de sua leitura, podemos afirmar que: 
		
	
	Somente I está correta.
	
	Somente II está correta.
	
	I e II estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201308164373)
	2a sem.: Gerativismo
	Pontos:0,5 / 0,5
	A Teoria Gerativa constitui uma das correntes de estudos da lingüística que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 1950, a partir dos trabalhos de Noam Chomsky. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a visão gerativista da faculdade inata da linguagem: 
		
	
	A posse da linguagem, mais do que qualquer outro atributo, distingue os seres humanos dos animais. Para compreendermos a nossa humanidade teremos de compreender a linguagem que nos torna humanos.
	
	A linguagem humana deve ser interpretada como um condicionamento social, uma resposta que o organismo humano produz mediante os estímulos que recebe da interação social. 
	
	Nenhum outro ser do planeta, a não ser o próprio homem, é capaz de dominar naturalmente um sistema de linguagem tão complexo como uma língua natural mesmo após muitos anos de treinamento. 
	
	A capacidade humana de falar e entender uma língua, deve ser compreendida como o resultado de um dispositivo inato, uma capacidade genética e, portanto, interna ao organismo humano. 
	
	Raro é o momento das nossas vidas em que, acordados, estamos longe das palavras e mesmo nos nossos sonhos falamos e dialogamos. Falamos mesmo sem termos quem nos responda. Somos os únicos animais que fazemos isto: falar. 
	
	
	5a Questão (Ref.: 201308180757)
	3a sem.: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
	Pontos:0,5 / 0,5
	No enunciado: "Aprendemos a usar a língua e nos comunicamos porque possuímos capacidade mental para adquirir todos os recursos necessários para tal." A corrente linguística que norteia as noções encontra-se na opção:
		
	
	Funcionalismo
	
	Sociolinguística Interacional
	
	Sociolinguística
	
	Estruturalismo
	
	Gerativismo
	
	
	6a Questão (Ref.: 201308188937)
	4a sem.: Gerativismo
	Pontos:0,0 / 0,5
	Analise o caso apresentado abaixo. 
"Marcela e Marcele são irmãs gêmeas. Elas foram deixadas em um orfanato brasileiro dois dias depois de seu nascimento. Ainda bebês, Marcela foi adotada por uma família americana e foi morar nos Estados Unidos, e Marcele por uma família italiana, indo morar na Itália."
Tendo como base os pressupostos teóricos gerativistas a respeito do processo de aquisição da linguagem, pode-se afirmar que 
I- Marcela e Marcele, apesar de serem gêmeas, irão desenvolver línguas diferentes, pois serão expostas a línguas distintas, a saber: o inglês e o italiano. 
II- Marcela e Marcele nasceram com aparatos genéticos idênticos e, por isso, vão desenvolver a língua de seus pais biológicos. 
III- Marcela e Marcele passarão pelas mesmas etapas no processo de aquisição. 
A partir da análise das proposições acima, pode-se afirmar que 
		
	
	Somente III está correta.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente II está correta.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201308180415)
	5a sem.: Competência e Desempenho
	Pontos:0,0 / 0,5
	Ao se expressar numa conversa entre amigos, Bianca tropeçava nas palavras e demorava muito a falar, em construir as sequências da conversa. Segundo a Teoria Gerativa, Bianca apresenta:
		
	
	um problema em relação à interação social;
	
	um problema em relação à estrutura linguística
	
	Um problema em relação à langue;
	
	Um problema em relação ao desempenho linguístico;
	
	Um problema em relação à competência linguística;
	
	
	8a Questão (Ref.: 201308212659)
	6a sem.: Sociolinguística
	Pontos:0,5 / 0,5
		Considere as definições de Sociolinguística: I. estudo da língua falada, observada, descrita e analisada emseu contexto social; II. estudo dos aspectos mentais envolvidos na linguagem; III. área da Linguística preocupada com o processamento das informações; IV. área da Linguística destinada a tratar das relações entre linguagem e sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	II e III estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I e IV estão corretas.
	
	I, III e IV estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201308217814)
	8a sem.: Sociolinguística
	Pontos:1,0 / 1,0
	Leia o poema Vício da fala de Oswald de Andrade: Para dizerem milho dizem mio /Para melhor dizem mió /Para pior pió /Para telha dizem teia /Para telhado dizem teiado /E vão fazendo telhados. 
O poema modernista aponta para uma questão da linguagem que seria analisada de maneiras diferentes por um gramático e por um linguista. Dessa forma, UM LINGUISTA afirmaria que o texto:
		
	
	não pode ser considerado como um texto da Língua, mas da Linguística.
	
	está inadequado porque fere a norma culta da língua.
	
	está adequado porque se refere a uma variante linguística legítima em determinados contextos. 
	
	está adequado porque se refere a uma questão que fere a norma culta da língua.
	
	está inadequado porque se trata de um poema, gênero textual que deve sempre seguir a norma culta da língua.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201308372871)
	sem. N/A: Funcionalismo
	Pontos:1,0 / 1,0
	De acordo com o Funcionalismo norte-americano, temos um processo de gramaticalização quando um item lexical se torna um item gramatical, ou quando itens gramaticais se tornam ainda mais gramaticais. 
Assinale a alternativa que ilustra esse pressuposto teórico funcionalista: 
		
	
	Palavras derivadas, por veicularem mais informações semânticas e/ou gramaticais, tendem a ser maiores que as palavras primitivas de que se originaram: belo>beleza>embelezar>embelezamento (cf. Cunha, Oliveira & Martelotta, 2003).
	
	Na expressão "tranquila mente", o substantivo "mente"(= "intelecto") passa a designar sufixo formador de advérbio: "tranquilamente", "lamentavelmente" etc. 
	
	O sufixo -inho(a) em "O livrinho do menino rasgou." pode ser utilizado para indicar tamanho diminuto, mas, em "Aquela mulherzinha é insuportável", indica valor pejorativo. 
	
	"Vim, vi, venci." - a distribuição das palavras na oração corresponde à ordem em que os eventos aconteceram. 
	
	Uso do verbo na terceira pessoa do plural para codificar a impessoalização do agente da ação verbal: Fizeram um bolo para o lanche.

Outros materiais