Buscar

Apol 2 - Modelo 1 - Corporações e Contexto Empreendedor e Instituições e Organização do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado 
As ideias do economista John Keynes, difundidas a partir de 1936, abalaram de forma duradoura alguns dos pilares do liberalismo clássico. Sobre o seu pensamento é correto afirmar que: 
A - Confirmou a doutrina de Karl Marx segundo a qual os meios de produção, em uma sociedade póscapitalista, devem ser socializados. 
B - Retornou à visão de Hobbes para afirmar a importância do Estado, no sentido de que “um governo ruim ainda é melhor do que governo algum”. 
C - Demonstrou que o princípio liberal do equilíbrio automático da economia nem sempre funciona. Por vezes o Estado precisa intervir de forma seletiva. 
D - demonstrou que a iniciativa privada não investe suficientemente em tecnologia, por culpa da grande carga tributária que normalmente incide sobre os bens culturais. 
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado 
Após a estagnação econômica que atingiu muitos países ocidentais no final da década de 1970, começou-se a dar mais atenção a economistas como Frederick Hayek e Milton Friedman, que eram favoráveis ao encolhimento do papel do Estado na economia. Eles desenvolveram certos princípios que são hoje a base daquilo que muitos críticos chamam de “neoliberalismo”. 
Sobre o chamado “neoliberalismo” assinale a única opção correta: 
A - Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, o neoliberalismo defende a intervenção do Estado no que toca à estabilidade da moeda, para controlar a inflação. 
B - Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, advoga a manutenção de leis trabalhistas severas, pois reconhece a fragilidade de negociação dos empregados. 
C - Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, defende um retorno da economia à agricultura e à exploração mineral. 
D - Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, reconhece que os danos causados pelo capitalismo ao meio ambiente devem ser revertidos imediatamente. 
E - Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, admite a importância que grandes empresas, controladas pelo Estado, têm na manutenção do crescimento econômico. 
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor 
Leia o fragmento de texto a seguir e observe a figura: 
O Fordismo é um modelo de produção industrial, criado por Henry Ford, característico da segunda fase da revolução industrial, momento em que o uso da eletricidade e do petróleo proporcionou o avanço da indústria automobilística. Um dos maiores objetivos do Fordismo era reduzir o tempo de produção para que se produzisse em maior quantidade e que o preço fosse reduzido de modo que se alcançasse o maior número de compradores possível, ou seja, o lema era "produção em massa para consumo em massa". 
Na fábrica fordista, nada era por acaso, o posicionamento de cada máquina, de cada trabalhador e até do estoque das peças possuía um objetivo, estar sempre ao alcance do trabalhador para que tudo fosse cada vez mais rápido. 
Assinale abaixo, aspectos relacionados ao fordismo: 
I. ( ) Aumento da produtividade com a implementação da esteira rolante; 
II. ( ) Melhor aproveitamento do tempo de trabalho dos operários, os quais ficavam parados e o trabalho chegavam até eles pela esteira. 
III. ( ) Aumento dos ganhos do trabalhador, com aumento da produtividade; 
IV. ( ) Maior intensificação dos relacionamentos interpessoais no interior da fábrica; 
V. ( ) Mudança na configuração do trabalho humano, sendo o fordismo um divisor de águas, antes dele e depois dele. 
A - Todas as alternativas estão corretas; 
B - Apenas a I, II, III, e V estão corretas; 
C - Apenas as alternativas I, III e V estão corretas; 
D - Apenas as alternativas I, II e V estão corretas; 
E - Apenas as alternativas II. IV e V estão corretas. 
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor 
Leia o fragmento de texto a seguir e observe atentamente a mensagem presente na charge: 
A maior contribuição do Fordismo para a organização dos processos produtivos industriais foi, sem dúvidas, o advento da esteira de produção, onde cada trabalhador, estrategicamente posicionado em frente à esteira de produção, realizava apenas uma única tarefa, agilizando assim o processo produtivo, pois, dessa forma, o trabalhador era submetido ao ritmo da esteira e não ao seu próprio ritmo, essa técnica foi fundamental para que a indústria fordista tivesse uma significativa redução no tempo de produção. 
Assinale abaixo as alternativas que contemplem aspectos NEGATIVOS da implementação da esteira de produção para os TRABALHADORES. 
I. ( ) Monotonia e a repetição da função realizada por cada trabalhador; 
II. ( ) Ritmo ininterrupto da esteira levava a ritmo ininterrupto do trabalhador, causando desgaste físico e psicológico; 
III. ( ) Maior produtividade; 
IV. ( ) Excesso de erros no processo produtivo, o que levou a fábrica a investir no controle de qualidade para encontrar erros na linha de montagem, aumentando os custos da empresa. 
V. ( ) Separação entre o produto e o produtor, onde cada trabalhar limita-se a ver e compreender apenas aquilo que realiza incessantemente. 
Agora assinale a opção que contemple os aspectos negativos da esteira rolante para o trabalhador. 
A - Apenas as opções III e IV; 
B - Apenas as opções I., II e IV; 
C - Apenas as opções I, II e V; 
D - Apenas as opções II, III, e V; 
E - Apenas as opções I, II, IV e V. 
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado 
Quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. A primeira é que talvez nenhum Estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. A segunda é que o Liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social. Enunciado Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. 
Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento? 
A - Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com uma doutrina religiosa extremamente conservadora. 
B - Ele deveria continuar proibido pois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável. 
C - Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas. 
D - Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”. 
E - Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.

Outros materiais