A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 5 - Modelo 1 - Corporações e Contexto Empreendedor e Instituições e Organização do Estado

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor 
Analise as asserções:
Enquanto O empreendedorismo social visa apenas o bem comum, não o lucro, busca resultados, os quais podem ser: melhores condições de vida, maiores oportunidades de trabalho e renda, maior e melhor preservação do meio ambiente. Seu foco está no coletivo ou coletivos de pessoas que mantenham suas necessidades alinhadas. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta: 
A – As asserções I e II são proposições falsas; 
B – A asserção I é verdadeira e a II falsa; 
C – As duas asserções são verdadeiras e a segunda trata de um tipo diferente de empreendedorismo da primeira; 
D – As asserções I e II são distintas, sendo que uma não trata do mesmo tema que a outra; 
E – A asserção II é verdadeira e a I é falsa. 
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor 
Ser empreendedor é ter projetos e concretizá-los, ser um empreendedor social é? 
Assinale a alternativa correta em relação ao empreendedor social: 
A – É o empreendedor que desenvolve negócios voltados à sociedade local, onde mora. B – É o empreendedor que atua visando menos lucro que o empreendedor convencional. C – O olhar do empreendedor social está voltado para a comunidade, para grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis é empreende a fim de contribuir para uma vida melhor, de mais qualidade, com mais direitos, ou seja, a busca é por um mundo melhor. 
D – O empreendedor social por ter condições financeiras superior aos demais de sua região inicia um negócio com vistas a contribuir com as pessoas, faz isso sem cobrar nada por isso, mas por acreditar que fazendo sua parte estará construindo um mundo melhor e mais justo. 
E – Para empreendedor social seu foco mais importante é o meio ambiente, preocupando-se em realizar atividades que protejam áreas degradadas, mananciais, animais e plantas em extinção e comunidades vulneráveis à poluição e contaminação por agrotóxicos e defensivos agrícolas. 
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado 
O princípio do desenvolvimento sustentável foi delineado no final do século XX e hoje é, provavelmente, o mais citado e influente dentre aqueles adotados pelo Direito Ambiental. 
Sobre este princípio é correto afirmar que: 
A – Aquele que causa um dano ambiental está obrigado a repará-lo. 
B – O atendimento às necessidades do presente não pode comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. 
C – Baseia-se em impactos ambientais já conhecidos e dos quais se possa, com segurança, estabelecer um conjunto de nexos de causalidade que seja suficiente para a identificação dos impactos futuros mais prováveis. 
D – A sociedade têm o direito de conhecer os riscos ambientais que estão em jogo, assim como opinar sobre os meios de minimizá-los. 
E – É preciso abandonar o modelo econômico baseado no crescimento e adotar um modelo baseado no decrescimento econômico planejado. 
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor 
Schneider e Castelo Branco (2012, p. 105) colocam que “a sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural, e que pode ser assim classificada: economicamente viável; socialmente justa; ambientalmente correta.” Esta afirmação corresponde ao tripé da sustentabilidade (fatores ambiental, social e econômica). 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada aos fatores ambiental: 
A – Energia, água, políticas públicas e transparência contábil; 
B – Gases do efeito estufa, condições de trabalho, segurança e governança corporativa; C – Redução de desperdício, energia, água e transparência contábil; 
D – Condições de trabalho, objetivos financeiros, água e transparência contábil; 
E – Políticas públicas, investimento comunitário, condições de trabalho e direitos humanos. 
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado 
Desde a década de 1980 o país vem buscando criar mecanismos e instrumentos para a proteção do meio ambiente. O licenciamento ambiental é um dos principais instrumentos para o bom funcionamento da nossa Política Nacional do Meio Ambiente. 
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que guarda maior relação com o seu conceito. 
A – Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por finalidade licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. 
B – Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar as atividades industriais utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. 
C – Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, quando efetivamente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. 
D – Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar certas atividades expressamente previstas em lei, utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. 
E – Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por objetivo autorizar a construção de obras de infraestrutura urbana