Buscar

Humanização na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Humanização
Humanizar, é saber promover o bem comum acima da suscetibilidade individual ou das conveniências de um pequeno grupo.
O movimento de humanização nos hospitais é voltado para o processo de educação e treinamento dos profissionais de saúde, mas também para intervenções estruturais que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente.
A proposta de humanização da assistência à saúde visa à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais. 
Sabemos que visa, também, ao alinhamento com as políticas mundiais de saúde e à redução dos custos excessivos e desnecessários decorrentes da ignorância, do descaso e do despreparo que ainda permeiam as relações de saúde em todas as instâncias.
A ética surge quando alguém se preocupa com a conseqüência de sua conduta sobre o outro. Para que exista ética, é necessário perceber o outro; e se para a assistência humanizada também é preciso ver o outro, conclui-se então que a assistência humanizada e a ética caminham juntas.
Os profissionais da saúde tem que lidar com a dor alheia, com tensões relacionadas ao seu desempenho que pode representar a vida ou a morte, além de questões salariais, carga horária excessiva, além de condições de trabalho muitas vezes tenebrosas. Por isso, cuidar destes profissionais e humanizar suas relações de trabalho é o passo inicial de qualquer processo de atenção. O desempenho desses profissionais de saúde melhora quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes.
Atividade Proposta
O texto se refere a um treinamento necessário para que o ambiente hospitalar se torne mais humanizado. Este treinamento está centrado prioritariamente na seguinte concepção:
Aprofundamento dos aspectos interpessoais das relações, pois há uma profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes.
A humanização supõe troca de saberes, incluindo os dos usuários e sua rede social, diálogo entre os profissionais e modos de trabalhar em equipe. A humanização estabelece-se uma construção de atitudes (ético-estético-políticas) em sintonia com um projeto de co-responsabilidade e qualificação dos vínculos entre os profissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde.
A rede de humanização em saúde é uma rede de construção permanente de laços de cidadania, de um modo de olhar cada sujeito em sua especificidade, sua história de vida, mas também de olhá-lo como sujeito de um coletivo, sujeito da história de muitas vidas.

Outros materiais