Buscar

AV - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	KATIA CHRISTINE DE MENDONCA SOARES
	Turma:
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2014 21:08:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201308571846)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um desempenho insatisfatório pode ter repercussões negativas para todos os envolvidos e o comprometimento de marcas combinadas, tendem a ser altas. As principais desvantagens das marcas combinadas são os riscos e possível perda de controle resultantes de estar associado à outra marca na mente dos consumidores. Assinale a opção que indica o que deve ser avaliado junto ao consumidor em relação ao nível de envolvimento.
		
	
	As determinações de preços
	
	As características principais do serviço
	
	As percepções
	 
	As expectativas
	
	valores
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308571826)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada nível de produto acrescenta mais valor para o cliente. Assinale a opção que define o sentido ou propósito dos cinco níveis de produto:
		
	
	um produto ampliado para o cliente
	
	uma hierarquia do cliente
	 
	uma hierarquia de valor para o cliente
	
	um sistema de consumo do cliente
	
	um valor percebido pelo cliente
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308571835)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção de classifica o que o consumidor em geral compra imediatamente/ frequentemente e com um mínimo de esforço.
		
	
	bens indispensáveis
	 
	bens de conveniência
	
	bens pessoais
	
	bens de compra
	
	bens de especialidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308517479)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos preços da linha de produtos, as empresas normalmente desenvolvem linhas de produtos em vez de produtos únicos e introduzem faixas de preços. A tarefa do vendedor é estabelecer diferenciais justifiquem o preço, de tal forma que a qualidade seja:
		
	
	nenhuma das anteriores
	
	monetária
	 
	percebida
	
	real
	
	imaginária
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308584081)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando os cinco níveis de produto, o quinto mais do que supera as expectativas do cliente, pois:
		
	
	O benefício central é transformado em um produto básico.
	 
	O produto potencial está ligado ao futuro, ou seja, é resultado da evolução e transformações que estão por vir.
	
	Oferece o serviço ou benefício fundamental que o cliente está comprando, nem mais nem menos.
	
	O produto ampliado oferece ao cliente uma experiência de compra perfeitas, pois é surpreendido com um produto que supera suas expectativas.
	
	O produto esperado oferece ao cliente atributos e condições esperadas pelos compradores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308916127)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Exemplo interessante de embalagem é o leite condensado ¿moça¿ da Nestlê e sua lata acinturada que agrega diferenciação, elegância e as curvas que suavizam a experiência. No caso dos rótulos um ótimo exemplo são os iogurtes Grego, da marca Vigor que com simplicidade, uso adequado da tipografia e grafismos sutis remetem a Grécia com elegância e objetividade. De acordo com o texto sobre o rótulo e a embalagem, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O rótulo e a embalagem auxiliam a empresa a atrair clientes no ponto de vendas.
	
	O rótulo identifica o produto e o produtor, diferenciando-o no mercado.
	
	O rótulo tem por objetivo trazer as informações sobre o produto e seu modo de utilização, descrevendo, classificando e promovendo o produto.
	 
	O rótulo não é uma exigência legal que garante rastreabilidade, segurança e confiabilidade nas relações comerciais.
	
	O design de um produto também deve ser pensado a fim de otimizar os processos de transporte da indústria ao consumidor final, evitando perdas e prejuízos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308379969)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O processo de decisão de compra envolve a análise de como indivíduos escolhem entre duas ou mais opções de compra. Durante todo o processo de compra, o consumidor é influenciado por diferentes fatores e passa por uma série de estágios conhecido como processo de decisão do consumidor. Descreva a fase de reconhecimento.
		
	
Resposta: A fase do reconhecimento é quando o consumidor identifica/reconhece a sua necessidade ou desejo de obter/adquirir um produto ou serviço.
	
Gabarito: Nessa fase a necessidade impulsiona o indivíduo ao desejo de compra. É ela que o motiva e é por isso que a empresa deve estudar o que motiva o consumidor a comprar determinado produto. O consumidor não sai à procura do que comprar sem antes constatar uma necessidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Nessa fase a necessidade impulsiona o indivíduo ao desejo de compra. É ela que o motiva e é por isso que a empresa deve estudar o que motiva o consumidor a comprar determinado produto. O consumidor não sai à procura do que comprar sem antes constatar uma necessidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308369030)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sucesso de uma organização está associado à sua capacidade em compreender as forças dos ambientes onde está inserida e de suas competências para converter esse conhecimento em produtos ou serviços que tragam valor superior aos consumidores. Ofertas inovadoras asseguram vantagens competitivas sustentáveis e podem auxiliar a empresa a ocupar posição de liderança na mente do consumidor. Mas o processo de desenvolvimento de novas ofertas deve compreender uma sequência de atividades, pois a condução eficaz desse processo:
		
	
	Define o processo de negócios
	
	Desenvolve produtos e serviços mais rapidamente
	 
	contribui para a redução dos riscos e custos de desenvolvimento
	
	Define as características do mercado
	
	corresponde às necessidades dos clientes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308408877)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Hoje, conhecer o mercado é um dos pontos que mais influenciam nas decisões do profissional de marketing. Comente a afirmativa anterior, segundo o ponto de vista do profissional de desenvolvimento de produtos e marcas.
		
	
Resposta: O profissional de desenvolvimento de produtos e marcas deve conhecer o mercado, pois precisa atender os desejos e as necessidades dos consumidores. Num mercado onde os cliêntes estão mais exigentes, onde a concorrência é vorás, os profissionais dessa área tem que inovar sempre.
	
Gabarito: Para o profissional de desenvolvimento de produtos e marcas, que deseja tornar o seu trabalho uma estratégia competitiva para a empresa, o conhecimento do mercado é fundamental para a eficácia do processo de produção do desenvolvimento de um produto ou serviço. Isso porque, hoje, a concorrência é muito grande, bem como a oferta de produtos e serviços similares. O estudo de mercado faz com que os dados coletados sejam transformados em informações competitivas. Além disso, dá à empresa a possibilidade de conhecer o seu público-alvo e suas demandas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Para o profissional de desenvolvimento de produtos e marcas, que deseja tornar o seu trabalho uma estratégia competitiva para a empresa, o conhecimento do mercado é fundamental para a eficácia do processo de produção do desenvolvimento de um produto ou serviço. Isso porque, hoje, a concorrência é muito grande, bem como a oferta de produtos e serviços similares. O estudo de mercado faz com que os dados coletados sejam transformados em informações competitivas. Além disso, dá à empresa a possibilidade de conhecer o seu público-alvo e suas demandas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308917521)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A marca de 21,4 milhões de passageiros transportados de janeiro a julho deste ano, 10% a mais do que o mesmo período do ano anterior, levou a GOLa anunciar a liderança em volume de clientes no mercado doméstico. Conforme a empresa, entre os fatores que influenciaram o crescimento de seu número de passageiros estão o compromisso com a pontualidade e o investimento em conforto, agilidade e comodidade a seus clientes. Consultado em 22/08/14, disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/gol-lidera-em-volume-de-passageiros-no-mercado-domestico Considerando o texto acima, analise as sentenças abaixo sobre Composto de Marketing e em seguida assinale a única alternativa correta: I - Marketing é um processo de desenvolvimento, produção, precificação, promoção e distribuição de produtos e serviços que satisfaçam as necessidades de pessoas e organizações. (VAVRA, 1993) II - Criar e introduzir novos benefícios e conveniências ao consumidor também deve ser o foco do mix de marketing. III - O Composto de marketing, quando bem concebido serve para controlar as forças do mercado. IV - O composto de marketing é a combinação de variáveis controláveis, das quais as empresas se utilizam para atingir seus objetivos nos mercados-alvo ¿ com foco no cliente.
		
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	As alternativas III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e IV estão incorretas.
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.

Continue navegando