Buscar

Estudo Dirigido 4 - Glicolise e Ciclo de Krebs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE MEDICINA
MÓDULO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA MÉDICA 2009.2
ESTUDO DIRIGIDO 4 – Glicólise e Ciclo de Krebs
Considerando que a glicólise tem como principal objetivo a produção de energia, por que o início da via ocorre com o consumo de ATP? Por que o metabolismo oxidativo da glicose (glicólise) cessa quando o suprimento celular de ATP está esgotado?
Relacione as enzimas reguladoras da via glicolítica, seus efetores e explique porque elas são consideradas enzimas alostéricas.
Qual a importância da glicólise anaeróbica para as células do homem?
Quais as diferenças entre o metabolismo das fibras de contração rápida e de contração lenta? Expique.
Defina coenzima, relacione as que são envolvidas no catabolismo da glicose e explique como ocorre a reoxidação das enzimas que foram reduzidas no citoplasma e nas mitocôndrias.
No exercício intenso, as fibras musculares ficam relativamente submetidas à oxidação da glicose de forma anaeróbica. Justifique este fato e explique como o produto formado desta via pode ser reciclado em glicose.
O ATP pode ser sintetizado através de dois processos conhecidos: Fosforilação Oxidativa ou Fosforilação a Nível de Substrato. Explique. 
A partir de que composto ocorre a intersecção do metabolismo energético dos nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas)?
Quais as isoenzimas que catalisam a fosforilação da glicose-6P a partir de glicose no fígado e nos músculos? De que forma os Kms dessas enzimas levam às diferenças no metabolismo da glicose?
Por que o Ciclo de Krebs é considerado um processo anfibólico? Podemos considerar esse ciclo autônomo?
De que forma as lançadeiras malato-aspartato e glicerol-fosfato, alteram o saldo final de ATPs produzidos por mol de glicose?

Outros materiais