A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Pré-visualização | Página 1 de 1

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestado por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. À iniciativa privada é permitido participar desse Sistema de maneira complementar.
O SUS pode ser considerado uma das maiores conquistas sociais consagradas na Constituição de 1988. Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde que deixam de ser restritos e passam a ser universais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE X MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Antes existia um "duplo comando" na área da saúde, pois o Ministério da Saúde cuidava das ações preventivas e o Ministério da Providência Social incumbia-se pela prestação dos serviços médicos curativos. O acesso a esses serviços médicos, até então não era um direito de todos, universal, mas somente dos que contribuíam para o sistema de então, que era ligado ao Ministério da Previdência Social. Somente os trabalhadores com carteira registrada, pois, faziam jus aos serviços públicos. Sob outro aspecto, ações como as campanhas de vacinação eram de competência do Ministério da Saúde, revelando a duplicidade e a fragmentação das ações e dos serviços de saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE X MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
A mudança foi grande. Ocorreu a unificação de comando, representada pela transferência ao Ministério da Saúde de toda a responsabilidade pelo plano federal. Da mesma forma nos estados e municípios, onde a responsabilidade ficara a cargo das respectivas secretarias estaduais e municipais de saúde. Sob outro aspecto, o princípio da universalidade, inscrito no artigo 196 da Constituição, representou a inclusão de todos.
ARTIGO: 196
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
IMPORTANTE
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
IMPORTANTE
LEI 8.080/90
Essa lei aborda as condições para promover, proteger e recuperar a saúde, além da organização e o funcionamento dos serviços também relacionados à saúde. 
IMPORTANTE
LEI 8.142/90
Aborda a participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde e as transferências de recursos da área de saúde entre os governos.
IMPORTANTE
PRINCÍPIOS DO SUS
IMPORTANTE
O PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE
IMPORTANTE
O PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE
Atenção primária 
Atenção secundária 
Atenção terciária 
IMPORTANTE
O PRINCÍPIO DA EQUIDADE
IMPORTANTE
EXEMPLO:
IMPORTANTE
QUESTÃO:
Dona Carolina foi atendida numa Unidade Básica de Saúde, onde foi verificado um nódulo no exame de mama. A cliente foi encaminhada para um especialista mastologista que realizará a punção local. Que Princípio/Diretriz do SUS foi utilizado neste caso:
A) Equidade
B) Uniformidade
C) Integralidade
D) Universalidade
E) Descentralização
PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS (DIRETRIZES)
IMPORTANTE
A REGIONALIZAÇÃO E A HIERARQUIZAÇÃO
Esse princípio está muito afeto as atribuições dos gestores estaduais e municipais que devem buscar a melhor maneira de garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade do SUS.
Como não são todos que precisam, por exemplo, de cirurgias no coração, um hospital com essa capacidade pode atender a toda uma região ou mesmo a um estado.
Do mesmo modo a hierarquização da rede vem consolidando-se cada vez mais ao passo que os gestores estaduais e municipais vêm assumindo suas responsabilidade perante o SUS.
DESCENTRALIZAÇÃO
O Ministério da Saúde estabelece cooperação financeira com órgãos das três esferas e com entidades públicas e privadas mediantes três formas de descentralização de recursos:
Transferência de recursos, pelo Fundo Nacional de Saúde aos municípios, estados e Distrito Federal, de forma regular e automática (repasse fundo a fundo)
Remuneração de serviços produzidos, que consiste no pagamento direto aos prestadores estatais ou privados, contra apresentação de faturas, referentes a serviços prestados à população.
Celebração de convênios e instrumentos similares, interessados em financiamentos de projetos específicos na área da saúde.
DESCENTRALIZAÇÃO
O emprego dessa forma de descentralização melhora a utilização dos recursos, permitindo identificar com mais precisão as necessidades de cada comunidade, aumentando o Controle Social.
QUESTÃO:
SÃO PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS NORTEADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS):
A) Universalidade, Equidade, Descentralização e Regionalização
B) Municipalização, Universalidade, Integralidade e Controle Social
C) Municipalização, Universalidade e Integralidade
D) Integralidade, Universalidade e Regionalidade
E) Universalidade, Integralidade e Equidade
QUESTÃO:
SOBRE AS LEIS ORGÂNICAS DA SAÚDE É CORRETO AFIRMAR QUE:
A) Existe a implementação de que o Ministério da Saúde torna-se o Órgão mais importante com a Lei 8080/90, pois centraliza todas as ações de saúde no Brasil em detrimento da municipalização.
B) A lei 8080/90 é considerada uma das leis mais importantes do SUS, sendo que ela é subtida a outra Lei 8.142/90 que trata de assuntos semelhantes.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) A Lei 8.080/90 trata sobre a Participação popular no SUS e dá outras providências.
E) A Lei 8.142/90 trata sobre a participação popular do SUS, sendo uma das características mais importante desse Sistema Inovador que surgiu com a Constituição Federal de 1988.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.