Buscar

apol libras

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 1 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 6
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
 
Questão 2/5 - Libras
Leia a passagem de texto a seguir:
“A língua de sinais e a língua falada partilham de muitas propriedades fundamentais. [...] As línguas, nas duas modalidades, compartilham a propriedade de ter palavras/sinais que são constituídos de unidades fonológicas sem significado consequentemente, a língua de sinais e a língua falada exibem uma dualidade de padronização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. p. 219.
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre as duas modalidades dos sistemas de produção e reconhecimento de linguagem próprias do ser humano, é correto afirmar que:
	A	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema sensorial na modalidade viso-espacial ou oral-auditivo.
	B	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades articulatórias e sensoriais.
	C	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema gustativo na modalidade de sabores e cores.
	D	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades sensorial e de visualização.
	E	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema fonador na modalidade visual e sensorial.
Questão 3/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O que é ser diferente? Não seria igual ou não gostar das mesmas coisas? Com isso, muitas vezes os sujeitos surdos ficam com vergonha de suas identidades surdas na sociedade e têm medo de contar a alguém para não prejudicar a si próprios, pois não querem ser vistos como ‘doentes’ ou ‘anormais’. O pesquisador surdo Miranda [...] adverte quanto à identidade surda: ‘Ela é ameaçada constantemente pelo ‘outro’. Este outro pode se referir aos surdos que optam pela representação da identidade ouvinte. Esta política de representação geralmente terá uma incidência negativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRÖBEL, Karin Lilian. História dos surdos: Representações “mascaradas” das identidades surdas. In. PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 18-37, 2007. p. 26.
A cultura surda significa, entre outros aspectos, evocar uma questão identitária. A esse respeito, conforme os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, a identidade pode ser definida como:
	A	
Identidade Flutuante, Identidade Inconformada, Identidade de Transição, Identidade Hibrida e Identidade Surda.
	B	
Identidade Flagrante, Identidade Conformada, Identidade de Transmitida, Identidade Hidráulica e Identidade Sugestiva.
	C	
Identidade Flagrante, Identidade Conformada, Identidade de Trivial, Identidade Irônica e Identidade Substituída.
	D	
Identidade Ficante, Identidade Conformada, Identidade de Transmissão, Identidade Holística e Identidade Sustentada.
	E	
Identidade Forte, Identidade Formada, Identidade de Trânsito, Identidade Indicativa e Identidade Superficial.
Questão 4/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Surdez tipo condutiva.
2. Surdez tipo sensório-neural.
3. Surdez tipo mista.
4. Grau de perda auditiva - hipoacústicos.
5. Grau de perda auditiva - surdos.
(  ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
(  ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quanto na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(   ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Agora, marque a sequência que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	B
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
	
	C
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
	
	D
	1 – 4 – 5 – 2 – 3
	
	E
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
Questão 5/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
	
	A
	Total e parcial.
	
	B
	Condutiva, sensório neural e mista.
	
	C
	Total, parcial e intermediária.
	
	D
	Pré-natal e perinatal.
	
	E
	Surda e ouvinte.

Outros materiais