Buscar

MUCOSA ORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MUCOSA ORAL
Mucosa é uma estrutura que reveste superfícies úmidas.
A cavidade oral está dividida em vestíbulo e cavidade oral propriamente dita. 
Vestíbulo: revestido pelas mucosas do lábio e das bochechas e pela mucosa alveolar e da gengiva.
Cavidade oral propriamente dita: gengiva, mucosa palatila, mucosa lingual e do assoalho da boca.
A mucosa oral é constituída por um epitélio, lâmina basal e uma lâmina própria de tecido conjuntivo. Em algumas regiões da mucosa oral, encontra-se, abaixo da lâmina própria, uma camada submucosa, contendo glândulas e tecido adiposo.
Estrutura
Epitélio oral
É estratificado pavimentoso. Por conta de sua função de revestimento, apresenta rápida proliferação e está em constante renovação, com formação de novas células na sua região mais profunda e descamação das células da superfície.
O epitélio oral pode ser:
- Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado
Ortoqueratinizado: epitélio completamente queratinizado.
Paraqueratinicado: epitélio parcialmente queratinizado. Os queratinócitos do estrato córneo apresentam núcleo picnótico.
- Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado
Estrato basal (progenitor ou germinativo): formado por uma a três camadas de células, suas células estão em constante divisão. Algumas das células permanecem como células-fonte, à medida que as outras se deslocam para a superfície.
Caso o estrato basal tenha mais de uma camada, a camada mais profunda é chamada de estrato basal propriamente dito, enquanto que as outras, são denominadas suprabasal.
Estrato espinhoso: formada por células tonofilamentosas, com muitas junções comunicantes, em relação ao estrato anterior. Essa camada apresenta, ainda corpos de Odland, preenchidos por gordura, principalmente nas suas camadas mais superficiais.
Estrato granuloso: apresenta grânulos de querato-hialina, que contêm a proteína filagrina. Ainda, os corpúsculos de Odland degranulam, liberando seu conteúdo e impermeabilizando o epitélio.
Estrato córneo: formada pelos queratinócitos maduros, repletos de filamentos de citoqueratina, agregados com filagrina. São células completamente queratinizadas.
OBS.: no epitélio oral não queratinizado, não há a presença dos estratos granuloso e córneo. Há, porém, um estrato intermediário, com células um pouco achatadas, contendo algumas organelas e poucos grânulos, e um estrato superficial, constitu.ído por células achatadas , alguns tonofilamentos e glicogênio.
Não-queratinócitos
São os melanócitos, as células de Langerhans e as células de Merckel,a lém de células sanguíneas, como linfócitos, neutrófilos e mastócitos.
Melanócitos: são células derivadas da crista neural que migram, na 11ª semana de desenvolvimento intra-uterino, para a mucosa oral e epiderme. Elas penetram no epitélio e se instalam entre os queratinócitos. Essas células apresentam retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi bem desenvolvidos, que originam os grânulos pré-melanosomas, que irão se transformar em melanosomas. Esses, por sua vez, podem continuar nos melanócitos ou serem transferidos para os queratinócitos vizinhos.
Células de Langerhans: são células de formado fusiforme, desprovidas de tonofilamentos e desmossomos, que se originam na medula óssea e se localizam no estrato espinhoso do epitélio oral. São células apresentadoras de antígeno, sem atividade fagocitária.
Células de Merckel: são células desprovidas de prolongamentos longos, porém apresentam tonofilamentos e desmossomos. Estão localizadas na camada basal do epitélio oral, adjacentes a terminações nervosas amielínicas. Desempenham função de receptores mecânicos da mucosa oral.
Células sanguíneas
Lâmina própria (cório)
É o tecido conjuntivo subjacente ao epitélio. Apresenta duas camadas:
- Camada papilar: mais superficial, é constituída por tecido conjuntivo frouxo e apresenta papilas.
- Camada reticular: é constituída por tecido conjuntivo denso, com fibras colágenas dispostas em rede.
A lâmina própria é constituída por células e matriz extracelular.
Células
Fibroblastos: são células que sintetizam os componentes da matriz extracelular (precursores do colágeno, elastina, proteoglicanos e glicoproteínas). Quando terminam a síntese da matriz, se tornam inativos, passando a ser denominados fibrócitos.
Macrófagos: células apresentadoras de antígeno.
Mastócitos: apresenta grânulos que armazenam heparina e histamina e sua membrana plasmática apresenta receptores para IgE.
Células sanguíneas
Classificação da mucosa oral
Mucosa de revestimento: epitélio não-queratinizado. Lábio, bocheca, palato mole, mucosa alveolar, assoalho da boca e porção ventral da língua.
Mucosa jugal (bochecha)
- Epitélio espesso.
- Submucosa: fibras elásticas, tecido adiposo, glândulas salivares menores e glândulas sebáceas (grânulos de Fordyce – resquícios de glândulas sebáceas).
Mucosa labial
- Porção mucosa: epitélio semelhante ao jugal, papilas altas e fibras elásticas. Sua submucosa possui tecido linfóide, glândulas salivares mucosas e poucos adipócitos.
- Porção intermediária: papilas mais altas e vascularizadas, epitélio menos espesso. Não apresenta glândulas sudoríparas e sebáceas.
- Pele do lábio: pele fina, contendo folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Mucosa alveolar
- Epitélio mais fino.
- Papilas conjuntivas mais baixas.
- Lâmina própria com fibras elásticas.
- Submucosa: fibras elásticas e colágenas e glândulas salivares menores mucosas.
Mucosa do palato mole
- Epitélio mais fino.
- Presença de botões gustativos.
- Lâmina própria vascularizada e com tecido linfóide.
- Submucosa: células de defesa, glândulas salivares e mucosas. A parte posterior apresenta nódulos linfáticos.
Mucosa do assoalho da boca
- Epitélio muito fino e permeável.
- Presença de células de Langerhans e linfócitos T.
- Poucas e baixas papilas conjuntivas.
- Poucas fibras colágenas e muitas fibras elásticas.
- Lâmina própria e submucosa muito vascularizadas.
Mucosa da porção ventral da língua
- Epitélio muito fino e permeável.
- Lâmina própria com poucas fibras elásticas e se continua com a musculatura da língua.
- Não apresenta submucosa.
 Mucosa mastigatória: epitélio queratinizado que recobre regiões expostas ao atrito dos alimentos durante a mastigação, como a gengiva e o palato duro.
Mucosa gengival
- Papilas altas.
- Fibras colágenas, não contém fibras elásticas.
- Não há submucosa.
- Sua maior parte é paraqueratinizada.
Mucosa do palato duro
- É frequentemente ortoqueratinizado.
- Papilas altas.
- Não possui fibras elásticas.
- Não há submucosa no centro do palato duro. Porém, ela é encontrada a partir da região dos pré-molares.
- Feixes colágenos que se inserem no periósteo do osso subjacente (mucoperiósteo).
Mucosa especializada: epitélio queratinizado que apresenta papilas. É o epitélio da porção dorsal da língua. No V lingual, encontram-se papilas circunvaladas ou caliciformes. No restante do dorso da língua, há papilas filiformes e fungiformes. Nas regiões laterais e posterior da língua, há papilas foliadas.
Papilas filiformes: possuem formato cônico e pontiagudo e são as mais numerosas, o que proporciona o aspecto de veludo do dorso da língua. Seu epitélio é ortoqueratinizado. Apresentam papel mecânico durante a mastigação e uma fina sensibilidade tátil.
Papilas fungiformes: pequenas estruturas arredondadas de cor vermelha. O epitélio do teto é paraqueratinizado e há presença de botões gustativos. Por outro lado, a região central apresenta tecido conjuntivo altamente vascularizado.
Papilas caliciformes: são rodeadas por um sulco circular ou vallum, que apresenta botões gustativos. Sua porção central apresenta tecido conjuntivo frouxo vascularizado e o seu teto é formado por epitélio ortoqueratinizado sem botões gustativos. Apresenta glândulas salivares de Von Ebner

Outros materiais