Buscar

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO

Prévia do material em texto

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO (PRD)
	As penas restritivas de direito estão previstas no art. 43 do Código Penal: prestação pecuniária (inciso I); perda de bens e valores (inciso II); prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas (inciso IV); interdição temporária de direitos (inciso V) e limitação de fim de semana (inciso VI).
 
São os seguintes os requisitos para a substituição de PPL em PRD (segundo o art. 44 do Código Penal):
 
a) pena privativa de liberdade aplicada não superior a 4 anos (no caso de crime doloso) e o crime cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa;
b) não há limite de pena se o crime é culposo;
c) não reincidência em crime doloso, salvo o disposto no § 3º (caso o condenado seja reincidente, poderá haver substituição, desde que, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime);
d) culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do condenado, motivos e circunstâncias indicarem que a substituição é suficiente.
 
Se a condenação for até 1 ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos. Se superior, a pena pode ser substituída por uma restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
 
Havendo descumprimento injustificado, a pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade. Nesse caso, à pena privativa de liberdade a executar será deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mínimo de 30 (trinta) dias de detenção ou reclusão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes