Buscar

PRIMEIRO BIMESTRE

Prévia do material em texto

PRIMEIRO BIMESTRE – PROCESSO CONHECIMENTO TRABALHO
1) DIANTE DAS GREVES REALIZADAS PELOS TRABALHADORES, É CORRETO AFIRMAR QUE O ESTADO:
A) não adotou medida de determinar a conciliação obrigatória.
B) repeliu com agressividade os movimentos dos trabalhadores, o que era a postura típica do Estado Liberal.
C) resolveu intervir através de leis e do Judiciário, já que as greves são prejudiciais ao interesse público e ao desenvolvimento econômico.
D) não viu a necessidade de regulamentação, posto que o assunto era estritamente relacionado ao Direito Privado.
E) estabeleceu punições aos grevistas mas não deu ensejo ao surgimento do Direito Processual do Trabalho.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (C)
Comentários:
C) Com as manifestações, greves, o Estado se deu conta da necessidade de através de leis e do Judiciário conter os abusos praticados contra os mais vulneráveis, os empregados. O Estado passa a ditar as normas para os conflitos trabalhistas, até para conter o prejuízo econômico pela falta de produção que a greve acarreta.
2) EM 1907 SURGE PREVISÃO LEGAL PARA OS NUNCA IMPLANTADOS CONSELHOS PERMANENTES DE CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM (LEI N. 1.637, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1907). É INCORRETO AFIRMAR, COM REFERÊNCIA A TAIS CONSELHOS QUE:
A) a finalidade seria dirimir divergências entre capital e trabalho.
B) podiam ser consultados em todos os assuntos da profissão.
C) a composição seria mista e paritária, para o equilíbrio nas decisões.
D) foram sucedidos pelos tribunais rurais, sendo que estes finalmente resolveram todos os problemas relacionados aos conflitos trabalhistas.
E) não faziam parte do Poder Judiciário.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (D)
Comentários:
D) Em 1907 surge previsão legal para os nunca implantados Conselhos Permanentes de Conciliação e Arbitragem (Lei nº. 1.637, de 5 de novembro de 1907). A finalidade seria dirimir divergências entre capital e trabalho, podendo ser consultados em todos os assuntos da profissão. A composição seria mista e paritária, para o equilíbrio nas decisões. Os tribunais rurais, com o escopo de dirimir conflitos surgiram em São Paulo, pela Lei nº. 1.869, de 10 de outubro de 1922, compostos pelo Juiz de Direito da comarca, um representante dos trabalhadores e outro dos fazendeiros. A imigração italiana e espanhola e o trabalho nas fazendas de café levaram à organização política dos trabalhadores. O único órgão que possuía (desde 1911) a atribuição de dirimir conflitos na época era o chamado patronato agrícola, do Ministério da Agricultura.
3) EM 1941, CONSELHO NACIONAL, CONSELHO REGIONAL DO TRABALHO E JUNTAS DE CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM:
A) eram órgãos integrantes do Poder Judiciário.
B) eram Órgãos integrantes do Poder Legislativo.
C) eram órgãos administrativos, pois ainda não estava criada a Justiça do Trabalho como parte integrante do Judiciário.
D) foram criados pela CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.
E) não contavam com a participação dos chamados classistas.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (C)
Comentários:
C) Em São Paulo, as Juntas passaram a funcionar em 1º de maio de 1941, quando é organizada a “Justiça do Trabalho”. Em 1941, havia no âmbito administrativo (e não no Judiciário) três graus de jurisdição: Conselho Nacional, Conselho Regional do Trabalho e Juntas de Conciliação e Arbitragem. Cada Junta era composta por um juiz Presidente, nomeado pelo Governo, e dois representantes classistas, “vogais” – um indicado pelo órgão sindical de empregados e outro pelo de empregadores, ambos nomeados pelo Governo, por dois anos.
4) A INTEGRAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO PODER JUDICIÁRIO:
A) não foi suficiente para a organização da carreira de juiz de trabalho, que continuou até a Constituição Federal de 1988 sem as garantias inerentes à carreira da magistratura.
B) ocorreu em 1946, dando início à organização da carreira de juiz do trabalho, com ingresso mediante concurso público de títulos e provas, promoções pelos critérios alternados de antiguidade e merecimento, e com as garantias inerentes à magistratura.
C) ocorreu em 1988, com a Constituição Federal.
D) eliminou desde o início a possibilidade de composição, de órgãos julgadores, por juízes classistas.
E) ocorre em1946 com a criação das Varas do Trabalho.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (B)
Comentários:
B) Integração da Justiça do Trabalho no Poder Judiciário: Ocorreu com o Decreto-Lei n. 9.777, de 9.9.1946, dias antes de entrar em vigor a Constituição de 1946, que também integra a Justiça do Trabalho aos órgãos do Judiciário – surge a organização da carreira de juiz do trabalho, com ingresso mediante concurso público de títulos e provas, promoções pelos critérios alternados de antiguidade e merecimento, e com as garantias inerentes à magistratura
5) PODE-SE AFIRMAR QUE COM A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45:
A) a Justiça do Trabalho passa a julgar processos sobre multas aplicadas pela fiscalização trabalhista;
B) a Justiça do Trabalho deixa de examinar processos nos quais sindicatos disputam a sua representatividade e em que representados e entidades sindicais litiguem;
C) a Justiça do Trabalho fica competente para decidir somente acerca de processos sobre relações de emprego, jamais sobre relações de trabalho;
D) não fica autorizada a instalação de órgãos itinerantes e o funcionamento descentralizado, com Câmaras regionais;
E) não fica ampliada a competência da Justiça do Trabalho.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (A)
Comentários:
A) A EC n. 45/2004 autoriza a instalação de órgãos itinerantes e o funcionamento descentralizado, com Câmaras regionais, além de ampliar a competência da Justiça do Trabalho: passa a julgar processos sobre multas aplicadas pela fiscalização trabalhista; processos nos quais sindicatos disputam a sua representatividade e em que representados e entidades sindicais litiguem; além de processos sobre relações de trabalho, e não apenas sobre relações de emprego.
6) O PRINCÍPIO PROTECIONISTA NO PROCESSO TRABALHISTA:
A) não existe no Direito Material do Trabalho, apenas no Direito Processual do Trabalho.
B) é um princípio internacional, decorrente do caráter tutelar do Direito Material do Trabalho, que se aplica também ao Direito Processual do Trabalho.
C) traz vantagens para reclamante e reclamada, para suportar um processo demorado e as despesas processuais.
D) não chega ao ponto de inverter o ônus da prova, com presunções em favor do empregado.
E) é promovido pelo juiz, segundo critério pessoal, e pela lei.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (B)
Comentários:
B) O princípio protecionista é um princípio internacional, decorrente do caráter tutelar do Direito Material do Trabalho, que se aplica também ao Direito Processual do Trabalho. O processo se adapta à natureza da lide, e como o Direito do Trabalho entende que o trabalhador é a parte vulnerável, a ser protegida, assim é o processo trabalhista, cuja finalidade é restabelecer uma igualdade prejudicada pela inferioridade econômica do empregado diante do empregador ou beneficiário dos serviços. Assim, a presunção é que no processo do trabalho também se destaca a posição privilegiada do beneficiário dos serviços, já que têm melhor assessoria jurídica, melhores condições de produzir provas (especialmente testemunhal, entre subordinados), melhores condições econômicas para suportar um processo demorado e as despesas processuais. Por isso, como corolário do princípio protecionista, proporciona-se ao trabalhador a gratuidade do processo, a isenção do pagamento de custas e despesas; a assistência judiciária gratuita sindical, a inversão do ônus da prova, com presunções em favor do empregado. Ressalte-se que a imparcialidade do juiz só nos permite afirmar que a proteção é conferida pela lei, e não pelo juiz. O juiz não pode favorecer nenhuma das partes; já a lei, protecionista, trata com desigualdade os desiguais, restabelecendoassim o equilíbrio entre as partes.
7) AS REGRAS: IN DUBIO PRO OPERARIO (NA DÚVIDA DECIDE-SE EM FAVOR DO OPERÁRIO); PREVALÊNCIA DA NORMA MAIS FAVORÁVEL AO TRABALHADOR; PRESERVAÇÃO DA CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA PARA O TRABALHADOR; FIXAÇÃO DA COMPETÊNCIA NO LOCAL DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PARA FAVORECER O TRABALHADOR DECORREM:
A) do princípio da celeridade.
B) do princípio da instrumentalidade das formas.
C) do princípio do contraditório.
D) do princípio protecionista.
E) do princípio da ampla defesa.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (D)
Comentários:
D) Decorrem do princípio protecionista as regras: in dubio pro operario (na dúvida decide-se em favor do operário); prevalência da norma mais favorável ao trabalhador; preservação da condição mais benéfica para o trabalhador; fixação da competência no local da prestação de serviços, para favorecer o trabalhador.
8) A COLETIVIZAÇÃO DAS AÇÕES INDIVIDUAIS É CONSIDERADA:
A) ilícita.
B) tendência atual no processo do trabalho, com a ampliação dos casos de aplicação da substituição processual.
C) comum, mas o sindicato não pode requerer em juízo, como substituto processual, o reconhecimento de insalubridade ou periculosidade, em benefício de grupo de associados.
D) possível apenas no âmbito do processo civil, em que a sentença tem efeitos erga omnes.
E) impossível, porque se a ação é proposta por um trabalhador, ou grupo de trabalhadores, o juiz não pode determinar integração na lide por todos os trabalhadores que exerçam suas atividades no mesmo ambiente.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (B)
Comentários:
B) A Coletivização das ações individuais é tendência atual no processo do trabalho, revela a ampliação dos casos de aplicação da substituição processual
9) NÃO PODE SER CONSIDERADO UM DOS PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO:
 A) ingresso na carreira por concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases, sendo que as nomeações ocorrem conforme a ordem de classificação e o cargo inicial é de juiz substituto.
B) promoção alternadamente por antiguidade e por merecimento.
C) órgãos jurisdicionais com organização interna fundada apenas em lei, sem disposições regulamentares internas elaboradas por seus próprios membros.
D) cursos oficiais de preparação e aperfeiçoamento de magistrados como requisitos para ingresso e promoção na carreira.
E) vencimentos fixados com diferença não superior a 10% de uma para outra das categorias da carreira, sem exceder os vencimentos dos ministros do STF.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (C)
Comentários:
C) Dos princípios de organização: • Ingresso na carreira por concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases, sendo que as nomeações ocorrem conforme a ordem de classificação e o cargo inicial é de juiz substituto. • Promoção alternadamente por antiguidade e por merecimento[1] . Por voto de 2/3 de seus membros, os tribunais podem recusar o mais antigo. • Cursos oficiais de preparação e aperfeiçoamento de magistrados como requisitos para ingresso e promoção na carreira. • Vencimentos fixados com diferença não superior a 10% de uma para outra das categorias da carreira, sem exceder os vencimentos dos ministros do STF. • Residência do titular na localidade da Vara ou Tribunal. • Ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria por interesse público, fundada em decisão por voto de 2/3 do respectivo tribunal, assegurada a ampla defesa. • Publicidade de todos os julgamentos; fundamentação das decisões (sob pena de nulidade) – a lei pode em certos atos limitar a presença às partes e seus advogados, ou somente aos advogados, se o interesse público o exigir. • Decisões administrativas dos tribunais motivadas; decisões disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. • Possibilidade de criação, nos tribunais com mais de 25 julgadores, de órgão especial composto por 11 a 25 membros, para exercer atribuições administrativas e jurisdicionais de competência do Tribunal Pleno do Órgão Especial. • Garantias de vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos; proibição do exercício de outro cargo ou função, salvo uma de magistério, do recebimento de custas ou participação em processo e do exercício de atividade político-partidária. Tudo para que haja independência no julgamento. • Órgãos jurisdicionais com organização interna fundada em lei e também em disposições regulamentares internas elaboradas por seus próprios membros, destinadas a preservar melhor sua boa atuação.
10) NÃO PODE SER CONSIDERADO UM DOS PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO:
A) ingresso na carreira por concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases, sendo que as nomeações ocorrem conforme a ordem de classificação e o cargo inicial é de juiz substituto.
B) promoção alternadamente por antiguidade e por merecimento.
C) órgãos jurisdicionais com organização interna fundada apenas em lei, sem disposições regulamentares internas elaboradas por seus próprios membros.
D) cursos oficiais de preparação e aperfeiçoamento de magistrados como requisitos para ingresso e promoção na carreira.
E) vencimentos fixados com diferença não superior a 10% de uma para outra das categorias da carreira, sem exceder os vencimentos dos ministros do STF.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa (C)
Comentários:
C) Dos princípios de organização: • Ingresso na carreira por concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases, sendo que as nomeações ocorrem conforme a ordem de classificação e o cargo inicial é de juiz substituto. • Promoção alternadamente por antiguidade e por merecimento[1] . Por voto de 2/3 de seus membros, os tribunais podem recusar o mais antigo. • Cursos oficiais de preparação e aperfeiçoamento de magistrados como requisitos para ingresso e promoção na carreira. • Vencimentos fixados com diferença não superior a 10% de uma para outra das categorias da carreira, sem exceder os vencimentos dos ministros do STF. • Residência do titular na localidade da Vara ou Tribunal. • Ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria por interesse público, fundada em decisão por voto de 2/3 do respectivo tribunal, assegurada a ampla defesa. • Publicidade de todos os julgamentos; fundamentação das decisões (sob pena de nulidade) – a lei pode em certos atos limitar a presença às partes e seus advogados, ou somente aos advogados, se o interesse público o exigir. • Decisões administrativas dos tribunais motivadas; decisões disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. • Possibilidade de criação, nos tribunais com mais de 25 julgadores, de órgão especial composto por 11 a 25 membros, para exercer atribuições administrativas e jurisdicionais de competência do Tribunal Pleno do Órgão Especial. • Garantias de vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos; proibição do exercício de outro cargo ou função, salvo uma de magistério, do recebimento de custas ou participação em processo e do exercício de atividade político-partidária. Tudo para que haja independência no julgamento. • Órgãos jurisdicionais com organização interna fundada em lei e também em disposições regulamentares internas elaboradas por seus próprios membros, destinadas a preservar melhor sua boa atuação.

Outros materiais