A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
32 pág.
CURSO Lei de Diretrizes Orçamentárias para Município ENAP

Pré-visualização | Página 3 de 6

reduzir as despesas.
	Iniciado em
	quarta, 4 jul 2018, 19:50
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 4 jul 2018, 20:26
	Tempo empregado
	36 minutos 5 segundos
	Avaliar
	12,60 de um máximo de 14,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 2,10 de 2,80
Marcar questão
Texto da questão
Para responder a questão abaixo, leia o trecho da reportagem retirada do site estadão.com (2013).
No momento em que Estados e municípios tentam acelerar investimentos, melhorar serviços públicos - demandas que ganharam mais peso após a onda de manifestações pelo País em junho - e reduzir gastos para manter suas estruturas, a forte ampliação nas despesas com pessoal nos últimos quatro anos tem restringido e até neutralizado esses esforços. O alerta abrange 20 das 27 unidades federativas do País e ajuda a elevar as pressões por mudanças na legislação fiscal.
Levantamento feito pelo Estado a partir dos relatórios de gestão fiscal enviados ao Tesouro Nacional mostra que essa despesa permanente cresceu acima da inflação desde 2009. Vinte unidades federativas já superaram 90% do chamado limite prudencial destinado a gastos com folha salarial (46,55% da receita). Esse é o segundo dos três tetos previstos para os Poderes Executivos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Tomando como base o texto acima e os conhecimentos adquiridos por você em relação às despesas com pessoal, assinale a única opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:
a) Toda política de pessoal, de acordo com a Constituição Federal, deve ser definida em lei, seja para criação de planos de cargos, fixação e reajustes de vencimentos e subsídios, limites máximos para despesa de pessoal, etc.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
b) A Constituição Federal não exige autorização específica na LDO para concessão de vantagens funcionais, criação e ocupação de cargos e empregos públicos além de reformulação no plano de cargos e salários.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 0,00 de 1,00
 
c) A Lei de Responsabilidade Fiscal é a única a disciplinar a despesa com pessoal.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
d) Se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes não é necessário a autorização da despesa de pessoal na LDO.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
Feedback
Comentário:
Está em dúvida por que a segunda, terceira e quarta afirmativas são falsas?
A Constituição Federal exige autorização específica na LDO para concessão de vantagens funcionais, criação e ocupação de cargos e empregos públicos além de reformulação no plano de cargos e salários.
Tanto a Constituição Federal como a Lei de Responsabilidade Fiscal disciplinam a despesa com pessoal.
A Constituição Federal exige autorização da LDO E dotação orçamentária suficiente. Ou seja, a despesa de pessoal só pode ser feita se atendida essas duas condições.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 2,10 de 2,80
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os temas abordados na LDO, assinale a única opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:
a) Embora não seja uma exigência legal para que a LDO contenha um capítulo sobre transparência, a existência desta sessão reforça o esforço do governo em tornar suas contas mais transparentes.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
b) A LDO federal dos últimos anos tem trazido um capítulo específico sobre transparência pública.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
c) Em linhas gerais, as agências financeiras de fomento são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central e controladas pela União, Estados ou Distrito Federal com a finalidade de conceder empréstimos e financiamentos a projetos na Unidade de Federação onde tenham sede.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
d) A Constituição Federal dispõe que a LDO estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Assim, os Municípios devem tratar este tema de forma detalhada em suas LDO’s.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 0,00 de 1,00
 
Feedback
Comentário:
Está em dúvida por que a quarta afirmativa é falsa?
De acordo com a Resolução do Banco Central nº 2828, de 30/03/2001, apenas a União, os Estados e o Distrito Federal controlam agências de fomento. Logo, este tema não entra na LDO dos Municípios.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,80 de 2,80
Marcar questão
Texto da questão
Quanto às alterações na legislação tributária, assinale a única opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:
a) A LDO poderá estabelecer que na estimativa das receitas do projeto de lei orçamentária serão considerados os efeitos de propostas de alteração na legislação tributária.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
b) O objetivo desta previsão na LDO é possibilitar a inclusão na LOA dos impactos provenientes da alteração da receita tributária, bem como da reversão dos recursos, caso o projeto de lei não seja aprovado
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
c) Os recursos previstos na receita orçamentária, mas que dependam de aprovação de alteração na legislação tributária para sua integralização, são denominados de Recursos Extraorçamentários.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
d) A exigência de previsão da alteração tributária na LDO ocorre porque a alteração das normas tributárias reflete no total de recursos com os quais o poder público contará no exercício seguinte para realizar as políticas públicas planejadas.
	Verdadeiro
	Falso
Atingiu 1,00 de 1,00
 
Feedback
Comentário:
Está em dúvida por que a terceira afirmativas são falsas? 
São denominados Recursos Condicionados.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,80 de 2,80
Marcar questão
Texto da questão
Além de estabelecer o limite para despesa de pessoal, a LRF estabelece algumas vedações caso esse limite seja ultrapassado. Identifique qual das penalidades abaixo é aplicada caso o Município desrespeite o limite de 60% da Receita Corrente Líquida para despesa de pessoal:
 
a. Não poderá receber transferências voluntárias até readequação de sua despesa. 
b. Não poderá receber transferências constitucionais até a readequação de sua despesa.
c. Não poderá pagar o excedente da despesa de pessoal, cabendo à União bloquear os recursos do Município.
d. Não poderá contratar operações de crédito, exceto para pagar a despesa de pessoal.
Feedback
Comentário:
b) O Município não deixa de receber transferências Constitucionais, mas apenas as voluntárias.
c) O Município deve reduzir sua despesa, mas não pode deixar de pagar pelos serviços prestados. Além disso a União não pode bloquear os recursos dos Municípios.
d) A vedação é para contratação de operações de crédito, não havendo exceção para custeio da despesa de pessoal.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,80 de 2,80
Marcar questão
Texto da questão
As Transferências de recursos dizem respeito a todo e qualquer repasse de dinheiro que o governo faz a terceiros, como a outros entes da federação, pessoas jurídicas da iniciativa privada, organismos internacionais, fundos, etc.
Quanto às transferências de recursos, assinale a alternativa incorreta:
 
a. As transferências legais são os recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares cuja finalidade é a realização de obras ou serviços de interesse comum e coincidente às três esferas do Governo. 
b. A transferência de recursos entre os entes da federação pode ser do tipo constitucional, legal ou voluntária
c. As transferências constitucionais correspondem a parcelas de recursos arrecadados por um ente e repassado a outro ente por força de mandamento estabelecido em dispositivo da Constituição.
d. As transferências voluntárias são repasses de recursos que não constitui uma obrigação da União, que de acordo com critérios específicos,