Buscar

Puerpério 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUERPÉRIO
O que é o puerpério?
Durante este período de grandes alterações devido à chegada do seu bebé, o seu corpo precisa de voltar à "normalidade" e de se adaptar a novas exigências como, por exemplo, a amamentação.
Todas estas mudanças podem ter um forte impacto no seu estado de humor e deixá-la mais sensível e vulnerável. Procure a ajuda da sua família mais chegada e, sobretudo, do seu companheiro. Caso se sinta demasiado triste, ou seja, durante mais do que alguns dias, e se suspeitar de uma depressão, fale com o seu médico.
Fases do puerpério
Puerpério imediato – inicia logo após a saída da placenta e dura aproximadamente duas horas.
Puerpério mediato – desde o puerpério imediato até 10º dia. Neste período ocorre a regressão do útero, a loquiação apresenta-se em quantidade moderada para escassa e amarelada. É um momento oportuno para realização da visita domiciliar pelo profissional médico ou enfermeiro, pois a mulher está repleta de dúvidas e necessitando de avaliação e cuidados de saúde.
Puerpério tardio – do décimo ao quadragésimo quinto dia;
Puerpério remoto – além do quadragésimo quinto dia até que a mulher retome sua função reprodutiva.
Durante este período, a mulher apresenta o chamado “lóquios” que consiste de um sangramento sanguinolento liberado pelo útero após o parto. Inicialmente são vermelhos e, por vezes, tão ou mais abundantes que a menstruação e com o passar do tempo tornam-se acastanhados e em pequena quantidade. Passados de 10 a 14 dias tornam-se brancos ou amarelados, até que desapareça.
Principais alterações no período do puerpério
A primeira alteração deve acontecer nos primeiros minutos do puerpério. Segundo a especialista, o útero deve contrair com eficiência para evitar sangramentosexcessivos, que acontecem em geral na primeira hora após o parto. Este período deve ser rigorosamente observado. “O útero aos poucos volta ao seu tamanho normal. Ocorre sangramento (loquiação) que no início (primeiros três dias, em média) é vermelho vivo, fica escurecido e vai se tornando uma secreção amarelada, esbranquiçada, até desaparecer”, esclarece.
Outra mudança no corpo é quanto à menstruação. Isso porque durante aamamentação, os hormônios responsáveis pela produção de leite podem interferir nociclo menstrual. Por conta disso, muitas mulheres ficam longos períodos sem menstruar nesta fase, ou com a menstruação irregular.
Também durante esse tempo a mulher não deve ter relações sexuais, para evitar o aumento do risco de infecção. Além disso, é aconselhável descansar, se alimentar bem e se manter bem hidratada para conseguir amamentar o bebê. A mamãe deve usar um sutiã com boa sustentação e evitar rachaduras nos mamilos com pomadas específicas.

Outros materiais