Buscar

APOL 1 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 1- NOTA 100
Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Até bem pouco tempo atrás, as empresas de forma geral nasciam técnicas, ou seja, era alguém que sabia fazer alguma coisa e iniciava um empreendimento. Conforme o negócio crescia naturalmente criavam-se funções, setores, departamentos, áreas, entre outros. Era comuns também as pessoas que assumiam os departamentos e funções sentirem-se verdadeiros proprietários do negócio. Assim a cultura organizacional baseada na estrutura funcional foi se estabelecendo. Mas na atualidade existem outras formas de organizar as empresas, como a gestão por processos, por exemplo. 
A partir dessa perspectiva, analise as sentenças a seguir que apresentam características da gestão funcional e da gestão por processos:                                        
I - A horizontalização da gestão por processo auxilia a empresa manter o foco naquilo que é importante para o cliente.
	
II - Na gestão funcional os processos estão organizados no fluxo horizontal, onde o foco é atender as necessidades do cliente.
III - A gestão por processos tem no fluxo vertical das informações e decisões a sua principal característica porque assim mantem o foco no cliente.
IV - O entendimento que o produto só estará pronto para ser entregue ao cliente depois que passar por todos os processos faz parte da gestão funcional.
V - Os recursos organizados para que a operação seja completada com rapidez faz da gestão por processos uma boa opção para melhorar a produtividade.
É correto o que se afirma em:: 0.0
	
	
	C- I e V, apenas.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c). As sentenças I e V estão corretas porque são características da gestão por processos a horizontalização e a organização dos recursos com foco no ponto de vista do cliente. As sentenças II, III e IV são falsas porque a gestão funcional apresenta fluxo vertical e o entendimento que o produto somente estará apto a ser entregue ao cliente depois de passar por todos os setores, é visão de processos e não funcional. Rota 1 – Tema 3
	
	
	
Questão 2/5 - OSM e o Design Organizacional
Chiavenato (1999) destaca três habilidades como sendo de fundamental importância para o analista de OSM.
Analise as assertivas e a seguir assinale a opção correta:
I - Habilidade humana faz parte da área tática da organização, que são fundamentais no processo de arranjo organizacional, de delegação e acompanhamento de pessoas.
II - Habilidade técnica têm relação com alguma atividade específica que demanda um conhecimento mais aprofundado e especializado.
III - Habilidade conceitual são requeridas no nível operacional da empresa e exigidas para ocupação de cargos de diretoria. 
Está correto o que se afirma em:
	
	D
	Somente em I e II;
Você acertou!
(Opção correta, letra “D” - Gabarito: página 10 da rota 02 – conforme quadro descritivo).
	
	
	
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A equipe de estratégia da distribuidora de alimentos Altamira recebeu a incumbência de analisar os processos mais significativos da empresa para identificar pontos de melhoria, dentre esses tem-se Compras, Armazenagem, Vendas e Distribuição. A decisão foi iniciar pelo setor de Compras, considerado essencial pois uma boa negociação de compra traz resultados positivos para a empresa.
Para viabilizar a revisão, a equipe optou por hierarquizar seus processos através da classificação padrão: (1) Macroprocesso; (2) Processo; (3) Subprocesso; (4) Atividades e (5) Tarefas. O primeiro setor analisado foi Compras.
Considerando a situação hipotética apresentada, conclui-se que a sequência correta do setor de Compras é:ota: 20.0
	
	
	B-
	Compras; (2) Cotação; (3) Follow de pedidos; (4) Cadastro de pedidos;
 e (5) Alteração de lista de preços.
Você acertou!
	
	
Questão 4/5 - OSM e o Design Organizacional
Diversas empresas já perceberam a importância da área de OSM para sua estruturação e desenvolvimento. O que se questiona ainda é onde essa área deve aparecer em um organograma, por exemplo. Algumas empresas defendem que o setor de OSM deve atuar como:
I - Assessoria e suporte às áreas gerenciais, onde os analistas de OSM podem desenvolver suas atividades mais rapidamente, pois terão a autorização dos gerentes sem precisar de muita burocracia,
II - Ligado diretamente à diretoria geral ou à presidência da empresa, pois estando mais próximos das pessoas que tem o maior poder na empresa, suas solicitações para agir seriam atendidas mais prontamente;
III - Em um setor específico para ela onde os analistas de OSM poderiam agir com autorização de qualquer uma das áreas que estivesse mais tranquila para liberar suas ações nas tomadas de decisões;
IV - Um departamento, independentemente a quem esteja ligado, com autonomia em suas tomadas de decisões e estas sejam devidamente compartilhadas e aplicadas por todos os envolvidos.
É correto o que se afirma em:ota: 0.0
	C
	Apenas em IV;
(Opção correta, letra “C” - Gabarito: páginas 20 e 21 do livro base – 
“...esse departamento tenha autonomia na tomada de decisões e estas sejam devidamente 
“Compartilhadas com todos os colaboradores...”).
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
As empresas são comumente representadas como um grande processo – o que a empresa produz que pode ser produto ou serviço – o qual possui vários subprocessos que são as atividades que acontecem no ambiente interno da organização. Por isso, um processo é representado pela figura a seguir:
Considerando a explicação e a figura apresentadas, analise as sentenças a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I – A gestão por processos tem como característica a autonomia dos setores responsáveis pelos fluxos produtivos, que decidem de acordo com o arranjo que oferecer menores custos para organização.
PORQUE
II – Os empreendimentos organizados pela gestão por processos estão pautados na visão vertical dos processos de input (entrada de mercadorias) onde o foco principal é evitar a falta de insumos para produção. 
Nota: 20.0
	A
	As asserções I e II são proposições falsas.
Você acertou

Outros materiais