Buscar

Retrogênese Psicomotora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Retrogênese Psicomotora
A retrogênese é decorrente de uma involução, geneticamente programada para se desintegrar. O empobrecimento neuronal causado pelo tempo conduz a um declínio funcional irremediável no envelhecimento normal. A desorganização e desincronização motora, perda de memória, falta de iniciativa, modificações afetivas, flutuações de tristeza, isolamento social e segregação familiar favorecem um quadro de degradação mental.
A retrogênese psicomotora segue uma desmontagem declinativa, ou seja, a deterioração da organização psicomotora, inicia-se com a praxia fina, a seguir com a praxia global, nos desestruturamos espaço-temporalmente, perdemos a noção do corpo, o equilibrio e, por fim, a tonicidade. Para minimizar os efeitos da retrogênese psicomotora - como a lentidão cognitiva e motora, as alterações psíquicas e comportamentais - é preciso colocar o corpo do idoso em movimento, seu cérebro em produção e sua alma em alegria, baseados em métodos científicos, pedagógicos e criativos, abrangendo do relaxamento à formas estáticas e dinâmicas de equílibrio, tonicidade, coordenação, memória, dentre outras
A psicomotricidade exerce efeito preventivo - conservando a tonicidade funcional, controle postural flexível, boa imagem do corpo, organização espacial e temporal prática, integração e prolongamento das praxias ideo-motoras, etc - perfeitamente adaptadas as necessidades funcionais específicas do idoso.

Outros materiais