Buscar

Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico APOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL UNINTER
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a seguinte citação: 
“A educação não formal até os anos de 1980 foi tratada como de pouca importância no Brasil, sendo vista como um processo delineado para alcançar a participação de indivíduos e grupos específicos voltados às áreas rurais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: ALMEIDA, S. B. Maria. Educação não formal, informal e formal do conhecimento científico nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções didático-pedagógicas- Cadernos PDE. v.2, 2014. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_bio_pdp_maria_salete_bortholazzi_almeida.pdf. Acesso em 15 mai. 2017.
De acordo com a citação acima e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático como  a psicologia cognitiva passou a considerar as conexões entre os conhecimentos formais e não formais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Formais: construídos através da experiência fora da escola.
	
	B
	Informais: adquiridos através da escolarização.
	
	C
	Formais e informais diante da psicologia cognitiva não são adquiridos fora da escola.
	
	D
	Formais: supostamente construídos através da escolarização.
Informais: supostamente adquiridos da experiência fora da escola.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). Meira (2002, p. 19) acrescenta que, atualmente, inclusive “[...] a psicologia cognitiva a passou a considerar as conexões entre conhecimentos formais (supostamente construídos através da escolarização) e informais (supostamente adquiridos através da experiência diária fora da escola).”
	
	E
	Diante da psicologia existem dois paradigmas da educação: a formal que está inserida em escolas particulares e a informal que está contextualizada nas escolas públicas.
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Considere a seguinte citação:
“O aluno supervalorizando o poder da matemática formal, perde a autoconfiança em sua intuição matemática, diminuindo a cada dia seu raciocínio matemático e assim, não conseguindo associar a solução do problema encontrada matematicamente com a solução do mesmo problema numa situação real”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em:  ANDRADE, C. Cintia. O Ensino da Matemática par o Cotidiano. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Medianeira. 2013, 48f. Monografia de Especialização, Medianeira, 2013. http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4286/1/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf. Acesso em: 15 mai. 2017.
De acordo com o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático sobre a matemática praticada no cotidiano das culturas, sejam elas escolar, familiar, ou do trabalho, é a base para o conhecimento incorporado pela comunidade escolar e lapidado pelo docente para solidificar saberes significativos. Assinale a alternativa correta sobre a preocupação da etnomatemática no cotidiano das pessoas:
Nota: 20.0
	
	A
	A preocupação da etnomatemática é não deixar que o aluno transfira para sua realidade o contexto escolar.
	
	B
	O cotidiano das pessoas, dos alunos não é uma preocupação da etnomatemática, a realidade está totalmente fora do seu contexto.
	
	C
	Situações do cotidiano não são vivenciadas na matemática.
	
	D
	A preocupação da etnomatemática está em trazer para a sala de aula situações vividas apenas dentro da escola e nada que for vivenciado fora da escola.
	
	E
	A preocupação da etnomatemática é fazer com que situações do cotidiano sejam vivenciados dentro do ambiente escolar no sentido de dar significado a esses saberes praticados fora da escola.
Você acertou!
 a alternativa correta é a letra e).             A preocupação da etnomatemática é fazer com que situações do cotidiano sejam vivenciados dentro do ambiente escolar no sentido de dar significado a esses saberes praticados fora da escola (texto-base, p. 10).
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o excerto de texto a seguir: 
A necessidade de contar começou com as primeiras formas de agricultura.
Pela manhã para cada animal que saia para o rebanho, era inserida uma pedrinha em um saco. No final da tarde a operação era inversa, onde, para cada animal que retornava era retirada uma pedra do saco. Se a quantidade de pedras fosse maior que número de animais, é porque faltavam animais, na comparação inversa, significava que voltaram mais animais, onde nesse caso, acrescentaria a pedra no saco referente aquele animal. Isso sempre feito de um a um.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSIS, R. O. Jessica. A Origem dos números. Campinas, 2014.http://www.ime.unicamp.br/~ftorres/ENSINO/MONOGRAFIAS/JR_M1_FM_2014.pdf. Acesso em 24 abr. 2017.
Considerando o fragmento de texto dado e o conteúdo do texto-base A Definição de Número: Uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a história do número até o século 18, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A matemática e seus fundamentos era uma preocupação constante até o século 18.
	
	B
	Até o século 18, a matemática não era dedutiva.
	
	C
	A matemática até o século 18 não estava ligada aos algoritmos.
	
	D
	De uma maneira em geral, à exceção do período clássico, na Grécia Antiga, não houve evolução das ideias matemáticas.
	
	E
	Até o século 18, a matemática estava ligada aos algoritmos e pouca ou nenhuma preocupação existia quanto à natureza dos seus elementos ou à seus fundamentos.
Você acertou!
Até o século 18, embora já inteiramente dedutiva, a matemática estava particularmente ligada aos algoritmos, e pouca ou nenhuma preocupação existia quanto à natureza de seus elementos ou quanto aos seus fundamentos. De uma maneira geral, à exceção do período clássico, na Grécia Antiga, a evolução das ideias matemáticas prosseguiu, até aí, de uma maneira linear, sem maiores revoluções (texto-base p. 136).
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o excerto de texto a seguir:
“Há um mundo secreto lá fora. Um universo paralelo oculto de beleza e elegância, entrelaçado intricadamente com o nosso. É o mundo da matemática. E é invisível para a maioria de nós”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FRENKEL, Edward. O Amor e a Matemática: O coração da Realidade Escondida. Casa das Letras. p. 11 <http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/pdf/9789897413360.pdf> . Acesso em 21 abr. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e o texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade?, sobre a abstração reflexiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Tem como suporte o mundo das ideias e das relações.
Você acertou!
A abstração reflexiva, própria ao estágio das operações formais, não tem mais como suporte o mundo das coisas e, sim, o mundo das ideias e das relações. O cotidiano é elemento central da representação da matemática concreta. O mundo das coisas e dos objetos faz parte da realidade concreta ( texto-base, p. 11, 12).
	
	B
	Tem como suporte o mundo das coisas, dos objetos.
	
	C
	A abstração reflexiva tem como suporte a realidade concreta.
	
	D
	Na abstração reflexiva tudo é concreto.
	
	E
	A abstração reflexiva tem como suporte o cotidiano.
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto:
“A preocupação com o conhecimento humano não é nova. Praticamente todos os povos da antiguidade desenvolveram formas diversas de saber. Ao se depararem com um mundo extremamente complexo, os gregos tiveram uma preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formaçãodo conhecimento: Foi então que surgiu o primeiro tipo de conhecimento humano “elaborado": o conhecimento mítico. A palavra mito vem de mythos, origem grega, que quer dizer: palavra que simboliza o mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOVASKI,  L. Karina. A Origem e a Construção do conhecimento humano: Uma Perspectiva Filosófica. Biblioteca Digital da Unicamp.
< http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000296908>. Acesso em: 19 abr. 2017
Tendo em vista a dada citação e o conteúdo do texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade sobre  a origem do conhecimento, segundo Piaget, analise as seguinte asserções:
I. O conhecimento tem sua origem na atividade do sujeito sobre o meio e, não apenas, nas propriedades objetivas da realidade.
PARA PIAGET
II. A origem do conhecimento humano pode ser explicada a partir da interação entre o indivíduo e a realidade através da atividade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras.
Você acertou!
O conhecimento tem sua origem na atividade do sujeito sobre o meio e, não apenas, nas propriedades objetivas da realidade.  Para Piaget, a origem do conhecimento humano  pode ser explicada a partir da interação entre o indivíduo e a realidade através da atividade humana ( texto-base, p. 1).
	
	B
	As asserções I e II são falsas.
	
	C
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
	
	D
	A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	E
	A asserção I não trata do mesmo conteúdo da asserção II.

Outros materiais