Buscar

Atividade Estruturada de Administração – Entrevista com Administrador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Estruturada de Administração – Entrevista com Administrador
Membros:
Bruno Nunes – 2014
Gisele Machado - 201408118203
Leonardo Carvalho – 201407220471
Priscila Oliveira - 2014
Philipe de Oliveira – 201407228481
1
Dados do Administrador
Nome: SERGIO ANDRÉ ALMEIDA LOPES
Idade: 46 anos
Estado Civil: Casado
Cargo: 1 Tenente - Chefe de Subdivisão e de Seções
Organização: Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica 
Formação: Bacharel em Administração de Empresas e representante da Organização Militar como instrutor no Curso de Administração de Pessoal da Aeronáutica.
2
Dados do Administrador
Nome: MAURO SÉRGIO DA SILVA OLIVEIRA
3
Dados do Administrador
Nome: EDMILSON DOS SANTOS PIRES
Idade: 38
Cargo: SUPERVISOR ADMINISTRATIVO
Organização: VIA VAREJO (CASAS BAHIA E PONTO FRIO)
4
Resumo
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Competências e Habilidades
No meio militar, a definição de cargo se confunde com a de função. Diante disso, como sou militar da Aeronáutica, meu cargo é Primeiro Tenente da especialidade de Serviços Administrativos e minhas funções são: chefe da Subdivisão de Controle de Efetivo, chefe da Seção de Prorrogação de Tempo de Serviço e chefe da Seção de Justiça, sendo responsável, principalmente, pela coordenação de todo o trabalho de uma equipe de dezesseis pessoas, no trabalho de rotina.
 Considerando os dias em que sou escalado para “tirar serviço”, o foco passa a ser o trabalho de uma equipe, normalmente, composta por cerca de cinquenta militares. Nesse caso, meu cargo continua o mesmo, porém minha função passa a ser a de oficial de dia, representante do comandante da organização militar e responsável pela proteção ao patrimônio público e coordenação do trabalho da equipe de serviço. 
6
QUESTIONÁRIOS E RESPOSTAS
SERGIO ANDRÉ ALMEIDA LOPES
 Qual o papel que o Administrador deve desempenhar nas organizações? 
 O administrador tem um papel extremamente importante na empresa, pois, seja qual for a sua área de atuação (recursos humanos, produção, vendas, marketing...), deve ser capaz de conduzir a equipe em prol dos objetivos da empresa, seguindo o planejamento estabelecido e adequando-o aos desvios que porventura ocorram, considerando um mercado extremamente competitivo e globalizado. Com isso, o objetivo maior da empresa, o lucro, acaba sendo atingido como consequência de um trabalho bem realizado. 
 Um administrador bem conhecido dos estudantes de Administração, em razão de ter escrito diversos livros na Área, IDALBERTO CHIAVENATO, assim escreveu: “No desempenho das suas atividades, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade”. Essa afirmação define, objetivamente, o papel do administrador nas organizações.
8
MAURO SÉRGIO DA SILVA OLIVEIRA
 Qual o papel que o Administrador deve desempenhar nas organizações? 
Planejar ,executar, dirigir, e controlar
EDMILSON DOS SANTOS PIRES
 Qual o papel que o Administrador deve desempenhar nas organizações? 
Deve ser um administrador qualificado e preparado para as funções que lhe foi dada.
SERGIO ANDRÉ ALMEIDA LOPES
O que é importante para ser um Administrador?
 O que diferencia o bom administrador de profissionais de outras áreas é a necessidade de ele ter uma visão ampla acerca de várias outras áreas, ou seja, não basta para o administrador destacar-se apenas em um assunto, ele precisa conhecer de tudo um pouco. Precisa ser vendedor, contador, conhecedor do mercado financeiro, psicólogo e, até mesmo, um “visionário”, de modo a saber o momento certo para investir na ampliação de seu negócio.
 O trabalho para se tornar um bom administrador não é nada fácil. Administrar recursos, como por exemplo, os financeiros e os materiais, é extremamente difícil, porém nada é mais complicado do que compreender o ser humano. Dessa forma, um dos papéis mais importantes na arte de administrar é saber gerir pessoas, conduzir uma equipe com eficiência e eficácia, não apenas tornando-se o “chefe”, mas conquistando a equipe e passando a ser considerado o líder. Com isso, cria-se um ambiente de trabalho favorável e a realização das atividades ocorre naturalmente.
 Um administrador precisa saber delegar, ouvir as pessoas, possuir um excelente relacionamento interpessoal; pelo exemplo, conquistar o direito de liderar a equipe, conhecer bem a área de atuação de sua empresa, saber aplicar as técnicas de Administração, ser inovador... 
11
MAURO SÉRGIO DA SILVA OLIVEIRA
O que é importante para ser um Administrador?
Obter uma formação técnica e científica para se habilitar a atuar na administração das organizações.
EDMILSON DOS SANTOS PIRES	
Qual o perfil que o Administrador deve possuir?
Ser uma pessoa de respeito e muito bem preparado. 
SERGIO ANDRÉ ALMEIDA LOPES
Porque as empresas necessitam de um Administrador?
  Devido à complexidade do mercado de trabalho, as empresas necessitam de profissionais multitarefas, profissionais que se preocupem com os meios e os fins, ou seja, que atuem com eficiência e eficácia em prol dos objetivos institucionais. E esse profissional é o administrador. Aquele profissional que domina a arte de administrar. A empresa precisa dispor de um profissional que conheça essa arte, afinal planejar, organizar, dirigir, controlar e coordenar é para administrador.
14
MAURO SÉRGIO DA SILVA OLIVEIRA
Porque as empresas necessitam de um Administrador?
Para evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas
EDMILSON DOS SANTOS PIRES	
Porque as empresas necessitam de um Administrador?
Para que aja um cabeça nas decisões e organizações das funções administrativas.
EDMILSON DOS SANTOS PIRES	
Em sua opinião, quais áreas oferecem melhores oportunidades de trabalho para o futuro Administrador?
Nas áreas de gestão administrativa e na parte de RH.
EDMILSON DOS SANTOS PIRES	
O que é importante para ser um Administrador?
Não se uma pessoa de palavra doble e acima de tudo humilde e respeito à todos. 
EDMILSON DOS SANTOS PIRES	
Qual o seu conselho como Administrador para nós que somos alunos do Curso de Administração?
Ser dedicado a organização e ser humilde e muito profissional em tudo o que fizer .
SERGIO ANDRÉ ALMEIDA LOPES
Em sua opinião, quais áreas oferecem melhores oportunidades de trabalho para os futuros Administradores? 
 Não imagino apenas uma área específica, pois o administrador deve conhecer de tudo um pouco, porém é importante especializar-se, ou seja, explorar a fundo uma área específica. No entanto, posso citar algumas áreas promissoras: comércio internacional, tecnologia da informação, exploração de fontes de energias alternativas, finanças, dentre outras.
20
Fontes Usadas
Foram utilizadas ferramentas de nosso uso diário, tais como : E-mail, telefone entre outros.
Conclusão sobre Administração
 Os administradores desempenham diferentes papéis junto a uma variedade de organizações e devem apresentar conhecimentos, habilidades, competências e atitudes que se adequarão a cada ambiente em que atuar.
   O Administrador deve estar em crescimento constante. Deve ser generalista, embora possam e quase sempre, precisem ter também uma especialidade.
   Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração. Assim, para uma organização ser bem-sucedida ela depende de seu Administrador. 
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais