Buscar

Apol 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou no dia 28/03/2017 um decreto para começar a desmantelar o legado climático de seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama. Segundo o norte-americano, as normas antigas, que previam a luta para evitar mudanças climáticas, estão "matando empregos". "Recolocaremos os mineradores no trabalho. Comigo chega ao fim a guerra ao carvão", disse o presidente. Uma peça-chave do decreto de Trump, assinado na sede da Agência de Proteção Meio Ambiental (EPA, na sigla em inglês) em Washington, é o fato de eliminar o requisito de que as agências do governo federal considerem o impacto para a mudança climática em sua tomada de decisões. Adaptado de  Trump assina decreto e diz que "guerra ao carvão" chegou ao fim. Disponível em  http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/03/trump-assina-decreto-e-diz-que-guerra-ao-carvao-chegou-ao-fim.html para fins acadêmicos. Observe as afirmações que seguem acerca do agravamento da crise ambiental que poderá ser causado por este decreto:
I. Haverá agravamento da crise ambiental pois uma das causas desta crise é a intensificação da exploração dos recursos naturais. Surge um desequilíbrio entre a oferta de recursos pela natureza e a demanda de recursos para atender as necessidades da população, reduzindo ou acabando com estes recursos.
II. Haverá agravamento da crise mundial pois o meio ambiente, além de possuir recursos naturais finitos, tem capacidade limitada para assimilar os resíduos produzidos pelas atividades humanas. Os rios e oceanos, assim como a atmosfera, não são suficientemente grandes para absorver e diluir toda a carga de poluentes produzida pelas atividades humanas. 
Agora assinale a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	As afirmações I e II estão corretas.
De acordo com a Rota da Aula Teórica 1, p.2 e 3 de “A Crise Ambiental”
	
	D
	As afirmações I e II são incorretas.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Uma série de iniciativas tem surgido em relação a tecnologias sustentáveis. Veja alguns exemplos: Tinta de isopor: reutilizando este produto normalmente descartado, transformando-o em filme fino de tinta; Autodestruição eletrônica: aparelhos eletrônicos desaparecem ao se acionar um botão de autodestruição; Biobateria: bateria que usa resíduos de materiais orgânicos; Abastecimento inteligente de água: auxiliando na economia do consumo de água. Adaptado de Veja 10 exemplos de uso da tecnologia em favor da natureza. Disponível em https://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/dia-mundial-do-meio-ambiente-veja-inovacoes-tecnologicas-sustentaveis,65d2071f91f77f35a59ecdd8e4b4c89es5uwRCRD.html Para fins acadêmicos.
Assinale a opção que melhor explica o surgimento destas inciativas:
Nota: 20.0
	
	A
	As práticas da engenharia sempre foram as mais adequadas do ponto de vista ambiental.
	
	B
	Na sociedade atual, os engenheiros têm um novo desafio: utilizar as tecnologias disponíveis e desenvolver outras novas, visando à minimização dos impactos negativos ao meio ambiente.
Você acertou!
De acordo com a Rota da Aula Teórica 1, p.6 e 7 de “A Engenharia e o Desenvolvimento Sustentável”
	
	C
	A engenharia é a solução para minimizar ou controlar a poluição e a degradação ambiental. Mas é importante sanar esses problemas por meio de medidas corretivas.
	
	D
	Iniciativas de sustentabilidade sempre são muito caras e, portanto, devem ser desconsideradas pelos engenheiros.
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O mundo alcançou 1 bilhão de habitantes, aproximadamente, no ano de 1800. Duplicou para 2 bilhões em 1927. Na virada do milênio, no ano 2000, atingiu a cifra de 6 bilhões de pessoas e chegou a 7 bilhões em 2011. Relatório da Population Reference Bureau (PRB), divulgado em agosto de 2016, estima que a população mundial atingirá 10 bilhões de habitantes em 2053. A situação atual é precária. Por um lado, os países ricos (com cerca de 1,2 bilhão de habitantes) consomem além do necessário para uma vida descente e digna. De outro lado, muitos países pobres e em desenvolvimento consomem aquém das necessidades para obter uma vida descente e digna, mas possuem populações enormes (como Índia, Paquistão, Nigéria, etc.) e, mesmo com baixo consumo per capita, possuem alto consumo agregado e incapaz de ser atendido pela biocapacidade nacional. Adaptado de Alves (2016). Disponível em http://www.ufjf.br/ladem/2016/09/30/o-mundo-com-10-bilhoes-de-habitantes-em-2053-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/ Para fins acadêmicos.
Tendo em vista esta situação referente ao crescimento populacional, assinale a opção que melhor reflete as preocupações acerca deste tema:
Nota: 20.0
	
	A
	Devemos refletir sobre até quando os recursos naturais serão suficientes para sustentar a população da Terra.
Você acertou!
De acordo com a Rota da Aula Teórica 1, p.13 de “O Crescimento Populacional”
	
	B
	Devemos refletir sobre como exterminar partes da população para manter a população total na quantidade atual.
	
	C
	Devemos refletir sobre como alargar o tamanho da Terra para aumentar sua capacidade.
	
	D
	Devemos refletir sobre como aumentar a taxa de crescimento populacional.
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Observe a seguinte situação: Mais de um ano depois do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), que resultou no maior desastre ambiental do Brasil, recursos existentes na área, como peixes, por exemplo, desapareceram ou estão proibidos de serem consumidos pela possibilidade de estarem contaminados. Quanto aos recursos comentados na situação, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	São recursos que não podem ser naturalmente regenerados após o uso.
	
	B
	São recursos naturais renováveis que passaram a não renováveis, no momento, pois o ambiente atual modificado não fornece condições para sua renovação.
Você acertou!
De acordo com a Rota da Aula Teórica 1, p.2, 3 e 5 de “Os Recursos Naturais”
	
	C
	São recursos derivados do plano de manejo pois foram adequados à capacidade de suporte do ambiente.
	
	D
	São recursos artificiais porque foram criados pelo homem.
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O lixo eletrônico contém alta concentração de metais pesados. Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e lixões, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, pode causar diversos problemas de saúde no ser humano. Pelos últimos levantamentos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, feitas até 2016, só 724 das mais de 5.500 cidades brasileiras têm algum tipo de coleta de lixo eletrônico, mas que são ineficientes. Somando a falta de informação da população com raros lugares para se descartar esses materiais, o lixo eletrônico nem sempre consegue chegar ao seu destino correto. Entre 60 e 90% são comercializados ilegalmente ou descartados no lixo comum, no valor de quase US$ 19 bilhões, de acordo com o relatório divulgado em 2015 pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP). Assinale verdadeiro ou falso para cada afirmação sobre lixo eletrônico e poluição para depois assinalar a opção correta:
	(   )
	Lixo eletrônico é poluição, pois é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, ou seja, uma degradação da qualidade do ambiente, que causa ou pode causar prejuízos aos seres humanos e ao próprio meio ambiente.
	(   )
	Lixo eletrônico é um tipo de poluição direta pois é decorrente da inalação de ar poluído causando o aumento da ocorrência de doenças respiratórias.
	(   )
	Lixo eletrônico tem efeito de poluição local pois ocorrem em áreas de grande densidade populacional
Nota: 20.0
	
	A
	V – V– V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – F – V
Você acertou!
De acordo com a Rota da Aula Teórica 1, p.2, 5 e 7 de “A Poluição”
	
	D
	F – F – F

Outros materiais