Buscar

atividade de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8
ATIVIDADE DA AULA 05
De acordo com a frase, comente: Se a legitimação da Pedagogia se dá através de uma metafísica que encontra um fundamento último para que a educação se processe de uma maneira e não de outra, dizemos que a filosofia da educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Nesta atividade é para desenvolver a partir dos estudos realizados em aula.
A Filosofia da Educação aponta para um tipo de saber que, de um modo amplo, é aquele acumulado na discussão sobre o campo educacional. Faz assim ou para colocar valores e legitimá-los através de justificações. Pois o ensino da filosofia da educação é de suma importância para a formação e a pratica docente, e é a partir do pensamento filosófico que se admire também que a filosofia tem um papel necessário na formação do pedagogo que de fato nos levam a pensar, refletir, indagar tornando nos crítico e com atitude filosófico. O estudo da disciplina de filosofia da educação privilegia o aspecto pedagógico a partir daí na formação e na pratica o pedagogo assume de modo único uma posição filosófica. Neste caso, a técnica deve ser o início do saber, vejo que não podemos explicar algo sem compreender primeiramente, temos alguns profissionais que ficam presos em vários materiais ( não que isso seja ruim), não compreender para poder explicar. A Pedagogia se dá através de uma metafisica que encontra um fundamento ultimo para que a educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Se a legitimação da Pedagogia se dá através de um conjunto de argumentos que tentam justifica-las, sem requisitar um ponto arquimediano metafisico, então dizemos que a Filosofia da Educação justifica a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Por esses motivos percebemos a utilidade da Filosofia da educação para a Pedagogia.
ATIVIDADE DA AULA 06
Por que dizemos que o ensino e o estudo da filosofia é um tema que não só diz respeito a estudantes e professores, mas também a sociedade de uma forma geral. As mentes críticas e criadoras serão as capazes de mudar o que está exposto? 
	Dizemos que o ensino e o estudo da filosofia é um tema que não só diz respeito a estudantes e professores, pois a filosofia faz parte da sociedade de uma forma geral, a filosofia deve preparar o estudante para pensar, agir e viver filosoficamente, vivenciando o verdadeiro sentido da liberdade. E através disso que podemos incentivar nos estudantes o amor pela filosofia e através desse amor eles vão aprender a refletir e pensar e vão a busca de suas próprias verdades. Os professores engajados no processo de mudança assumam sua consciência histórica e permitem o surgimento de novas inteligências. Mentes críticas e criadoras serão as capazes de mudar o valor que está exposto. Serão as capazes de pressentir o que está oculto por trás da realidade. E desta forma contribuir para o esclarecimento e mudança do real, a filosofia tem um papel fundamental de mudanças, por isso nos professores temos que incentivar nossos alunos a serem críticos, a refletir, a terem suas opiniões, para que a mudança aconteça. Enfim todo ser humano está inserido na sociedade e vivemos dela e para ela.
ATIVIDADE DA AULA 07
De acordo com o pensamento de Saviani, comente: Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir a questão educacional. 
	Saviani quis definir a educação como um processo de trabalho não material (diferente do trabalho material que visa a produção de bens materiais para subsistência) o qual o produto não se separa do ato de produção. O trabalho educativo e “o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens”. Com a apresentação da Pedagogia Histórico-Critico Saviani almeja encontrar o ponto correto da vara, ou seja, o ponto que não está curvo para o lado da pedagogia, ela implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir à questão educacional a pedagogia histórico-critica significa um avanço na construção coletiva de uma sociedade democrática, na medida em que centra as preocupações na educação escolar e no saber objetivo universal que justifica a própria existência da escola.
ATIVIDADE DA AULA 08
O conhecimento consiste em lembrar-se destas experiências anteriores). sob esta forma "A virtude pode ser ensinada?" Discorra sobre a interrogação proposta. 
A virtude pode ser ensinada? 
Se sim, os homens podem tornar-se mais virtuosos. Se não, o homem tem salvação, nada vale a pena e não há mais esperança. É também neste sentido que toda a filosofia se constitui como utopia, como projeto para o futuro e como pensamentos que há de realizar e tornar real no futuro. De onde, a antropologia, a axiologia e a ética, dimensões constitutivas de toda a filosofia da educação, tem um caráter futuram-te e utópico, portanto se hão de realizar num tempo por vir. De onde também, o caráter teleológico de toda a filosofia da educação. Os primeiros que ela estabelece hoje, as concepções de homem, de valor e de bem que agora se desenham, são os fins a realizar num tempo que está a chegar.

Outros materiais