Buscar

ativ 23157 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Libras
Professora: Marlene Paula 
Aluno(a): Diana Cristina Morais Canuti RGM: 053.8498 Polo: Coxim MS
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1- Vimos que na Antiguidade e na Idade Média os surdos eram tratados cruelmente pela sociedade, sendo desprezados e até sacrificados. Atualmente, como esses surdos são tratados? O que mudou? Justifique.
R: A partir do século XVI algumas pessoas religiosas ajudou e ensinou as pessoas surdas, e então muitos acreditou no ensino dos sinais. E com isso trouxe vários tipos de conhecimentos e experiências próprias como o francês Eduad Huet que era surdo, fundou uma escola com várias metodologias que deu a educação aos surdos com os ensinos da língua e assim veio surgindo tecnologias avançadas, pessoas surdas atualmente usam aparelhos auditivos e tem uma comunicação com todos interagem na sociedade, possuem a Língua de Sinais Libras o que dá suporte para que sejam reconhecidos como cidadãos, frequentam normal escolas, universidades e outros. Mudou muita coisa os sujeitos surdos não são considerados inferiores, tem direitos protegidos por lei e é um cidadão diferente más não deficiente.
2- Fale sobre Cultura e Identidade surda.
R: A cultura surda faz com que o sujeito surdo busque estratégias para entender o mundo e modificando para torná-lo acessível e habitável e assim compreender a sociedade surda, como a campainha que aciona a luz e o despertador que vibra e outros, isso são exemplos que é utilizados por sujeitos surdos que também possuem sua própria língua, valores e regras. Já a identidade surda é adquirida através de experiências visuais é aceitar ser um surdo, ter o reconhecimento dele mesmo, interagir com os outros para apresentar sua língua, convivendo no meio da sociedade mostrando sua identidade.
3- A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.
R: Essa lei abre espaço para que os surdos possam ser incluídos na sociedade, reconhecidos como cidadãos portadores de culturas, valores, e que são sujeitos que não precisam mais ser visto como “anormais” ou deficientes, apenas diferentes, LIBRAS trouxe a comunicação que foi um fator de interação onde predomina essa língua, ela ter sido reconhecida por essa Lei hoje podemos ver que houve uma grande mudança na sociedade. E também teve uma conquista muito grande para os sujeitos surdos, os direitos enquanto cidadão, a participação nos espaços de cidadania como escolas, igrejas, mercado de trabalho, universidades e ainda estabelece Libras como língua natural, e é também uma disciplina nas faculdades.
Atividade da aula 02.
1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. O que seria possível fazer para que a família desse sujeito surdo se sentisse mais amparado? Justifique.
 
R: Eu acredito que as dificuldades no começo é de desanimo, as famílias ficam frustradas, também vem o sentimento de culpa, tristeza e as dúvidas quanto ao desenvolvimento da criança na escola. Acredito que isso ocorre porque os pais se paralisa no primeiro momento e não sabe o que fazer, más tudo isso é preciso que a família se une para entender que não há culpados, e nem ter motivos para terem tristezas, precisam conhecer o problema de perto ter um acompanhamento médico, e quanto mais cedo ter a confirmação da surdez mais fácil será para vencer o próprio preconceito, essas famílias se sentiria amparadas tendo conceitos sobre a surdez, tendo assim mais conhecimento, e tendo uma identidade surda valorizando a cada um, tendo orientações no meio da sociedade. 
Atividade da aula 03.
1- Fale sobre as abordagens educacionais e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.
R: O primeiro método foi o oralismo proposto para o ensino de surdos, através da divulgação de um material denominado Proposta Curricular para Deficientes Auditivos, o Ministério da Educação e Cultura, é um processo educacional pelo qual se pretende capacitar o surdo a compreensão e na produção da linguagem oral. A outra abordagem surge uma proposta de misturar o oralismo com a língua de sinais, que é a Comunicação Total, trazendo o reconhecimento e valorização das línguas de sinais dos seus respectivos países, o Bilinguismo é uma proposta de ensino que a escola garantem aos alunos surdos, o acesso a duas línguas no contexto escolar, o Bilíngue é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo.
Atividade da aula 04.
1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa. Quais são esses meios? O que são Políticas Públicas?
 
R: A partir da Lei n10.436/2002 que veio a Políticas Públicas, que surgiu para que o aluno aprenda a própria língua, que tenha o acompanhamento de um professor intérprete, favorecendo as pessoas surdas, pois o MEC disponibilizou o AEE (atendimento educacional especializado), políticas públicas é uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais, que quer dizer também o Estado em ação.

Outros materiais