A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol2017

Pré-visualização | Página 2 de 2

p. 153.
Além da preocupação com a Amazônia, vimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica que existem outros problemas ambientais sendo registrados diariamente. A esse respeito, leia as proposições a seguir: 
I. Ainda existem muitos registros de casos de pesca predatória sendo notificados pelos órgãos responsáveis, demonstrando que é necessário fortalecer a intervenção e cobrança da lei. 
II. Um grave problema ambiental que merece destaque são os aterramentos de manguezais, envolvendo o uso de áreas de preservação permanentes.
III. O tráfico de animais silvestres se constitui um grave problema ambiental, pelo risco de perda de biodiversidade, além do descumprimento da lei.
	
	D	I, II e III.
Considere a seguinte citação:
“É importante salientar, que a Constituição Federal, em seu artigo 225, elevou o meio ambiente à categoria de bem de uso comum do povo, assegurando ser direito de todos tê-lo de forma ecologicamente equilibrada e, em contrapartida, determinou que a sua defesa e preservação, para as presentes e futuras gerações, é dever do Poder Público, bem como de toda a coletividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEA, C.R.D.; MIRANDA, F.S.M.P. Aspectos jurídicos do direito ambiental e a responsabilidade civil por danos ambientais. Revista eletrônica: Direito, Justiça e Cidadania, FAC São Roque, v. 2, nº 1, 2011. p. 3 (link:<www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/carlos_drt_20111.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016).
O trecho acima aborda a questão de responsabilização sobre as questões ambientais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa correta sobre as participações públicas nessas questões
A	
As audiências públicas propiciam o debate entre diferentes atores sociais sobre assuntos que envolvam os recursos ambientais, promovendo assim a cidadania.
Leia a manchete a seguir:
   Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/01/estudantes-criam-estacionamento-ecologico-para-bicicletas-em-lorena.html. Acesso em 06 jan. 2016. 
A manchete acima descreve uma ação baseada no conceito de ecoeficiência. Sobre esse conceito, baseando-se nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir:
I. O conceito de ecoeficiência, em linhas gerais, relaciona-se ao conceito de sustentabilidade, pois preconiza o uso consciente dos recursos naturais, possibilitando sua manutenção às gerações futuras.
II. O conceito de ecoeficência é atual e foi utilizado primeiramente numa publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável.
III. O conceito de ecoeficiência expressa a preocupação com os recursos naturais, pois se define como mecanismo de redução de impactos ambientais.
Está correto o que se afirma em:
	D	I, II e III.
	
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A visão biocêntrica origina-se concomitantemente com a própria ecologia, que nasce como ciência na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866. Ernst Haeckel cunhou o termo, que etimologicamente resulta da junção dos radicais gregos ‘oikos’ (casa) e ‘logos’ (estudo)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 52 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Considerando a citação acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
IV. (  ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente.
Agora, marque a sequência correta
	B	V – F – F – V.