Buscar

APOL DE ARQUEOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL DE ARQUEOLOGIA 
Pompéia foi uma cidade na Roma Antiga, que foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio e que devido a um processo químico referente disso, teve a maior parte de sua cidade e habitantes moldados por cinzas e lamas o que permitiu uma solidificação que dura até hoje. Sobre a cultura material assinale as alternativas corretas.
I – A Arqueologia é dentre os campos do conhecimento que utilizam os Estudos das Culturas Materiais o que possui o maior nível de identificação com ele, pois a fonte primária das pesquisas arqueológicas, por vezes a única, são os vestígios materiais.
II – Os Estudos da Cultura Material enquanto um domínio do conhecimento autônomo foi originado pela aproximação entre a área da História, da Museologia e do Design que permitiu o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esse tema.
III – O fato de que a Arqueologia depender do uso das fontes materiais fez com que desenvolvessem teorias, métodos e técnicas voltadas para a utilização dos artefatos produzidos pela ação humana, mais do que outros campos. 
IV – As pesquisas realizadas dentro da Arqueologia tem a orientação de utilizarem fontes da cultura material como opcional, sendo que estas podem vir a ser substituídas por fontes da cultura imaterial. 
RESPOSTA: Estão corretas apenas I E III 
As pinturas rupestres datam do período denominado pré-história, já a definição da Arqueologia enquanto disciplina data de um período muito mais recente. Em relação a esse processo assinale V para verdadeiro e F para falso. 
A consolidação da Arqueologia enquanto um campo do saber cientifico aconteceu em meados do século XIX, sendo que uma influência essencial foi a teoria do evolucionismo desenvolvida por Charles Darwin. 
Com o desenvolvimento dos monastérios na Europa Feudal e com o apoio do alto clero da igreja católica, a Arqueologia foi fundada no início do século XV.
Conforme aumentou o número de objetos de antigas civilizações encontrados, desenvolveu-se a necessidade de observação e coleta dos mesmos, o que contribuiu na criação da Arqueologia. 
Os primeiros modelos de classificação e organização dos objetos arqueológicos foram baseados no sistema de ordenação das bibliotecas existentes no período da criação da Arqueologia.
RESPOSTA: V-F-V-F
A criação de um patrimônio é um processo complexo que envolve várias partes integrantes da sociedade como o IPHAN por exemplo, quanto a esse processo assinale a alternativa correta: 
RESPOSTA: A informação sobre o patrimônio arqueológico, que já é ou virá a ser, se constitui como o prin..... preservação.
Sobre ações educativas e espaços públicos, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: As atitudes individuais e coletivas de preservação estão diretamente relacionados à educação .... de ações que busca promover através de metodologia própria o conhecimento sobre o patrimônio. 
Os monumentos são um dos exemplos mais conhecidos de fontes arqueológica, acerca dessa estrutura, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: O estudo das fontes arqueológicas, como monumentos e locais, que estavam relacionados à ... da Arqueologia Histórica na América, principalmente por fornecerem embasamento as grandes ... 
Considerando que a relação entre o indivíduo e a sociedade é mediada pelos materiais produzidos pela cultura da época, assinale a opção correta:
RESPOSTA: Através das formas materiais os indivíduos agem ativamente em relação à manutenção ou ... sociedade em que vivem.
Quanto à relação entre a Arqueologia e outras áreas, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: As tentativas de aproximação entre a Arqueologia e a História foram alvos de críticas .... 
As pirâmides de Gizé são tombadas pela UNESCO e se configuram como um exemplo do Patrimônio Histórico Mundial. Sobre a relação da sociedade com o patrimônio, assinale as alternativas verdadeiras. 
I – Os fatores que influenciam na preservação do patrimônio, estão diretamente relacionados com o contexto social no qual estão estabelecidos. 
II – Um exemplo da utilização dos patrimônios ao decorrer da História foi à delimitação dos Estados Nacionais e de suas identificações. 
III – A preservação de um patrimônio Histórico é de responsabilidade dos governos e órgãos públicos, sendo que a população pode utilizá-lo como bem quiser, mesmo que isso signifique a destruição e degradação desses espaços. 
IV – Conforme a responsabilidade de preservação do patrimônio varia de um grupo social para outro com o passar do tempo, muda-se também a atribuição de valos dada a esses patrimônios. 
RESPOSTA: I, II E IV 
Quanto a relação entre o arqueólogo e o lugar, marque V para verdadeiro e F para falso:
O desenvolvimento das teorias e métodos da Arqueologia favoreceu a relação dos arqueólogos com os museus, que são um lugar adequado para o abrigo das pesquisas.
Desde a sua origem a Arqueologia já se vinculava aos Gabinetes de Antiguidades, espaços onde reuniam-se objetos exóticos e valiosos. 
O acumulo de conhecimento na Arqueologia e a aproximação dos museus fez com que cada vez mais a imagem de aventura ao exercício do arqueólogo fosse reforçada. 
Quando a Arqueologia começou a fazer parte das instituições acadêmicas os espaços dos museus se tornaram dispensáveis para o profissional da área. 
RESPOSTA: V-V-F-F
A análise que se baseia na relação entre a percepção sensorial dos indivíduos e a cultura material tem se desenvolvido na Arqueologia. Marque as alternativas corretas.
I – Essa perspectiva de análise faz parte da Arqueologia desde o seu surgimento enquanto disciplina, sendo que nas últimas décadas houve um aumento considerável de pesquisas nessa linha. 
II – Há um aprofundamento no estudo da relação dos indivíduos com os objetos, pois é através das sensações que as pessoas percebem o mundo ao seu redor. 
III – Ressalta a importância do apelo sensorial, como a cor e o cheiro, que permitem ao indivíduo estabelecer contato com a materialidade. 
IV – As informações que provém das sensações que as pessoas têm no cotidiano contribuem para a forma como elas percebem o contexto em que estão inseridas.
RESPOSTA: II, III E IV 
OBJETIVA
Considerando que a destruição de uma edificação da cultura material foi indispensável para a Revolução, assinale as alternativas corretas. 
I – A cultura material deve ser vista como algo à parte dos processos sociais, pois ela é produzida pelos mesmos sem interferir diretamente neles. 
II – As relações sociais que culminaram na Revolução Francesa foram materializadas por meio da Queda da Bastilha. 
III – O exemplo da Bastilha demonstra que a cultura material pode ser utilizada quando se quer reforçar uma identidade. 
IV – O alto valor simbólico da Queda da Bastilha explica-se porque representa a queda de um poder instituído por força da resistência social. 
RESPOSTA: II, III E IV 
Sobre a Arqueologia Histórica e o consumo, marque V para verdadeiro e F para falso. 
O interesse pela relação entre o comportamento e o consumo se tornou uma determinante na Arqueologia Histórica da América por essa estudar o Mundo Moderno. 
Um dos indicadores mais aceitos é de que a qualidade do material arqueológico encontrado revela o poder de compra de quem o adquiriu.
Um fator preponderante a ser avaliado em um item arqueológico, na perspectiva do consumo, é quem foram os seus produtores. 
Através da análise arqueológica é possível se estabelecer o status social e suas variações. 
RESPOSTA: V-V-F-V

Outros materiais