A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 4 NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados em três categorias (ELEUTÉRIO, 2015, p.96).
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management – SCM) auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos.
Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação (SCM) é caracterizado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema integrado
	
	B
	Sistema departamental
	
	C
	Sistema interdepartamental
	
	D
	Sistema funcionais
	
	E
	Sistema interorganizacional
Você acertou!
Alternativa “E”. O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM (Aula 05, p. 7).
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
A empresa de logística portuária Real Express está localizada na cidade de Santos - SP e tem uma filial em Itajaí - SC, atua em todo Brasil, é especializada em transporte de cargas marítimas através de containers. Recentemente a empresa passou por uma reestruturação em seu planejamento de comunicação. A área de marketing, em conjunto com a direção, fizeram um diagnóstico da situação atual da comunicação, redefiniram objetivos, público-alvo, mapearam canais de marketing e delimitaram novos orçamentos. E com base nestas informações, definiram o conceito central da comunicação para a Real Express.
Consideração o livro base, o conceito central de comunicação envolve a definição de alguns aspectos por parte de um empresa. No caso da Real Express, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que se mostram corretas sobre a definição do conceito central da comunicação.
I - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve identificar as técnicas e as formas de linguagens destinadas aos diferentes públicos.
II - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve ter argumento criativo que responda aos problemas diagnosticados em relação a marca.
III - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve captar a essência da marca e levar para o público o sentimento que a empresa que provocar nos stakeholders.
IV - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve ter clareza na hora de colocar o plano de comunicação em prática com a implantação do cronograma para orientar as ações.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e IV
	
	C
	II e III.
Você acertou!
Os aspectos que envolvem a definição do conceito central da comunicação são: o argumento criativo que responde aos problemas diagnosticados em relação a marca e capta a essência da marca e leva para o público o sentimento que a empresa que provocar nos stakeholders (Pimentel, 2017, p. 106). A afirmativa I está errada, pois se refere a designação de canais a serem utilizadas no envio das mensagens (Pimentel, 2017, p 108). A afirmativa IV está errada, pois se refere a implementação do plano de comunicação (Pimentel, 2017, p. 113).
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 106.
	
	D
	I; III e IV.
	
	E
	I; II e IV.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Muitas empresas ainda se deparam com obstáculos em adequar as suas estratégias de comunicação aos públicos de interesse, apresentando, muitas vezes, dificuldades em saber utilizar corretamente a linguagem e redigir os seus documentos e correspondências. A forma como a organização se comunica e produz os seus documentos e correspondência pode melhorar ou denegrir a imagem da empresa no mercado. A partir deste contexto, torna-se necessário que os profissionais das empresas apresentem conhecimentos e habilidades para trabalhar a redação técnica visto que ela engloba textos como: contratos, memorandos, atas, relatórios, procurações, entre outros.
A respeito da estrutura e características da redação técnica, admite-se na redação técnica o uso de:
Nota: 20.0
	
	A
	Metáfora.
	
	B
	Subjetividade.
	
	C
	Figuras de Linguagem.
	
	D
	Linguagem Poética.
	
	E
	Precisão do Vocabulário.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 04 (intervalo de páginas 19 até 20) observa-se que:
a) INCORRETA: característica da redação literária.
b) INCORRETA: característica da redação literária.
c) INCORRETA: característica da redação literária.
d) INCORRETA: característica da redação literária.
e) CORRETA: característica da redação técnica.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) dentro das empresas são utilizados em vários momentos e com finalidades distintas de acordo com a empresa, com o tipo do sistema e com o nível hierárquico onde estão sendo utilizados. Como resultados, os SIG proporcionam maior facilidade e agilidade na obtenção de dados, maior clareza nos processos decisórios, informações de qualidade, dentre outros resultados. Neste sentido, um dos elementos essenciais produzidos pelos SIG é o Relatório Gerencial, que são resumos estruturados de dados e informações necessárias ao processo decisório.
A partir do exposto e com base no material didático, leia as asserções a seguir e analise a relação entre elas.
I. Relatórios de exceção são aqueles gerados a partir da solicitação de usuários quando surgem situações operacionais específicas que necessitam ser analisadas.
Porque
II. O propósito de um relatório gerencial reside em sua capacidade de atribuir significado aos dados da organização sob uma ótica de gestão.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 107), “o propósito de um relatório gerencial reside, portanto, em sua capacidade de atribuir significado aos dados sob a ótica da gestão”. Desta forma, a assertiva II é verdadeira. Por outro lado, a assertiva I está incorreta, uma vez que os relatórios sob demanda são aqueles “gerados por solicitação do usuário, quando surge alguma situação operacional específica que necessita ser analisada” e não os relatórios de exceção, que são “aqueles gerados automaticamente pelo sistema para alertar os gestores sobre situações anormais que podem exigir algum tipo de intervenção” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 107).
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Observe a figura que apresenta os cinco objetivos de um sistema de informação organizacional e depois analise o texto abaixo:
Fonte: Eleutério (2015, p. 92).
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.